Buscar

Reações Químicas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
+
*
*
*
*
*
*
Glicose
*
*
*
*
*
*
*
*
Classificação das Reações
 De maneira genérica, as reações químicas, em se tratando de química inorgânica, podem ser agrupadas em apenas seis tipos.
 Reações de síntese (ou de adição)
 Em uma reação de síntese, duas ou mais substâncias reagem produzindo uma única substância.
A + B  AB
C + O2  CO2
*
*
 Reações de decomposição (ou de análise)
 Essas reações são opostas às de síntese, ou seja, ocorrem quando temos apenas um reagente que se separa (decompõe) em duas ou mais substâncias (simples ou compostas) quando submetido a algum tipo de energia, como calor, eletricidade ou luz. 
Pirólise: decomposição pelo calor (calcinação)
Fotólise: decomposição pela luz
Eletrólise: decomposição pela eletricidade
*
*
 Reações de simples troca (ou de deslocamento ou de substituição)
 Nessas reações tem-se um elemento livre (substância simples) reagindo com um composto (substância composta – substância constituída por diferentes elementos). O elemento livre desloca (ou seja, substitui) outro elemento do composto. Para que isso ocorra, é necessário que o elemento livre seja mais reativo do que o elemento a ser deslocado do composto. Em outras palavras, trata-se da reação entre uma substância simples e uma substância composta, produzindo também uma substância simples e uma substância composta.
*
*
Comportamento dos metais
Os metais têm sempre tendência a ceder elétrons; consequentemente, os metais sofrem oxidação e agem como redutores. Qualquer metal dessa fila pode ceder elétrons, ou seja, reduzir cátions de outro metal colocado à sua direita na fila. Desse modo, pode-se prever a ocorrência ou não de reações de deslocamento entre metais.
*
*
Comportamento dos não-metais
Os não-metais têm tendência para receber elétrons; consequentemente, os não-metais sofrem redução e agem como oxidantes. Pode-se também arrumar os não-metais em uma fila de reatividade.
Qualquer não-metal dessa fila pode “receber elétrons” ou “oxidar”, ou seja, “deslocar” qualquer outro não-metal que venha mais adiante na fila.
*
*
Os metais alcalinos e alcalino-terrosos reagem com água à temperatura ambiente (a única exceção é o magnésio, que só reage com água quente), fornecendo um hidróxido e hidrogênio gasoso.
 Reações de dupla troca (ou de dupla substituição)
Essas reações ocorrem entre ácidos, bases e sais. É caracterizada por ser uma reação entre duas substâncias compostas que origina, como produtos, também duas ou mais substâncias compostas.
*
*
 Reações de combustão
 Ocorrem entre substâncias simples ou compostas e o oxigênio, liberando luz e calor. Toda reação de combustão é exotérmica, ou seja, ocorre com liberação de calor.
 Reações de oxirredução
 Nessas reações ocorre variação no número de oxidação de pelo menos um elemento.
Esta reação é, simultaneamente, uma reação de síntese, de combustão e de oxirredução.
*
*
Balanceamento das Equações Químicas
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando