Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Apresentação do Programa
O Mestrado em Direção e Gestão de Recursos Humanos desenvolve as competências necessárias para administrar estrategicamente o capital humano nas organizações, o que representa um ativo fundamental para gerar valor e, ao mesmo tempo, transforma-se em uma fonte de vantagem competitiva. São as pessoas que constituem fatores de diferenciação e competitividade, e aquelas que, com seu talento, começam, sustentam e fazem crescer as organizações.
O capital humano precisa ser conduzido e gerenciado profissionalmente para potencializar a produtividade e os resultados empresariais. Portanto, estas funções tornam-se essenciais para a realização dos objetivos e do sucesso empresarial. Atualmente, as empresas exigem profissionais autênticos na área de gestão de Recursos Humanos, capazes de dominar as diferentes funções de seus subsistemas e, ao mesmo tempo, orientados para elevar o potencial do talento humano e, assim, contribuir para a construção de entidades sólidas.
A importância da boa gestão do capital humano reside na necessidade de responder ao novo paradigma do ambiente de trabalho, caracterizado pela globalidade, diversidade cultural, rapidez das mudanças, interconexão, busca de equilíbrio entre vida pessoal e profissional, evolução e desenvolvimento das novas gerações, novas formas de recrutamento, possibilidades de horários de trabalho flexíveis, novas relações de trabalho nas empresas, etc. Além disso, as organizações operam em um ambiente onde é cada vez mais necessário cumprir as regras de prevenção de riscos ocupacionais, garantir a saúde ocupacional dos trabalhadores, bem como o desenvolvimento profissional e pessoal – funções gerenciadas por profissionais em Recursos Humanos.
Atualmente, existem estudos reconhecidos mundialmente (por exemplo, aqueles elaborados por Great Place to Work) que investigam, com base em uma metodologia padronizada, a satisfação dos funcionários e a cultura organizacional através de suas políticas e processos de Recursos Humanos. Estes estudos permitem qualificar os melhores lugares para trabalhar e desenvolver-se profissionalmente, demonstrando de alguma forma, a importância de ter uma administração ideal de Recursos Humanos que trabalhe na gestão do bem-estar, valorizando os motivadores intrínsecos que formam pessoas talentosas, envolvidas com a tarefa e com a empresa.
De acordo com os relatórios de empregabilidade e de pós-graduação da ADECCO (Consultoria de Recursos Humanos), a oferta da área de Direção e Gestão de Recursos Humanos tem aumentado progressivamente nos últimos anos. O mercado de trabalho precisa de perfis qualificados para a implementação e gestão de projetos de Recursos Humanos que alinhem as melhores práticas e adaptem-nas ao máximo possível às particularidades de cada posto/departamento/organização.

Mais conteúdos dessa disciplina