Buscar

Atividade Teórica Prática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Teórica Prática
Conforme a legislação ambiental, quais são as políticas e seções das instituições escolares na perspectiva de educar ambientalmente a população brasileira?
Lei N°9.795/99	
Art. 10: A educação ambiental será desenvolvida como uma prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal.
O intuito é formar uma consciência ecológica de cada cidadão, para que este possa aplicar o conhecimento humano sem desrespeitar a vida e o meio ambiente. Necessitando-se de mudanças de hábitos e transformação cultural e social. Sendo necessário assumir a gravidade dos problemas e buscar formas para minimizar os danos causados ao meio ambiente.
Comente sobre a participação das instituições escolares nos movimentos ambientalistas.
A participação das instituições escolares nos movimentos ambientalistas está ligada a Lei: 9.795/99 (Lei da Política Nacional da Educação Ambiental), onde:
Art. 1° : Entendem por educação ambiental os processos por meio dos quais o individuo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para conservação do meio ambiente, bem como o uso comum do povo, essencial a sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.
Art. 2°: A Educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo está presente, de forma articulada, em todos os níveis e mobilidades do processo educativo, em caráter formal e não formal.
Logo assim, as instituições escolares tem uma grande participação nos movimentos ambientalistas, visando à formação de cidadãos conscientes de suas responsabilidades socioambientais e desenvolver uma população mundial consciente e preocupada com o meio ambiente para atuar individual e coletivamente na busca de soluções para os problemas atuais e para a prevenção de novos problemas.
Faça uma correlação entre os artigos 205 e 225 da CF/88.
Art. 205: A Educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será provida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.	
Art. 225: Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder publico e à coletividade o dever de defendê-lo e preserva-lo para as presentes e futuras gerações.
Assim como a educação, o meio ambiente ecologicamente equilibrado também é direito de todos, onde o estado tem o dever juntamente com toda a sociedade de preserva-lo. A educação visa o pleno desenvolvimento da pessoa e seu preparo para o exercício da cidadania, da mesma forma que o meio ambiente depende dessas pessoas educadas e preparadas para a preservação e manejo ecológico das espécies e ecossistemas.	 Outra relação bem clara está entre o Art.205 e o inciso VI do parágrafo 1° do Art.225, onde incumbe ao poder publico:
VI : Promover a educação Ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente.
Após leitura e análise das normas jurídicas relacionadas à educação ambiental, elabore duas questões (com respostas) sobre cada uma das seguintes leis:
Lei N° 6.938
De acordo com o Art.2 da Lei N° 6.938, qual o objetivo da Política Nacional do meio ambiente?
A Política Nacional do Meio Ambiente tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana. (Art.2)
Qual a função do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA)?
Órgão consultivo e deliberativo do Sistema Nacional do Meio Ambiente, pode produzir diversos atos, sendo que o seu principal e mais conhecido instrumentos são as resoluções, por meio desses dispositivos são estabelecidos normas, critérios e padrões relativos ao controle e a manutenção da qualidade do meio ambiente. Em outras palavras e de acordo com a Lei está o : 
 Art. 8º Compete ao CONAMA: 
I - estabelecer, mediante proposta do IBAMA, normas e critérios para o licenciamento de atividades efetiva ou potencialmente poluídoras, a ser concedido pelos Estados e supervisionado pelo IBAMA;
II - determinar, quando julgar necessário, a realização de estudos das alternativas e das possíveis conseqüências ambientais de projetos públicos ou privados, requisitando aos órgãos federais, estaduais e municipais, bem assim a entidades privadas, as informações indispensáveis para apreciação dos estudos de impacto ambiental, e respectivos relatórios, no caso de obras ou atividades de significativa degradação ambiental, especialmente nas áreas consideradas patrimônio nacional.
IV - homologar acordos visando à transformação de penalidades pecuniárias na obrigação de executar medidas de interesse para a proteção ambiental;
V - determinar, mediante representação do IBAMA, a perda ou restrição de benefícios fiscais concedidos pelo Poder Público, em caráter geral ou condicional, e a perda ou suspensão de participação em linhas de financiamento em estabelecimentos oficiais de crédito;
VI - estabelecer, privativamente, normas e padrões nacionais de controle da poluição por veículos automotores, aeronaves e embarcações, mediante audiência dos Ministérios competentes;
VII - estabelecer normas, critérios e padrões relativos ao controle e à manutenção da qualidade do meio ambiente com vistas ao uso racional dos recursos ambientais, principalmente os hídricos.
Art. 205 e 225 CF/88.
Sabendo-se que todos tem direito a educação e preservação do meio ambiente equilibrado e que é dever de defendê-lo e preserva-lo para as futuras gerações, o que diz respeito ao parágrafo 3° do Art. 225?
§ 3°: As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a seções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados.
Qual o papel do poder publico para o direito de um meio ambiente ecologicamente equilibrado?
Explicito no:§ 1º - Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao poder público: 
I - preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais e prover o manejo ecológico das espécies e ecossistemas; 	
II - preservar a diversidade e a integridade do patrimônio genético do País e fiscalizar as entidades dedicadas à pesquisa e manipulação de material genético; 
III - definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alteração e a supressão permitidas somente através de lei, vedada qualquer utilização que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteção; 
IV - exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade; 
V - controlar a produção, a comercialização e o emprego de técnicas, métodos e substâncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente; 	
VI - promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente; 
VII - proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade. 
Lei N° 9.795/1999
Como será desenvolvida a educação ambiental na modalidade de ensino formal?
Citado no Art. 10 da Lei N° 9.795/99: E Educação Ambiental será desenvolvida como uma prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal.
O entende-se por Educação Ambiental Não- Formal?
Art. 13 da Lei N° 9.795/99: Entendem-se por educação não- formal as ações e práticas educativas voltadas a sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e à sua organização e participação na defesada qualidade do meio ambiente.
Decreto N° 4.281/2002.
O que determina o Art. 1° do Decreto N° 4.281/2002?
Art. 1o  A Política Nacional de Educação Ambiental será executada pelos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente - SISNAMA, pelas instituições educacionais públicas e privadas dos sistemas de ensino, pelos órgãos públicos da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, envolvendo entidades não governamentais, entidades de classe, meios de comunicação e demais segmentos da sociedade.
Qual o papel do Ministério do Meio Ambiente, o Ministério da Educação e os órgãos vinculados?
Art. 7o  O Ministério do Meio Ambiente, o Ministério da Educação e seus órgãos vinculados, na elaboração dos seus respectivos orçamentos, deverão consignar recursos para a realização das atividades e para o cumprimento dos objetivos da Política Nacional de Educação Ambiental.

Outros materiais