Buscar

Introdução a administração pág. 256

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Apostila – Administração Parte 2 / 2
Execução do exercício da página 256
Resposta: Controle é uma das funções que compõem o processo administrativo. A função controlar consiste em averiguar se as atividades (Projetos atividades) efetivas estão de acordo com as atividades e seus projetos originais, que foram planejadas. O controle é um esforço sistemático de geração de informações sobre a execução das atividades organizacionais, de forma a torná-las consistentes com as expectativas estabelecidas nos planos e objetivos. O planejamento especifica os objetivos organizacionais e controle verifica se esses objetivos estão sendo realizados. Sem objetivos, o controle não seria possível, uma vez que não existiriam padrões para avaliar o desempenho da organização.
Resposta: Controle de Marcado consiste na utilização de critérios e mecanismos de mercado, tais como os preços, a participação de mercado e os lucros, para avaliar e controlar as atividades e os resultados da organização. É um controle que avalia o desempenho com base em fatores externos da organização. Controle Burocrático é assegurado mediante autoridade e responsabilidade hierárquicas, fazendo uso de mecanismos administrativos e burocráticos, com regras, normas, padrões, políticas, procedimentos e orçamentos para influenciar e avaliar o desempenho. Controle de Clã é assegurado pelo compartilhamento de valores, normais, crenças, rituais, tradições, expectativas e outros aspectos relevantes da cultura organizacional. O controle de clã confia na cultura incorporada e nos relacionamentos informais para regular o comportamento do empregado e facilitar p alcance dos objetivos organizacionais.
Resposta: Controle Preventivo: Exigir aos clientes na hora de solicitar empréstimo, uma lista de documentação que permita ao banco analisar e administrar o risco do cliente, evitando problemas futuros como o não pagamento da dívida. Controle Simultâneo: Financiamento de uma imóvel onde os bancos financeiros ficam monitorando o pagamento da dívida pelos clientes e caso este fique inadimplente do um determinado período, antes que a “bola de neve” cresça mais, o banco aciona a justiça solicitando o retorno do imóvel e depois o leilão do mesmo para cobrir uma parte ou toda dívida existente ainda. Controle Posterior: Seu foco está na comparação dos resultados obtidos com parâmetros de desempenho previamente estabelecidos. Ex: A meta de um banco é captar 1500 clientes/mês, só que a média mensal durante os seis primeiros meses do ano foi de apenas 1000 clientes/mês. Um desvio negativo de 33% do que o estabelecido na meta.
Resposta: Estabelecer parâmetro de desempenho, medir o desempenho real, comparar o desempenho com parâmetros e programar medidas corretivas (quando fora dos limites) e continuar a execução da tarefa (quando dentro dos limites). A mais importante delas é a implementação de ações corretivas, pois corrigem o problema de imediato e também procura corrigir a origem dos problemas afim de que os mesmos não voltem a ocorrer.
Resposta: São regras, princípios e práticas que se utilizam nas organizações a fim de coletar informações importantes para o controle. Para que o processo de controle seja eficaz, ele deve conter as seguintes características: Precisão, rapidez, economia, flexibilidade, inteligibilidade, foco estratégico, ênfase nas exceções e adoção de medidas corretivas. 
A dimensão da empresa influencia muito no tipo de controle. Empresas de pequeno porte tendem a implementar sistemas mais pessoais e informais. As empresas de grande porte preferem sistemas formais e impessoais.
A estrutura também influencia, pois quanto mais centralizada a empresa for, menores são os parâmetros de controle e por sua vez uma empresa descentralizada necessita mais de um controle.
A cultura organizacional é considerada rígida, os sistemas são formais e ameaçadores. Já em culturas participativas e colaborativas, o sistema tende a ser informal e intelectualizado pelos próprios funcionários.
Resposta: Não, uma loja de roupas, por exemplo, precisa de um controle de estoque muito eficaz, pois se acontecer um descontrole no produto principal da empresa, comprometem se as vendas e conseqüentemente o lucro.
Resposta: Porque o balanced scorecard procura alinhar a estratégia e as atividades operacionais de forma a garantir que os objetivos estratégicos sejam alcançados. Para isso, desenvolve-se um conjunto de medidas de desempenho que deverão ser controladas pela organização. Essas medidas abrangem quatro dimensões do negocio, o desempenho financeiro, o relacionamento com clientes, os processos internos e a capacidade de aprendizado e crescimento. O benchmarking promove a avaliação permanente das ações internas da organização comparando-as com os padrões externos das melhores práticas da indústria.
Resposta: A estratégia de controle via imposição externa pressupõe que os funcionários sejam motivados peças recompensas e punições externas que receberão como conseqüência de seu desempenho, e que precisam ser controlados por supervisores. Nesse caso, os objetivos devem ser impostos pelos superiores e devem ser difíceis de alcançar para não gerar acomodação por parte dos funcionários. Os sistemas de controle devem ser desenvolvidos partindo-se do pressuposto de que as pessoas tentarão manipular os parâmetros de mensuração, e as recompensas devem ser direta e abertamente relacionadas ao desempenho, de forma a assegurar que os subordinados se empenhem em sua concretização. Por outro lado, a estratégia de controle por meio da motivação interna parte do pressuposto de que os subordinados são motivados por seu comprometimento com os objetivos organizacionais. Os dirigentes que utilizam essa abordagem presumem que os empregados sejam motivados pelo sentimento de realização, pelo reconhecimento e pela autoestima que advém da realização de bom desempenho. De acordo com essa abordagem, os objetivos são estabelecidos de maneira participativa, de forma que os responsáveis por alcançá-los tenham, em alguma medida, influência em sua formulação. Em compensação, os resultados observados no controle são utilizados como forma de identificação e resolução de problemas e não como forma de punição e responsabilização, e as recompensas não são atreladas a atividades específicas, mas sim ao desempenho como um todo.
Resposta: Sim. Não, pois em pesquisas reveladas de administração demonstram que o empowerment torna os trabalhadores mais felizes, e além do mais contribui muito mais para sua produtividade, em termos de melhoria de saúde também e entre outros benefícios.
Resposta: Alguns autores advogam que, além dos sistemas tradicionais de controle, as organizações precisam de outros três: sistemas de crenças, sistemas delimitadores e sistemas interativos de controle.

Continue navegando