Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Roteiro Aula Prática
PREVENÇÃO	E	COMBATE	A SINISTRO
Público
Públic2o
ROTEIRO DE AULA PRÁTICA
NOME DA DISCIPLINA: PREVENÇÃO E COMBATE A SINISTRO.
Unidade: U1_ FUNDAMENTOS FISICO-QUÍMICOS DO FOGO, CLASSIFICAÇÃO DE RISCO E DETECÇÃO, PROJETO DE EMERGÊNCIA E PLANO DE EVACUAÇÃO
Aula: A1_DETECÇÃO E ALARME DE INCÊNDIO E PROJETO DE SINALIZAÇÃO E ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA
Tempo previsto de execução de aula prática: 2h
	OBJETIVOS
	Definição dos objetivos da aula prática:
	Verificar as medidas de segurança contra incêndio e explosão em instalações comerciais, compreendendo a importância da correta implementação dos sistemas de prevenção e combate a incêndios. O objetivo é capacitar os participantes a identificar os diferentes sistemas de segurança exigidos pela legislação vigente, realizar inspeções de conformidade utilizando checklists de auditoria e propor melhorias em caso de não conformidades, assegurando a
segurança das pessoas e a integridade do patrimônio.
	SOLUÇÃO DIGITAL (OBRIGATÓRIO SE HOUVER - APARECER PARA TODOS)
Infraestrutura mínima necessária para execução.
	O Laboratório Virtual é acessado via AVA do aluno. Recomenda-se utilizar o Google Chrome para Windows 10 e o Mozilla Firefox para Windows 7, ambos atualizados. Além disso, é essencial uma
conexão de internet estável, com um bom teste de velocidade.
	EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI) (CAMPO OBRIGATÓRIO – APARECER
PARA TODOS)
	Por se tratar de uma prática simulada, não são necessários equipamentos de proteção individual
para o uso do ambiente virtual.
	PROCEDIMENTOS PRÁTICOS (OBRIGATÓRIO – TODOS)
	Procedimento/Atividade
Atividade proposta: Levantamento e Exigências das Medidas de Sistema de Segurança e de Sistema de Instalação contra Incêndio e Explosão.
Procedimentos para a realização da atividade:
Iniciando a prática.
· Inicie a prática clicando com o botão esquerdo do mouse sobre o botão "Começar". Preencha os dados do usuário clicando com o botão esquerdo do mouse sobre as caixas indicadas e digite através do teclado de seu computador. Confirme clicando com o botão esquerdo do mouse sobre o botão "Avançar".
 
Explorando os ambientes.
· Visualize a área 3 clicando com o botão esquerdo do mouse na câmera com o nome “Área 3” localizada dentro do painel de visualização no canto superior esquerdo da tela.
Observe que é possível interagir com alguns objetos do cenário clicando com o botão esquerdo
do mouse sobre eles. Visualize o rótulo do extintor clicando com o botão esquerdo do mouse sobre ele.
Públic3o
	
· Verifique os detalhes do item e leia as informações contidas nele.
· Repita o procedimento anterior para os demais itens do ambiente.
· Fale com o colaborador clicando com o botão direito do mouse sobre ele e selecione a opção "Treinamentos". Visualize a resposta completa clicando com o botão esquerdo do mouse sobre a seta indicada e avance até o final.
· Feche a caixa de texto clicando com o botão esquerdo do mouse sobre o local indicado.
Replicando os procedimentos nos demais ambientes.
· Repita os procedimentos do tópico anterior explorando os demais cenários da prática, e fale com os colaboradores presentes em cada espaço sobre os temas disponíveis.
Respondendo o questionário
· Acesse o questionário clicando com o botão esquerdo do mouse sobre o botão "Prancheta".
· Leia as informações e responda as questões clicando com o botão esquerdo do mouse sobre os campos indicados. Visualize a dica da questão, em caso de dúvida, clicando com o botão esquerdo do mouse sobre o ícone indicado. Visualize as demais questões clicando com o botão esquerdo do mouse sobre a barra de rolagem e arrastando para
baixo.
Públic4o
	
