Buscar

Estudo Dirigido - 2ª unidade - Genética - Respondido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE BIOCIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA CELULAR E GENÉTICA
Curso de Farmácia
Disciplina de Genética Humana
Docente: Profa Daniella Martins
Estudo dirigido
1. Comente as regras de Chargaff de acordo com a composição de bases constituintes do DNA.
A quantidade total de nucleotídeos pirimidínicos (T + C) é sempre igual à quantidade de nucleotídeos purínicos (A + G).
A quantidade de T é sempre igual à quantidade de A, e a quantidade de C é sempre igual à quantidade de G. Mas a quantidade de A + T não é necessariamente igual à quantidade de G + C.
2. Como é caracterizado o arcabouço da estrutura do DNA?
O arcabouço de cada filamento de DNA é formado de unidades alternadas de fosfato e desoxirribose que são conectadas por ligações fosfodiéster.
3. O que compreende a renaturação e desnaturação dos ácidos nucléicos?
Desnaturação ocorre na separação das fitas de DNA. há aumento de temperatura, baixa concentração de íons, o ph aumenta e causa a separação das fitas. A renaturação é um retorno as condições iniciais, onde o Ph e temperatura diminui.
4. Como ocorre o alongamento das cadeias do DNA?
Como o DNA possui polaridades inversas, enquanto que uma fita tem 5’ – 3’ e outra 3’ – 5’, a DNA polimerase só acrescenta nucleotídeos à ponta 3’ de uma cadeia crescente usando como molde um único filamento de DNA, desta forma uma fita sempre será alongada de 5’ – 3’ de forma contínua no sentido da forquilha de replicação.
5. O que caracteriza o processo semi-conservativo e semi-descontínuo da replicação ?
O processo semi-conservativo compreende um processo de replicação em que a dupla hélice de cada molécula-filha de DNA contém um filamento da molécula original de DNA e um filamento recém-sintetizado. O processo semi-descontínuo envolve uma replicação que é contínua em uma das fitas e descontínua na outra fita, como a abertura da dupla fita é gradual a partir da forquilha de replicação e sentindo da replicação se dá 5' – 3’ a síntese das duas fitas ocorrem em sentidos opostos sendo uma continua e a outra em pequenos fragmentos (semi-descontínua).
6. Quais as principais diferenças entre as moléculas de DNA e RNA?
O DNA é um polímero de unidades de desoxirribonucleotídeos, com uma dupla hélice composta de duas cadeias de nucleotídeos mantidas juntas pelo pareamento complementar de A com T e G com C, o DNA possui dupla hélice, sua base pirimidínica é a timina e o carbono 2' de sua pentose (desoxirribose) é ligado ao H e tem a função da replicação. O RNA possui fita simples, sua base pirimídica é a uracila e o seu carbono 2' da pentose (ribose) se liga a hidroxila (OH) e tem função da transcrição.
7. Como ocorre a síntese da cadeia do RNA? Quais os elementos envolvidos?
Primeiro, os dois filamentos da dupla hélice de DNA separam-se localmente, e um dos filamentos separado atua como um molde para a síntese de RNA. Em seguida, os ribonucleotídeos que foram quimicamente sintetizados em outra parte da célula formam pares estáveis com suas bases complementares no molde. Cada ribonucleotídeo é posicionado em oposição à sua base complementar pela enzima RNA polimerase. Essa enzima liga-se ao DNA e move-se ao longo dele, unindo os ribonucleotídeos alinhados para fazer uma molécula crescente de RNA. O crescimento do RNA é sempre no sentido 5’ para 3’. A medida que a molécula de RNA polimerase se move ao longo do gene, ela desenrola a dupla de DNA à frente dela e reenrola o DNA que já foi transcrito. À medida que a molécula de RNA progressivamente aumenta, a ponta 5’ do RNA deslocada do molde e a bolha de transcrição fecha-se atrás da polimerase.
8. Quais as principais fases do processo de transcrição?
As principais fases do processo de transcrição são: iniciação, alongamento e término.
9. Caracterize a região promotora de um gene.
É uma área que possui uma sequência específica de bases nitrogenadas que antecede os sítios de iniciação da transcrição. Desta forma em procariotos a holoenzima ao passar por esta área irá sinalizar o início da transcrição.
10. Quais os mecanismos de término da transcrição em procariotos?
A transcrição de um gene individual continua além do segmento codificante de proteína do gene, criando uma região 3’ não-traduzida (3’ UTR) na ponta do transcrito. O alongamento continua até que a RNA polimerase reconheça sequências especiais de nucleotídeos que atuam como um sinal para o término da cadeia. O encontro com os nucleotídeos de sinal inicia a liberação do RNA nascente e enzimas do molde. Os dois mecanismos principais são chamados de intrínsecos e dependentes de Rô. No mecanismo intrínseco, o término é direto. A sequência de término contém cerca de 40 pares de bases e termina em um trecho rico em GC que é seguido por uma fileira de seis ou mais A. O segundo tipo de mecanismo de término requer a ajuda de uma proteína chamada fator Rô. Essa proteína reconhece os sinais de término para a RNA polimerase. Após a ligação, Rô facilita a liberação do RNA da RNA polimerase. Assim, o término dependente de Rô envolve a ligação de Rô a rut, a pausa da polimerase e a dissociação mediada por Rô do RNA da RNA polimerase.
Os procariotos tem o DNA circular com isso a transcrição termina quando forma-se uma alça em grampo devido uma repetição de nucleotídeos
11. Qual a diferença entre o processo de transcrição em eucariotos e procariotos?
As diferenças são as seguintes: Os genomas eucarióticos maiores têm muito mais genes a serem reconhecidos e transcritos que os dos procariotos. Enquanto os procariotos geralmente têm alguns milhares de genes, os eucariontes têm dezenas de milhares de genes. Além disso, há muito mais DNA não-codificante nos eucariontes. Muito embora os eucariontes tenham mais genes que os procariontes, seus genes são, em média, mais afastados.
12. Qual o papel das ribonucleoproteínas no processamento do RNA?
As ribonucleoproteínas, quando liberadas no citoplasma celular, iniciam o processo de transcrição e replicação.
13. O que você entende por código genético?
é a relação entre a sequência de bases no DNA e a sequência correspondente de aminoácidos, na proteína, que vai guardar nossas informações genéticas.
14. Qual a função do tRNA no processo de tradução?
A função principal do tRNA é de levar o aminoácido correto para o mRNA no processo de tradução.
15. O que é anticódon?
A alta do meio do tRNA possui uma trinca chamada de anticódon, essa trinca é complementar a um códon e um aminoácido específico que será transcrito pelo tRNA. É a denominação dada a cada tríade de nucleotídeos complementares às tríades de nucleotídeos encontrados no RNAm.
16. Descreva a hipótese de oscilação do tRNA ( wooble hypotesis): Não esquece de comentar a orientação das fitas dos RNAs que estão interagindo.
17. Qual o papel das subunidades ribossomais durante as síntese protéica?
A unidade pequena estabelece correspondência entre o tRNA e os códons do mRna a unidade maior catalisa a formação das cadeias polipeptídicas.
18. O que é seqüência de Shine Delgarno?
São códons de iniciação que são procedidos por sequências especiais, ou seja, é uma sequência de bases que antecede o sítio de iniciação. Essa sequência está presente nos procariotos e serve para a pRNA ligar-se, porque esse local indica o início do gene que vai ser traduzido, Vale salientar que essa parte não irá ser traduzido.

Outros materiais