Buscar

Ética empresarial-1.docx

Prévia do material em texto

Ética empresarial
O que é ética
A palavra ética admite várias interpretações e significados, sendo geralmente traduzida como CIÊNCIA DA CONDUTA. (Abbagnomo), pois procura sempre analisar e definir a natureza da vida correta, tanto no campo social como o individual. Faz parte da ética o estudo de como se dá a formação dos hábitos, costumes e até mesmo as regras e leis que regem uma dada sociedade.
Na nossa linguagem corrente as palavras ética e moral são, indistinta, praticamente como sinônimos, mas na linguagem filosófica adquirem significados mais precisos.
No campo da filosofia é mais apropriado utilizar a palavra ética para designar a disciplina ou a ciência que tem por foco o estudo das normas morais, enquanto a moral fica relacionada aos costumes e as normas de comportamento. Ou seja, a ética é ciência que tem por objetivo a moral(Heemmann).O interesse maior da ética é compreender como se dá a formação dos hábitos, dos costumes e até mesmo das regras e leis que regem uma determinada sociedade.
Teorias éticas 
Ética das Virtudes -> Platão considerava a virtude como inata, uma qualidade que o individuo traz consigo as nascer e, portanto não poderia ser ensinada. Já Aristóteles, as virtudes poderiam se aprendidas. As virtudes são então atributos ou qualidades que o ser humano deve cultivar para chegar a felicidade. Aristóteles dividiu as virtudes em éticas(morais), as quais se chega pelo exercício continuo, e dianoéticas(Não morais/intelectuais), que são obtidas pelo ensinamento. No primeiro grupo estariam a justiça, a temperança, a honestidade, a lealdade e a fidelidade. Já no segundo a coragem, sapiência e a prudência.
Segundo Jean Piaget, existem quatro etapas que fazem parte da formação da consciência Moral dos indivíduos. 
1-> Etapa: Anomia.(negação as leis, regras)
É a etapa do comportamento puramente instintivo, que se orienta pelo prazer ou pela dor. Exemplo; Alguém que quebra um telefone público ou depreda um ônibus.
2-> Etapa: Heteronomia(Lei estabelecida por outros)
Nessa face a criança obedece ordens para receber recompensa ou para evitar castigo. Exemplo: Uma pessoa que não joga lixo no chão, não destrói o patrimônio publico por medo da punição e não por uma atitude própria de que isso não é certo.
3-> Etapa: Socionomia (Lei interiorizada pelo convívio social)
Ou seja ela começa a não fazer aos outros o que não gostaria que fizessem a ela. Age buscando a aprovação e evitando a censura dos outros. Seria o caso daquela pessoa que age preocupada consigo mesma, mas. Sobretudo, com o que os outros pensam dela.
4->Etapa: Autonomia (Lei própria)
Nesta fase, a criança já interiorizou as normas morais e passa a comportar-se de acordo com elas é a etapa mais madura do comportamento moral.
Ética religiosa
É uma ética delimitada por parâmetros (princípios, regras) religiosos: os mandamentos de Deus tem caráter de imperativos supremo.
Ética do dever
Centrado na razão humana e não mais na religião, este sistema foi proposto por Immanuel Kant. Regras ou imperativos categóricos de Kant-> A primeira delas é a necessidade imperativa, da qual nenhum homem pode escapar , de respeitar todos os seres racionais. ´´Age de tal maneira que uses a humanidade, tanto na tua pessoa como na pessoa de qualquer outro sempre e simultaneamente, como um fim e nunca como um meio. 
Segunda regra (imperativo categórico), seria a obrigação de agir apenas segundo uma máxima tal que pessoas possas ao mesmo tempo querer que ela se torne lei universal(Kant) Exemplo: Matar deve ser evitado, pois, além de ir contra a dignidade da pessoa(primeiro imperativo categórico), também não pode ser universalizada(segundo imperativo), pois se todos podem matar, não ha como garantir o direito a vida. Logo não matar deve ser assumido como regra universal.
Ética Finalista (Os fins justificam os meios)
Os finalistas não partem de regras, mas de objetivos, e avaliam as suas ações à medida que favorecem esses objetivos. Para se determinar o rumo correto de uma ação, primeiramente deve-se escolher um fim apropriado para alcança-lo.(Nicolau Maquiavel)
Utilitarismo
O utilitarismo clássico teve como principais mentores Jeremy Bentham e John Stuart Mill, que relacionaram o útil ao bom. Para eles, o objetivo da ética é o de proporcionar o máximo de felicidade ao maior numero de pessoas. Esse seria o principio da maior felicidade ou maior utilidade.
1.3-> Ética, moral e direito (diferenças e semelhanças)
Se a moral é o conjunto de hábitos e costumes vivenciados por um grupo, a LEI seria um conjunto de hábitos e costumes considerados fundamentais e indispensáveis entre pessoas para garantir justiça mínima, ou direito mínimos de ser(Jeremy Bentham)
2.1-> A ética no mundo da empresa
Surgimento -> Foi no final de 1960 que , por conta dos escândalos acontecidos no mundo empresarial norte americano a ética empresarial começou a ser debatida.
O que estaria acontecendo? Como interpretar a febre da ética no mundo empresarial? Lipovetsky coloca as coisas nos seguintes termos: Ao que se sabe, o universo da empresa se deixara sempre guiar pelos cálculos da eficácia e da rentabilidade. Agora porem, sai ao encalço da alma da business ethics( ética nos negócios) ultima moda nos meios empresariais.
Hans Jonas foi autor do famoso principio responsabilidade, literalmente:´´ age de modo a que os efeitos da tua ação sejam compatíveis com a permanência de uma autentica vida humana sobre a Terra``
2.3-> Etapas da formação moral de uma empresa. 
Corporação amoral: Perseque o sucesso a qualquer custo, vê os empregados como meras unidades econômicas de produção.
Corporação legalista: Posturas éticas apenas para evitar problemas legais.
Corporação receptiva: Interessada em mostrar-se responsável porque isso é conveniente, não porque é certo.
Corporação ética que aflora: Reconhece a existência de um contrato social entre os negócios e a sociedade, procurando generalizar esta atitude ao longo a corporação. EX Johnsom caso Tylenol.
A corporação ética: Equilibra lucros e ética tão completamente que os empregados são recompensados por se afastarem de ações comprometedoras. Dispões de mentores para dar orientação moral aos novos colaboradores.
2.4->Empresa como comunidade moral
O que é empresa? Um grupo de pessoas associadas para a exploração de uma atividade comercial ou industrial.
A cultura organizacional ou cultura corporativa é portanto o conjunto de crenças , hábitos e valores realidade socialmente construídas e assimiladas pelos seus membros.
Metáfora do ICEBERG onde a parte visível estariam os fatos, tecnologias, preços toda parte racional, enquanto na parte de baixo ficariam as emoções, relações humanas, atitudes. 
O código de ética teria a missão de padronizar e formalizar o entendimento da organização.
Para Ken Blanchard e Michaek O´Connor, afirmam a necessidade da consolidação dos valores organizacionais em três etapas. Esclarecer a missão, os objetivos e os valores da empresa. Comunicar a missão e os valores. Alinar as praticas diárias.
3.1 A empresa e suas obrigações
Contrato social que define a sociedade como um produto de uma convenção entre os homens e, historicamente marca o nascimento do século XVIII. A ideia central é a de que os cidadãos de modo livre voluntario cedem um pouco a de sua liberdade individual pela paz e segurança.
Stakeholders: Acionistas, trabalhadores, concorrentes, fornecedores, distribuidores, comunidade local, Atividades sociais.
Teoria X e Y por Douglas McCregor: Onde a teoria X o chefe manda impões sua decisão na Y da mais liberdade aos funcionários.
Líder manipulador os fins justificam os meios. Adepto de uma ética maquiavélica.
Líder Burocrático é aquele que comunica e faz cumprir as regras e normas da empresa.
Outro tipo apontado por William Hitt é o ADM profissional, que procura conseguir que as coisas sejam feitas com proposito de atingir os objetivos da empresa.
Por fim o líder transformador aquele que por meio de motivação procura retirar o melhor.
Pirâmide de Carrol
Normase indicadores de responsabilidade social
A Social accountability8000 certificação.
Trabalho infantil não é permitido nem a Discriminação pratica disciplinares, horário de trabalho de 48hrs semanais
Trabalho forçado, Saúde e Segurança, Liberdade de associação coletiva, remuneração adequada

Continue navegando