A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
15 pág.
Resumo Marketing

Pré-visualização | Página 1 de 6

RESUMO MARKETING – PROVA 1
Estratégias de marketing voltadas ao consumidor
- O profissional de marketing deve pensar como o consumidor pensa, o que garante uma vantagem sobre a concorrência e pode ganhar a fidelidade do cliente, o lema do mkt no século XXI.
- As organizações devem ter o poder de reagir rapidamente a mudanças nos gostos do consumidor, a oferta competitivas e outras dinâmicas do mercado. Ela deve, no mkt global, adaptar os produtos a gostos regionais.
Marketing: Conjunto de processos organizacionais para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para clientes, parceiros e sociedade em geral. Produção e mkt de produtos e serviços são a essência da vida econômica em qualquer sociedade. Tem a utilidade de satisfazer algo. 
- O mkt cria utilidades de tempo, lugar e propriedade, e a função da produção é responsável pela criação de utilidade de forma. 
- Para criar um consumidor, o profissional deve identificar necessidades no mercado, descobrir quais necessidades a organização pode atender e desenvolver uma oferta para transformar compradores potenciais em consumidores. 
- Com o mercado global, organizações devem ampliar suas visões para incluir novos eventos: acordos internacionais, aumento do comércio eletrônico e tecnológico trazem novos países para o comércio e interdependência de países.
- O mkt é um intercâmbio no qual duas ou mais pessoas dão algo de valor uma à outra para satisfazer necessidades percebidas. Ele sempre fez parte do negócio, mas em algumas épocas não tinha tanta importância: 
 1. A era da produção: foco na produção, um bom produto vendia sozinho. Faziam o produto e depois procuravam interessados em comprar. 
 2. A era de vendas: aumento de ênfase nas vendas para encontrarem consumidores para sua produção. Mercado do vendedor (mais compradores, para menos produtos)
 3. A era do mkt: gerentes prestam muita atenção aos mercados para seus produtos e serviços. Mercado do comprador (mais produtos do que pessoas dispostas a compra-lo). Orientação para o consumidor na empresa inteira. Sucesso de longa duração ao invés de lucros de CP.
 4. A era do relacionamento: orientação voltada ao consumidor da era do mkt, focando estabelecimento e manutenção de relacionamento com os consumidores e fornecedores.
- O mkt passou a ouvir os consumidores e com isso, converter necessidades em vontades (a necessidade de vestir, pode ser traduzida por um desejo de vestir uma marca).
Miopia do mkt: falha administrativa em reconhecer o escopo de negócio gestão orientada ao produto, em vez de orientada ao cliente. 
- As metas organizacionais devem ser definidas totalmente voltadas para as necessidades do consumidor (focando a satisfação e necessidade do consumidor). Ex.: Não somos uma companhia telefônica, somos uma empresa de comunicação. 
Marketing em Organizações sem fins lucrativos: pode significar fazer uma parceria com um empresa com fins lucrativos para promover sua imagem ou sua mensagem. Com isso, eles esperam gerar mais renda para financiar suas causas. 
Marketing pessoal: refere-se aos esforços destinados a cultivas a atenção, o interesse e as preferências de um mercado-alvo para uma celebridade ou figura de autoridade. 
Marketing Turístico: tenta atrair clientes para uma área específica. 
Marketing de Causa: identificação de uma ideia, causa e questão social (alfabetização).
Marketing Institucional: tentativas de influenciar outros a aceitar metas de uma organização de mostrar seus serviços ou contribuir de alguma forma com ela (campanha de doação de sangue). 
- Com a revolução tecnológica, empresas podem criar bancos de dados de clientes e parceiros de compra e ter acesso rápido a essas informações. 
Marketing de relacionamento: desenvolvimento ao crescimento e manutenção de relacionamentos de intercâmbio de custo eficaz e de longo prazo com clientes individuais, fornecedores, funcionários e outros sócios para o benefício mutuo. O custo de manter clientes é menor do que o custo de achar novos. 
