Buscar

direito tributario

Prévia do material em texto

Questão 1/10
Sabemos que tudo o que o Estado arrecada faz parte de suas receitas públicas, mas nem tudo é tributo. Porém, se nem tudo que o Estado arrecada é tributo, certamente a receita tributária é a mais importante e a mais significativa.  O que são tributos, conforme a Lei 5.172/66 – CTN? Assinale a alternativa correta.
	
	A
	Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.
Você acertou!
A Lei 5.172/66 - CTN define em seu artigo 3º o que é tributo “toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada”.
	
	B
	Tributo é tudo o que o Estado arrecada em moeda, independente do valor.
	
	C
	Tributos são todas taxas e preços públicos.
	
	D
	Tributos são contribuições especiais, como multas de transito.
Questão 2/10
A disposição constitucional (art. 153, § 2º, I, CF) afirma que o imposto sobre renda e proventos de qualquer natureza (IR) será informado por três critérios, sendo eles: critérios da generalidade; critérios da universalidade e critérios da progressividade. Das opções a seguir, qual delas se refere ao critério de generalidade? Assinale a alternativa correta.
	
	A
	Significa dizer que todos aqueles, pessoas físicas ou jurídicas e a essas equiparados, que auferirem algum tipo de renda ou proventos, serão tributados, excetuando-se as isenções e imunidades.
Você acertou!
Generalidade: significa dizer que todos aqueles, pessoas físicas ou jurídicas e a essas equiparados, que auferirem algum tipo de renda ou proventos, serão tributados, excetuando-se as isenções e imunidades.
	
	B
	Esse critério corresponde diretamente aos tipos de rendas e proventos, independentemente da origem, quer seja do trabalho, do capital, ou de ambos ao mesmo tempo, tudo o que possa ser entendido como acréscimo patrimonial, assim entendido como aquilo que venha a ser incorporado ao patrimônio, deverá ser também tributado.
	
	C
	Aplicação do Princípio da Igualdade e da Capacidade Contributiva, implicando em afirmar de maneira bem simplista “que paga mais quem ganha mais”, proporcionalmente e dentro das limitações contributivas de cada um.
	
	D
	A arrecadação de recursos financeiros para o Estado; arrecadação de recursos para o custeio de atividades que, em princípio, não integram funções próprias do Estado, mas este as desenvolve por meio de entidades específicas; a interferência no domínio econômico.
Questão 3/10
Assinale a alternativa correta.
Além de necessária e obrigatoriamente estar o tributo previsto legalmente, dita previsão legal, por mais que seja geral e abstrata, deve ser bem específica e detalhada, contendo todos os elementos do determinado tributo. Das alternativas a seguir, qual se refere à legalidade material?
	
	A
	Tem-se que a norma tributária deve ser colocada no mundo jurídico, obedecendo à tramitação legal a ser adotada para a sua criação.
	
	B
	Impõe que a lei instituidora apresente em seu bojo todos os elementos descritivos do fato jurídico e do possível conteúdo obrigacional entre as partes.
Relativamente à legalidade material, impõe-se que a lei instituidora apresente em seu bojo todos os elementos descritivos do fato jurídico e do possível conteúdo obrigacional entre as partes.
	
	C
	Altera as alíquotas dos impostos sobre a importação de produtos estrangeiros, sobre a exportação, para o exterior, de produtos nacionais ou nacionalizados.
	
	D
	Restabelece a alíquota sobre a contribuição de intervenção no domínio econômico, relativa às atividades de importação ou comercialização de petróleo e de seus derivados, gás natural e seu derivados e álcool combustível.
Questão 4/10
O pedágio já foi tema de acaloradas discussões doutrinárias, jurisprudenciais, envolvendo também o legislador e o poder público, alguns entendendo se tratar de preço público, pois, consideram-no um contrato de concessão, sujeito, por conseguinte, à cobrança de uma tarifa, embasados no ditame da Lei 8.987/95, que dispõe sobre o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos previsto no art. 175 da Constituição Federal. De que forma a maioria dos estudiosos classificam a taxa do pedágio?
 
 I. Taxa de polícia.
II. Taxa de serviço.
III. Taxa de policia e taxa de serviço.
IV. Taxa Federal e taxa de serviço.
	
	A
	A proposição I está correta.
	
