Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

OS IMPACTOS GLOBAIS DAS DOENÇAS INFECCIOSAS
O que pode causar os impactos dessas doenças?
OS IMPACTOS GLOBAIS DAS DOENÇAS INFECCIOSAS
Aumento da mortalidade e morbilidade entre grupos especiais de humanos como idosos, pessoas com doenças crônicas e outros vulneráveis.
Redução da qualidade de vida e do bem estar das pessoas afetadas.
Sequelas, estigmas, discriminações e isolamento social.
Sobrecarga dos sistemas de saúde.
Degradação ambiental e desequilíbrio ecológico.
Desafios para a governança em saúde global. 
Perda na produtividade e renda nos países.
Surgimento de novas doenças.
DADOS DAS DOENÇAS INFECCIOSAS DO BRASIL
Segundo o observatório hospitalar Fiocruz, o impacto da Covid-19 nas internações do Sistema Único de Saúde – SUS | Observatório de Política e Gestão Hospitalar.
Redução global de mortes por doenças transmissíveis, mas ainda é um grande desafio em países de baixa e média renda 
Em 2019, a pneumonia e outras infecções respiratórias inferiores eram o grupo mais mortal de doenças transmissíveis e, juntas, foram classificadas como a quarta principal causa de morte no mundo. No entanto, em comparação com 2000, as infecções respiratórias inferiores estavam ceifando menos vidas do que no passado, com o número global de mortes diminuindo em quase meio milhão. 
Esta redução está em linha com um declínio global geral na percentagem de mortes causadas por doenças transmissíveis. Por exemplo, o HIV/aids caiu da 8ª principal causa de morte em 2000 para a 19ª em 2019, refletindo o sucesso dos esforços para prevenir a infecção, testar e tratar a doença nas últimas duas décadas. Embora continue a ser a quarta principal causa de morte na África, o número de mortes por HIV/aids caiu em mais da metade, com declínio de mais de 1 milhão em 2000 para 435 mil em 2019 na África. 
DADOS DAS DOENÇAS INFECCIOSAS OMS (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE)
A tuberculose saiu da lista, caindo do 7º lugar em 2000 para o 13º em 2019, com uma redução de 30% nas mortes em todo o mundo. Ainda assim, permanece entre as 10 principais causas de morte nas regiões da África e do Sudeste Asiático, onde é a 8ª e a 5ª causa, respectivamente. A África viu um aumento na mortalidade por tuberculose após 2000, embora tenha o número tenha começado a diminuir nos últimos anos.
As novas estimativas também enfatizam o preço que as doenças transmissíveis ainda cobram em países de baixa renda: seis das 10 principais causas de morte ainda são doenças transmissíveis, incluindo malária (6ª), tuberculose (8ª) e HIV/aids (9º). Enquanto isso, os relatórios da OMS destacaram nos últimos anos uma desaceleração geral ou estagnação do progresso contra doenças infecciosas como HIV, tuberculose e malária.
DADOS DAS DOENÇAS INFECCIOSAS OMS (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE)
DESAFIOS RELACIONADOS ÀS DOENÇAS INFECCIOSAS 
O fortalecimento da governança da saúde global, para gerar estabilidade nos setores públicos e privados.
Um meio de garantir o acesso universal e equitativo a medicamentos, vacinas, diagnósticos e tratamentos de qualidade para cuidar da doença.
Promover a saúde humana, animal e ambiental de maneira integrada e sustentável, respeitando a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos, tendo a redução de vulnerabilidades sociais acerca das doenças infecciosas. 
image1.jpeg
image2.jpeg
image3.jpeg
image4.jpeg
image5.png

Mais conteúdos dessa disciplina