Logo Passei Direto
Buscar
Uma das importantes fontes de estudo do antigo direito grego são as obras literárias, dentre as quais a clássica obra de Sófocles 'Antígona'. Escrita no século V a.C., a obra narra a trágica estória de Antígona que enfrenta um dilema legal após a morte de seus dois irmãos, tendo que escolher entre o Direito Natural e o Direito Positivo. Descreva a diferença para os antigos gregos entre Direito Natural e Direito Positivo.


User badge image
Aprendendo com Desafios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Na Grécia Antiga, o Direito Natural e o Direito Positivo eram conceitos distintos. O Direito Natural era baseado em princípios universais e imutáveis, considerados como leis divinas ou leis da natureza. Essas leis eram consideradas superiores às leis criadas pelos homens e eram vistas como eternas e imutáveis. Por outro lado, o Direito Positivo era o conjunto de leis criadas pelos seres humanos para regular a sociedade. Essas leis eram estabelecidas pelos governantes e podiam variar de acordo com o tempo e o lugar. O Direito Positivo era baseado em convenções sociais, costumes e decisões políticas. Na obra "Antígona" de Sófocles, a personagem Antígona se depara com um dilema entre o Direito Natural e o Direito Positivo. Ela decide seguir o Direito Natural, que para ela era superior ao Direito Positivo estabelecido pelo rei Creonte. Antígona acredita que é seu dever moral e divino enterrar seu irmão, mesmo que isso vá contra as leis do Estado. Essa história exemplifica o conflito entre o Direito Natural, baseado em princípios universais e morais, e o Direito Positivo, que é estabelecido pelos governantes e pode ser influenciado por interesses políticos e sociais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os documentos escritos mais antigos começam a aparecer em tor-no de 3000 a.C. no Oriente Próximo, na Mesopotâmia e no Egito. Portanto, pouco a pouco a transmissão oral, que acabou por preservar a memória cultural e a identidade dos povos antigos, adquire forma através da escrita. Assinale a alternativa CORRETA, que apresenta alguns acontecimentos que, estão relacionados com a passagem das formas arcaicas de sociedade das primeiras grandes civilizações:


a) (x) Surgimento das cidades, a invenção e o domínio da escrita, o advento do comércio e uso da moeda.
b) ( ) Por não ser escrito, o direito antigo é bastante limitado quanto à abstração e generalidade, sendo em geral, reproduções de casos concretos.
c) ( ) Apenas a transmissão das regras de convivência pela tradição oral.
d) ( ) Apenas os costumes do poder doméstico e da religião.

A civilização egípcia herdou para a história notável conhecimento no campo da arte, medicina, engenharia, matemática etc. Foi uma das mais avançadas e complexas sociedades do mundo antigo. Entretanto, no campo jurídico, propriamente dito, o legado egípcio foi tímido quando comparado aos povos da Mesopotâmia. Considerando o aprendizado acerca da cultura egípcia, descreva o conceito de justiça daquela civilização.


Sobre essa pólis, assinale a alternativa CORRETA:


a) ( ) Esparta.
b) ( ) Éfeso.
c) ( ) Macedônia.
d) (x) Atenas.

Mais conteúdos dessa disciplina