	B
	A proposição II está correta.
	
	C
	A proposição III está correta.
A maioria dos estudiosos entende ser taxa de serviço, classificando ao mesmo tempo as taxas, em taxa de polícia e taxa de serviço.
	
	D
	A proposição IV está correta.
Questão 5/10
Se caracterizada a evasão fiscal, será tratada como ato criminoso, tendo suas práticas tipificadas em alguns diplomas legais esparsos. Qual lei é a verdadeira caixa de ferramentas, para ser utilizada, quando do uso dessas práticas, determinando inclusive que também o servidor público pode responder por crime se estiver envolvido em algumas das situações ali previstas?
I. Lei 8.137/90
II. Lei 8.347/91
III. Lei 8.128/90
IV. Lei 8.136/90
	
	A
	A proposição I está correta
 
Você acertou!
Lei 8.137/90
	
	B
	A proposição II está correta
	
	C
	A proposição III está correta
	
	D
	A proposição IV está correta
Questão 6/10
 
Na contribuição de melhoria, o fato gerador é a valorização imobiliária decorrente de obra pública, não se admitindo a cobrança do tributo antes de seu término, nem mesmo durante sua execução, pois até então nenhum imóvel ganhou valor, pode até mesmo ter sido desvalorizado nessa situação. Estando de toda sorte subordinada obrigatoriamente a dois limites que são:
I.  Limite total da despesa.
II. Limite individual. 
III. Limite de municipios. 
IV. Limite de governos.
	
	A
	As proposições I-II estão corretas
Você acertou!
Estando de toda sorte subordinada obrigatoriamente a dois limites: 1. limite total da despesa – não se pode arrecadar mais do que o valor da obra realizada; 2. limite individual – o acréscimo de cada valor que da obra resultou para cada imóvel beneficiado.
	
	B
	As proposições III-IV estão corretas
	
	C
	As proposições II-III estão corretas.
	
	D
	As proposições I-III estão corretas.
Questão 7/10
O sistema de apuração para a pessoa jurídica é bem peculiar. Não considera a renda mensal, mas sim aquela tida no trimestre. A base de cálculo pode ser feita por meio do lucro real, do lucro presumido ou do lucro arbitrado.  Entre as opções a seguir, qual podemos citar como regime de lucro presumido?
	
	A
	A pessoa jurídica deverá verificar dentro dos vários critérios estipulados, se não está obrigatoriamente enquadrada nesse regime de tributação, se não estiver, poderá optar por outro. Estando dentro desse regime ou optante por ele, deverá apurar o seu lucro líquido, fazendo os devidos ajustes, computando adições, prejuízos, etc., para que tenha efetivamente a base de cálculo do imposto, que será o lucro que realmente obteve.
	
	B
	Aplica-se determinado percentual sobre a receita bruta, para que se tenha a presunção de lucro; encontra-se aí a base de cálculo, que como regra será de 8% (oito por cento) para as atividades em geral, mas podendo variar de 1,6% (um vírgula seis por cento) a 32% (trinta e dois por cento), dependendo da atividade econômica. Sobre essa base de cálculo encontrada no trimestre, aplica-se a alíquota de 15% (quinze por cento), que será o valor do imposto a ser pago.
No regime de lucro presumido, aplica-se determinado percentual sobre a receita bruta, para que se tenha a presunção de lucro; encontra-se aí a base de cálculo, que como regra será de 8% (oito por cento) para as atividades em geral, mas podendo variar de 1,6% (umvírgula seis por cento) a 32% (trinta e dois por cento), dependendo da atividade econômica. Sobre essa base de cálculo encontrada no trimestre, aplica-se a alíquota de 15% (quinze por cento), que será o valor do imposto a ser pago.
	
	C
	Pode ser utilizado tanto pelo sujeito passivo, quanto pelo sujeito ativo. A autoridade tributária pode arbitrar o lucro, quando o contribuinte pessoa jurídica deixar de cumprir com as obrigações acessórias concernentes ao regime em que estiver enquadrada, quer seja o do lucro real ou do presumido.
	