Marketing one-to-one: programa de marketing personalizado para construir relacionamentos a longo prazo com frentes individuais. 
O AMBIENTE DE MARKETING, A ÉTICA E A RESPONSABILIDADE SOCIAL
- Adaptar-se as mudanças (planejá-las e estabelecer objetivos para atender as preocupações de clientes, empregados, acionistas e público em geral). Acompanhar tendências e evoluções e analisar ameaças e oportunidades. 
- Cinco forças que atuam no ambiente externo de mkt:
1. forças competitivas: as decisões de mkt de cada empresa influenciam as reações do consumidor no mercado, e também afetam as estratégias de mkt dos concorrentes. A competição pode ser direta (produtos semelhantes), indireta (produtos substituíveis) e competição pela compra dos consumidores (um carro ou uma casa?). Deve-se desenvolver uma estratégia competitiva, respondendo: devemos competir? Em qual mercado? Como? 
A competição pode ser baseada em tempo, ou seja, distribuir bens e serviços mais rapidamente que os concorrentes.
2. forças político-legais: “antes de começar a jogar, aprenda as regras do jogo”. As leis e suas interpretações exigem que as empresas operem em determinadas condições competitivas e protejam os direitos do consumidor. As determinações podem ser quanto ao design, rótulo, embalagem, distribuição, publicidade e promoção. Além disso, temos leis que regulamentam a concorrência, que protegem o consumidor e desregulamentação de indústrias específicas. 
3. forças econômicas: a saúde geral da economia influencia quanto os consumidores gastam e aquilo que eles comprar. A economia é dividida em ciclos: prosperidade (marcas famosas), recessão (produtos básicos e funcionais com preços baixos), depressão e recuperação (poder de compra aumenta, mas existe cautela), e as compras diferem em cada estágio da economia. Existem mais fatores econômicos que influenciam as compras: inflação/deflação, desemprego, receita (discricionária: quantidade de dinheiro que as pessoas têm após comprar itens necessários) e disponibilidade de recursos.
4. forças tecnológicas: conhecimento das ciências, invenções e inovações tecnológicas que permite melhorar os produtos existentes e reduzir os preços. Também modificam o modo como as empresas distribuem serviços.
5. forças socioculturais: relação entre mkt, sociedade e sua cultura. Ele, geralmente, exerce mais influência na tomada de decisão internacional do que na doméstica. O consumerismo é uma força social que ajuda e protege o comprador, exercendo pressões morais, jurídicas e econômicas nos negócios. O consumidor tem direitos básicos: livre escolha, informação, ser ouvido e ter segurança. 
- O mkt opera em um ambiente externo à empresa, por isso deve examinar atenta e constantemente o seu público, pois isso terá um efeito significativo no sucesso ou insucesso final da empresa. 
- A ética do mkt diz respeito às questões do que é certo e do que é errado. As empresas e indivíduos devem sempre fazer o que é moralmente certo. Garantir ética nos negócios, significa não sacrificar a qualidade e justiça em favor do lucro. 
- Um dos problemas éticos na pesquisa de mkt é a invasão de privacidade pessoal. Já os problemas éticos relacionados a estratégia de produtos são a sua qualidade, obsolescência planejada, semelhança das marcas e questões de embalagens. Também existem problemas éticos nas estratégias de distribuição, comunicação e política de preços. 
- Muitos líderes da indústria consideram a proteção ao meio ambiente o maior desafio atual. 
MARJETING PARA O SÉCULO XXI
- O bom mkt não é acidental, resulta de um cuidadoso processo de planejamento e execução, que utiliza as mais avançadas ferramentas e técnicas disponíveis. 
- O mkt é muito importante, pois outras funções organizacionais não teriam sentido se não houvesse uma demanda por produtos. É graças ao mkt que novos produtos são introduzidos no mercado e conquistam aceitação.
- Os profissionais devem decidir quais recursos projetar em um novo produto, estipular preços,