Repita os procedimentos anteriores e complete o questionário. Avaliando os resultados
· Siga para a seção “Avaliação dos Resultados” e responda de acordo com o que foi observado nos experimentos, associando também com os conhecimentos aprendidos sobre o tema.
Checklist:
Preparação Inicial:
· Explorar os ambientes de trabalho.
· Responder o questionário.
· Avaliar os resultados
· Elaborar o relatório.
	RESULTADOS (obrigatório – aparecer para todos)
	Resultados de Aprendizagem:
	Ao final da prática, você deverá compreender os conceitos fundamentais de segurança contra incêndio e explosão, incluindo a identificação dos sistemas de prevenção e combate, as exigências legais de acordo com as Instruções Normativas, e a correta interpretação do Projeto Preventivo Contra Incêndio e Pânico (PPCI). Você será capaz de executar inspeções em sistemas de segurança, analisando plantas de projetos, utilizando checklists de auditoria e identificando conformidades e não conformidades. Além disso, aprenderá a propor medidas corretivas, discutir possíveis falhas nos sistemas e compreender a importância da manutenção preventiva para garantir a eficácia das medidas de segurança. A prática também reforçará a aplicação dos
conceitos na inspeção de edificações comerciais, garantindo a proteção de pessoas e patrimônio.
	ESTUDANTE, VOCÊ DEVERÁ ENTREGAR (não obrigatório – aparecer para todos)
	Descrição orientativa sobre a entregada da comprovação da aula prática:
Públic5o
	Você deverá elaborar um relatório detalhado sobre a prática de Levantamento e Exigências das Medidas de Sistema de Segurança e de Sistema de Instalação contra Incêndio e Explosão. O relatório deve incluir uma introdução, explicando o objetivo da prática e a importância da identificação das classes de incêndios e dos procedimentos de combate na segurança dos ocupantes e na conformidade com as normas de segurança. Na seção de materiais e métodos, liste os equipamentos e materiais utilizados no simulador, como as plantas 2D e 3D, e descreva os procedimentos realizados, desde a exploração das plantas até a determinação da carga de incêndio, a definição da quantidade de extintores, o sistema de iluminação de emergência e a sinalização de abandono de local.
Na parte de resultados, apresente os dados coletados em tabelas, incluindo as respostas aos questionamentos em cada fase do projeto. Na discussão, analise os resultados obtidos, construindo gráficos que representem a relação entre as medições e os requisitos normativos, e discuta as possíveis causas das diferenças e a eficácia das medidas de controle propostas. Na conclusão, faça uma síntese dos aprendizados obtidos e uma reflexão sobre a importância do experimento e sua aplicação em contextos profissionais.
Além disso, responda aos seguintes questionamentos:
1. Quais são as principais funções do Projeto Preventivo Contra Incêndio e Pânico (PPCI) em uma edificação?
2. Quais critérios uma edificação deve atender para ser obrigatória a apresentação do PPCI ao Corpo de Bombeiros?
3. Quais são as funções de uma brigada de incêndio, e como é determinado o seu dimensionamento em uma edificação?
4. Quais são os itens que devem ser verificados durante uma inspeção em sistemas de
combate a incêndio?
	REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (não obrigatório – aparecer para todos)
	Descrição (em abnt) das referências utilizadas
	BRASIL. Ministério do Trabalho. Norma Regulamentadora NR 23: Proteção Contra Incêndios. Disponível	em:	https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/acesso-a- informacao/participacao-social/conselhos-e-orgaos-colegiados/comissao-tripartite- partitaria-permanente/arquivos/normas-regulamentadoras/nr-23-atualizada-2022.pdf .
FILHO, Antonio Nunes B. Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental, 5ª edição. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2018.
MATTOS, Ubirajara. Higiene e Segurança do Trabalho. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2019
Públic6o
image6.png
image7.jpeg
image8.jpeg
image9.jpeg
image10.jpeg
image11.jpeg
image12.jpeg
image13.jpeg
image14.jpeg
image15.jpeg
image16.jpeg
image17.jpeg
image18.jpeg
image1.png
image2.png
image3.png
image4.jpeg
image5.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina