Buscar

ARGUMENTAÇÃO - DIREITO NATURAL - SÓFOCLES ANTÍGONE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LIVRO – SÓFOCLES ANTÍGONE
O DIREITO DIVINO (DIREITO NATURAL) DETERMINAVA QUE NA ÉPOCA EM QUE SE PASSA ESSA HISTÓRIA, QUALQUER MEMBRO DE SUA FAMILIA DEVERIA SER SEPULTADO POR SEUS PARENTES, E QUE SEU ESPÍRITO NÃO TERIA DESCANSO ENQUANTO ISSO NÃO OCORRESSE.
DE FATO, ANTÍGONA NESSE LIVRO, DEFENDE A JUSTIÇA, O DIREITO DE SER SEPULTADO DE SEU IRMÃO QUE HAVIA MORRIDO NA TENTATIVA DE DESTRUIR TEBAS COM FOGO E PARA CREONTE, QUE HAVIA ASSUMIDO O TRONO, DECLARANDO-SE REI DE TEBAS, DEFENDIA A LEI QUE FORA CRIADO POR ELE MESMO, A QUAL DIZIA QUE: - “JAMAIS CONSIDERAREI MEU AMIGO QUEM FOR UM INIMIGO DE MEU PAÍS”.
O PODER SOBERANO (DIREITO POSITIVO) ESTAVA SE SOBRESSAINDO SOBRE A LEI NATURAL, O COSTUME DA FAMILÍA.
O DIREITO NATURAL, NESTE CASO É O PENSAMENTO GREGO, ONDE ENCONTRAMOS A IDÉIA DA EXISTÊNCIA DE UM DIREITO, BASEADO NO MAIS INTÍMO DA NATUREZA HUMANA, COMO SER INDIVIDUAL E COLETIVO. ACREDITANDO QUE EXISTE UM DIREITO NATURAL PERMANENTE E ETERNAMENTE VÁLIDO, INDEPENDENTE DE LEGISLAÇÃO, DE CONVENÇÃO OU DE QUALQUER OUTRO EXPEDIENTE IMAGINADO PELO HOMEM.
ESTE LIVRO ABORDA UMA QUESTÃO QUE É DISCUTIDA ATÉ NOS DIAS ATUAIS COMO UMA ADAPTAÇÃO DO NOSSO ORDENAMENTO COM RELAÇÃO AOS COSTUMES DA SOCIEDADE, DEVEMOS PRATICAR ATOS QUE FAZEM PARTE DOS NOSSOS COSTUMES, DA MORAL E DA ÉTICA, OU SOMENTE OBEDECER A SOBERANIA, O DIREITO POSITIVO?
O DIREITO NATURAL PRIORIZA OS DIREITOS FUNDAMENTAIS CONSTÍTUIDOS ATRAVÉS DOS PRINCÍPIOS DAQUELA SOCIEDADE, NÃO PODENDO SER REVOGADO, VISTO QUE NÃO FAZEM PARTE DE UM ORDENAMENTO JURÍDICO, MAS ESTÁ SEMPRE PRESENTE NO DIA-A-DIA DOS CIDADÃOS.
PODEMOS LIGAR ESTE ASSUNTO AO LIVRO “TEORIA PURA DO DIREITO” DO AUTOR HANS KELSEN, ONDE ELE APLICA UMA TEORIA DO “SER E DEVER-SER”, ONDE PODEMOS ENCAIXAR QUE TEBAS PASSARIA POR UM FASE, COMO SEGUE ABAIXO:
SER: O COSTUME, A TRADIÇÃO DE TEBAS, ONDE SOMENTE POR MEIO DAS HONRAS FÚNEBRES E DO SEPULTAMENTO É QUE SE DARIA A TRANSIÇÃO ADEQUADA AO MUNDO DOS MORTOS.
DEVER – SER : APÓS CLEONTE ASSUMIR O TRONO E ORDENAR QUE FICOU TERMINANTEMENTE PROIBIDO HONRÁ-LO COM UM TÚMULO.
ASSIM COMO O DIREITO DEVE VIR ACOMPANHADO DE JUSTIÇA, O DIREITO NATURAL É JUSTO E DÁ A CADA UM DE NÓS LIBERDADE NOS DIREITOS NATURAIS, SEM HAVER A NECESSIDADE DE UMA LEI PARA ISSO, POIS É ALGO QUE ESTAVA NA SOCIEDADE HÁ MUITO TEMPO, COMO COSTUME.