	D
	São os rendimentos isentos que têm a característica de indenização, pois seu intento é o de compensar gastos efetuados, como o ressarcimento de valores gastos com diárias e ajuda de custo ao empregado, e os imunes, aqueles determinados pela Constituição da República (art.150, VI).
Questão 8/10
A contribuição sindical é devida por todos aqueles que participem de determinada categoria, independentemente de ser associado ou não à sua entidade representativa. Essa contribuição é tratada como?
Assinale a alternativa abaixo que responde corretamente a questão:
	
	A
	 Imposto
	
	B
	Taxa
	
	C
	Tributo
 
É a única tratada como tributo, pela característica da compulsoriedade, sendo o seu pagamento obrigatório, todas as demais somente poderão ser cobradas pelas entidades de classe, de seus associados, aliás, como bem definido pelo Precedente Normativo 119, do Egrégio Tribunal Superior do Trabalho.
	
	D
	Emprestimo
Questão 9/10
Modalidade de lançamento por homologação: é o lançamento feito quanto aos tributos cuja legislação atribua ao sujeito passivo o dever de antecipar o pagamento sem prévio exame da autoridade administrativa no que concerne a sua determinação. Opera-se pelo ato em que a autoridade, tomando conhecimento da determinação feita pelo sujeito passivo, expressamente a homologa. 
Das opções a seguir, qual dos exemplos se refere à modalidade de lançamento por homologação? Assinale a alternativa correta.
	
	A
	Apuração do imposto de importação decorrente de declaração do passageiro que desembarca do exterior.
	
	B
	IPTU e IPVA.
	
	C
	ITR, IOF, IPTU e IPVA.
	
	D
	O Imposto sobre a Renda, o IOF, a CPMF, o ICMS, o ISS, o ITR e as contribuições especiais em geral.
Você acertou!
Por homologação: é o lançamento feito quanto aos tributos cuja legislação atribua ao sujeito passivo o dever de antecipar o pagamento sem prévio exame da autoridade administrativa no que concerne à sua determinação. Opera-se pelo ato em que a autoridade, tomando conhecimento da determinação feita pelo sujeito passivo, expressamente a homologa. Ex.: o Imposto sobre a Renda, o IOF, a CPMF, o ICMS, o ISS, o ITR e as contribuições especiais em geral.
Questão 10/10
A Lei 5.172/66 – CTN define em seu artigo 3º que tributo é “toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada”. 
Julgue os itens na sequência como verdadeiros (V) ou falsos (F) e, em seguida, assinale a opção correta:
 
(    ) Tributo: o objeto da obrigação tributária principal é pagar, temos, por conseguinte, que a prestação, ou ato de prestar, significa o pagamento.
 
(    ) Pecuniária: sabemos que pecúnia é sinônimo de dinheiro. Podemos entender até aqui que como regra esse pagamento deve ser feito em dinheiro.
 
(    ) Moeda ou cujo valor nela se possa exprimir: ato compulsório é ato obrigatório. Então somos obrigados a pagar, não nos sendo facultada tal atitude, não podendo o sujeito passivo escolher pagar ou não, sendo a obrigatoriedade marca indelével do tributo.
 
(    ) Compulsória: novamente como regra o tributo deve ser pago em dinheiro, ou seja, em moeda corrente no país, mas o próprio CTN, possibilita ao sujeito passivo outras formas de pagamento.
	
	A
	A sequência correta é F, F, F, F
	
	B
	A sequência correta é F, F, V, V
	
	C
	A sequência correta é V, V, F, F
As afirmativas I e II são verdadeiras. Compulsória: ato compulsório é ato obrigatório. Então somos obrigados a pagar, não nos sendo facultada tal atitude, não podendo o sujeito passivo escolher pagar ou não, sendo a obrigatoriedade marca indelével do tributo. Em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir: novamente como regra o tributo deve ser pago em dinheiro, ou seja, em moeda corrente no país, mas o próprio CTN, possibilita ao sujeito passivo outras formas de pagamento. Contempla em seu artigo 162, como formas de pagamento: o cheque, o vale postal, a estampilha, o papel selado ou o processo mecânico.
	
	D
	A sequência correta é V, V, V, F

Continue navegando