Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

DIREITO – UNIP 8° SEMESTRE 2025
Karoliny Nayara Souza Moura
Tutela Provisória de Urgência e Processual e JR Contenciosa
Professor: Fernando
TUTELA PROVISÓRIA DE URGÊNCIA E PROCESSUAL E JR CONTENCIOSA
08/08/2025
TUTELA PROVISÓRIA: um dos assuntos mais importante na vida do profissional do advogado e o PROCESSO é demorado, lento.
Tutela (proteção do estado) provisória – a sentença é a tutela provisória do Estado.
Coisa Julgada: sentença que não cabe mais ser questionada, ela tem a tutela definitiva.
Porém aqui estamos estudando a tutela provisória: que é uma decisão temporária, podendo ser derrubada até a definitiva.
O código de 1973 era muito técnico e tratava diferentemente dessas questões, era o processo CAUTELAR que fazia medidas de urgências e depois entraria com o de conhecimento, ele era dependente de outros processo, sendo 2 processos para resolver meu problema, a ideia era boa, porém burocrática, pois nem processo de conhecimento e nem execução tinha medida de urgência, tendo então que entrar com o processo cautelar. Em 1994, começou a onda de reforma do CC, promovendo alterações, surgindo então a antecipação de tutela, era a possibilidade de o juiz antecipar os efeitos da sentença no início do processo, através do meu pedido. Em 2002, o legislador fez um novo parágrafo na antecipação de tutela, que seria, pedir antecipação de tutela, e se o juiz não aceita, ele não recusa, porém pode instruir o que pedir, anulando assim a CAUTELAR. Em 2015 o legislador acabou com o processo de tutela cautelar. No código atual temos apenas 2 tipos de processo, CONHECIMENTO e EXECUSSÃO. Então hoje temos as TUTELAS PROVISÓRIAS que podem ser pedidas tanto no processo de conhecimento quanto o de execução.
CONCEITO DE PODER GERAL DE CAUTELA: todo juiz pode conceder qualquer medida que ele entender adequada para a proteção do direito. Cautela significa cuidado.
Código de Processo Civil.
Art. 297. O juiz poderá determinar as medidas que considerar adequadas para efetivação da tutela provisória.
Parágrafo único. A efetivação da tutela provisória observará as normas referentes ao cumprimento provisório da sentença, no que couber.
O juiz precisa receber o pedido da tutela provisória, pelo advogado, devendo ser fundamenteda.
Vamos a divisão dos grupos de tutelas:
TUTELA PROVISÓRIA DE URGÊNCIA
· Tutela de urgência antecipada:
· Tutela de urgência cautelar:
TUTELA PROVISÓRIA DE EVIDÊNCIA - (não tem subgrupo)
LIMINAR: uma decisão concedida no começo do processo. vem do latim que significa no começo. Mandado de segurança, ato legal para controlar pessoas públicas, habeas corpus... LIMINAR é o momento em que ela foi proferida. Em geral, a decisão só pode ser concedida após ouvir a parte contrária (princípio do contraditório). 
A exceção: se eu ouvir a parte contrária e ela puder frustrar minha pretensão, posso pedir a tutela provisória, mediante justificativa cabível e sem que o réu saiba. É uma medida de exceção que quase é regra. Geralmente não ouve a parte contraria. Esse tipo de liminar se chama INAUDITA ALTERA PARS, significa sem auditiva da parte contrária.
Requisitos para concessão
“Fumus boni iuris" é uma expressão latina que significa "fumaça do bom direito". No contexto jurídico, refere-se à aparência de um direito que justifica a concessão de medidas urgentes ou cautelares, como liminares, indicando que há indícios da plausibilidade do direito invocado. Não se exige certeza, mas sim uma probabilidade razoável de que o direito alegado exista.
"Periculum in mora" é uma expressão em latim que significa "perigo na demora". No contexto jurídico, refere-se ao risco de dano irreparável ou de difícil reparação que pode ocorrer se uma decisão judicial não for tomada com urgência. É um dos requisitos para a concessão de medidas cautelares ou liminares, indicando a necessidade de uma ação rápida para evitar prejuízos maiores à parte que busca a proteção judicial.

Mais conteúdos dessa disciplina