PARA HART, NA REVISTA “UM MODELO DE POSITIVISMO JURÍDICO”, ALTERAR AS CONDIÇÕES MORAIS SIGNIFICA PARTIR A IDENTIDADE SOCIAL E DESINTEGRAR A SOCIEDADE COMO UM TODO, POR SER ALGO QUE ESTAVAM ACOSTUMADOS, OU SEJA, ALGO COSTUMEIRO DA SOCIEDADE. 
O DIREITO ENQUANTO SISTEMA NORMATIVO QUE EXIGE ALGUMAS CARACTERÍSTICAS PROEMINENTES, ENTRE ELAS: A RELAÇÃO QUE ESTABELECE COM A MORAL, PODE O ESTADO INTERVIR POR MEIO DO DIREITO, INTERVIR NO DIREITO NATURAL, INDIVIDUAL DE CADA SER HUMANO DE QUERER MORRER OU VIVER? ASSIM ACONTECE NO LIVRO “ANTÍGONA”, CREONTE TENTOU INTEVIR NO DIREITO DE POLINICES NÃO SER SEPULCRADO, PORÉM, ANTÍGONA LUTOU PELOS DIREITOS NATURAIS DE SEU IRMÃO, SENDO ASSIM, NÃO OBEDECEU AO REI, POIS ERA DE ALGO RELIGIOSO, COMO ELES PODERIAM INFORMAR AOS DEUSES QUE SEU IRMÃO NÃO FOI MERECEDOR DE UM TÚMULO?
TENDO EM VISTA, QUE DIREITO E MORAL SÃO ALGO BEM DISTINTOS, PODEMOS DIZER QUE É A MORAL QUE SEPARA O DIREITO DA PRÓPRIA MORAL E ESTAS MOTIVAÇÕES E AS SUAS CONSEQUÊNCIAS TEM RELEVÂNCIA NO DIREITO NATURAL, POIS O DIREITO SE RELACIONA DIRETAMENTE COM O ESTADO, POR EXEMPLO, SE EU COMETER UM CRIME, OBTEREI UMA SANÇAO DO ESTADO, DAS LEIS. JÁ NA MORAL O CRIME É CONSIDERADO UM PECADO, POIS A SEXUALIDADE, POR EXEMPLO, DIZ A RESPEITO DA MORAL E NÃO DO DIREITO.
CASOA ANTÍGONA SE CONFORMASSE COM ESTE CASO, ELA ESTARIA AGINDO EM PROL DA OBRIGAÇÃO JURÍDICA, E NÃO DA MORAL SEM SOFRER NENHUM TIPO DE SANÇÃO OBJETIVA EM CASO DE DESCUMPRIMENTO DAS ORDENS, O QUE DIFERENCIA O DIREITO DE OUTROS SISTEMAS, COMO A MORAL É A REGRA DO CONHECIMENTO, SÃO TRATOS SOCIAIS QUE NÃO POSSUEM UMA PERTINÊNCIA E VALIDEZ.
PARA EXISTIR UMA REGRA DE SOCIEDADE, É NECESSÁRIO QUE SEJA OBEDECIDA PELOS CIDADÃOS, COMO NO FINAL DO FILME, O PRÓPRIO CREONTE VIU QUE ESTAVA SENDO MUITO SEVERO COM AS SUAS LEIS E PEDIU PARA SOLTAREM ANTÍGONA, E JÁ ERA TARDE, ANTÍGONA HAVIA MORRIDO E SEU FILHO AO VER A IMPRUDÊNCIA DE SEU PAI, SE MATOU. EXISTE UMA TEORIA NO DIREITO CHAMADO “PERICULUM IN MORA” QUE SIGNIFICA QUE SE O MAGISTRADO NÃO CONCEDER AQUELE DIREITO TEMPORÁRIO, PODE SER TARDE MAIS, POIS OS DANOS CAUSADOS PELA SUA NÃO CONCESSÃO SERÃO IRREVERSÍVEIS OU DE DIFÍCIL REPARAÇÃO.

Outros materiais