Buscar

Formas de Estado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DALLARI JR., Hélcio de Abreu. Teoria Geral do Estado Contemporâneo. 4ª edição. São Paulo: Editora Rideel, 2011. PP. 35-37.
Unitário
“O Estado unitário caracteriza-se pela existência de uniformidade na maneira como o poder político é organizado. Entenda-se que o Estado, portanto, encontra-se concentrado em uma única esfera de poder político, e sua atuação partirá de um único nível governamental.” (p. 36)
Composto
“Com respeito ao Estado Composto, este é identificado a partir da existência de mais de uma esfera de poder político, em que cada uma delas apresenta margem de atuação previamente definida.” (p. 36)
➨ Estado Composto por União (p. 36)
“Somente possível em monarquias - identifica-se a unidade de todas as esferas por meio de razões próprias:
Pessoal: quando dois ou mais Estados se unem, ficando sob o comando de um mesmo monarca [...].
Real: quando dois ou mais Estados unem-se sob ordens de um monarca, preservando, contudo, suas organizações internas separadas.”
➨ Estado Composto por Confederação (pp. 36-37)
“Em uma Confederação, essa união trata de preservar grande parte da soberania e das autonomias a cada um dos Estados ali reunidos [...] - que - podem se desvincular do Estado maior, sem problemas ou consequências posteriores.”
➨ Estado Composto por Federação (p. 37)
“Reunião de Estados que igualmente vão constituir um só Estado maior [...] - a qual - a soberania fica atrelada [...]. Os Estados reunidos preservam uma margem de autonomia, vinculada à autonomia também garantida ao Estado por eles constituído. Uma característica inerente à Federação é a impossibilidade de separação de algum Estado que se vinculou ao Estado maior.”

Continue navegando