Buscar

Apostila -Clima & Arquitetura na Asia

Prévia do material em texto

Pesquisa sobre Climas:
Climas do Continente Asiático
 Sumario: 
 · Introdução; 
 Idiomas Falados
 Relevos
· Relação das Divisões Externas 
 no Continente Asiático;
· Arquitetura na Ásia; 
.Relação das Divisões Internas 
 no Continente Asiático
· Divisões do Continente Asiático;
 .Divisão Geográfica
 Ásia Central
 Sul da Ásia
 Extremo Oriente
 Sudeste Asiático
 Oriente Médio
 Norte da Ásia
 .Divisão Climática
 Equatorial
 Monções
 Temperado
 Desértico
 Ártico
 Mediterrâneo 
· Forma de Construção em cada Clima;
Introdução:
Conhecido por ser o maior e mais populoso continente de todo o mundo, o Continente Asiático tem por volta de 4,3 bilhões de habitantes distribuídos em 44.479.000 km² e apresenta 50 países que tem as maiores densidades demográficas de todo o planeta. O Continente Asiático é um continente banhado por três oceanos, o Pacífico, o Glacial Ártico e o Oceano Índico.
Abrange um terço das partes sólidas da superfície da Terra e é responsável por abrigar quase três quintos da população mundial.
Ao norte é banhado pelo Oceano Glacial Ártico, ao sul pelos Oceanos Indico e Pacifico.
 
Línguas Faladas
Na Ásia, são vários os idiomas que se falam:
-Chinês é o mais falado;
-Indiano;
-Árabe;
-Persa; 
-Birmanês;
-Tailandês;
-Russo;
-Arménio. 
Estes são os idiomas que mais de destacam na Ásia.
-Inglês é também muito comum em algumas partes da Ásia.
Relevos
A Ásia apresenta varias formas de relevo:
-Montanhas
-Planaltos
-Planícies
-Depressões
Planaltos:
Uma forma de relevo constituída por uma superfície elevada, geralmente devido à erosão eólica ou pelas águas. São como topos retos, superfícies topográficas, que podem ser regulares ou não.
Planalto da Anatólia-Turquia;
Planalto da Arábia- Arábia Saudita;
Planalto do Irã- Irã;
Planalto do De cã e do Ganges- Índia e Blagadesh;
Planalto Mongólia- Mongólia; Planalto do Tibete- China;
Planalto do Laos- Laos, Camboja e Tailândia.
Planícies:
As planícies surgem entre os planaltos e as montanhas, estendendo-se por grandes porções do continente asiático.
São cinco as grandes planícies asiáticas:
Planície Siberiana;
Planície da Mesopotâmia;
Planície Indo-gangética;
Planície Chinesa;
Planície do Mekong ou da Indochina.
Depressão
As depressões são regiões geográficas mais baixas do que as áreas em sua volta. Quando esta região situa-se numa altitude abaixo do nível do mar, ela é chamada de depressão absoluta. Quando são apenas mais baixas do que as áreas ao redor, são chamadas de depressões relativas. As crateras de vulcões desativados são consideradas depressões. É comum a formação de lagos nas depressões.
Lá se encontra a maior depressão do mundo: o Mar Morto está a 392m abaixo do nível do mar 
Montanhas
As montanhas são formações geográficas originadas do choque (encontro) entre placas tectônicas. Quando ocorre este choque na crosta terrestre, o solo das regiões que sofrem o impacto acaba se elevando na superfície, formando assim as montanhas. Estas são conhecidas como montanhas de dobramentos. Grande parte deste tipo de montanhas formou-se na era geológica do Terciário. Existem também, embora menos comum, as montanhas formadas por vulcões. Às altitudes das montanhas são superiores as das regiões vizinhas. Quando ocorre um conjunto de montanhas, chamamos de cordilheira.
Se dividirmos a imensa cadeia do Himalaia, poderemos considerar além dela pro 
priamente dita, a cadeia de Pamir e a Hindu Kush que se estende entre o Afega 
nistão e o Paquistão. Outra cadeia significativa é a Cáucaso.
Arquitetura na Ásia
A Arquitetura da Ásia se apresenta em duas formas bem controversas, de um lado, a arquitetura tradicional, que mesmo no século XXI matem características físicas e técnicas antigas. E de outro lado, na Ásia está presente o que há de mais moderno no mundo. É possível notar que na arquitetura mais tradicional, a religião está presente com mais “força”, religiões como Budismo, Islamismo e Hinduísmo.
Taj Mahal é um dos símbolos da Índia, tanto na arquitetura como na espiritualidade. Ele foi construído com técnicas próprias daquela região só que com influências no modelo europeu de arquitetura. Apesar de ter sido construído no século XVII, ele possui uma arquitetura moderna. Em 2007 foi anunciado como umas das Novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno, pela UNESCO.
Um dos países mais influentes da Ásia é a China, que é conhecida por uma arquitetura muito tradicional, desde o século XX, quando surgiu o movimento modernista, usa novas técnicas para a construção civil, mas sem deixar de lado o físico tradicional. 
A arquitetura oriental é considerada uma das mais belas dos mundo .Além de ser uma das mais lindas é pouco conhecida, por diversos fatores que a cercam e a escondem. Os orientais buscam sempre harmonizar a natureza e o homem na sua vida e com a arquitetura não é diferente, sempre fazem de tudo pra harmonizar o que está a sua volta.
Relação das Divisões Internas
O Continente Asiático tem Duas Principais Diversões 
Externas. A Divisão Geográfica e a Divisão Climática
 
	Divisão Geográfica e Climática
	 
	Relação da divisão climática com a divisão geográfica
	 
	 
	Geográfica
	Climática
	Nº de Países
	Religião
	Ásia Central
	Temperado e Desértico. 
	06
	Irã, Bashkiria, Sunita e Budismo. 
	Sul da Ásia
	Equatorial. 
	07
	Hinduísmo, Islamismo e Budismo.
	Extremo Oriente
	Equatorial, Desértico, Ártico e Temperado. 
	04
	Budismo, Taoísmo, Xintoísmo, Confucionismo, Hind.
	Sudeste Asiático
	Mediterrâneo, Desértico e Equatorial. 
	10
	Hinduísmo, Islamismo, Católico Romano e Budismo. 
	Oriente Médio
	Equatorial, Desértico, Temperado e Mediterrâneo.  
	16
	Judaísmo, Cristianismo e Islamismo.
	Norte da Ásia
	Ártico, Temperado e Desértico. 
	02
	 Budismo, Islamismo e Judaismo.
Divisões do Continente Asiático
Divisão Geográfica
Não é apenas a localização geográfica que vai influenciar na forma de se regionalizar o continente asiático. Os diferentes níveis de desenvolvimento socioeconômico ou as características do quadro natural dos diversos países da Ásia são apenas alguns dos critérios que podem ser considerados quando se fala em regionalização.
 Em outra oportunidade, a Geografia e tal disponibilizou uma outra divisão regional do vasto território asiático. A que segue abaixo é uma das mais adotadas e reproduzidas nos livros didáticos e serve para demonstrar a grande diversidade que tanto caracteriza a Ásia, seja em termos naturais ou humanos.
 
1-Norte da Ásia
2- Oriente Médio
3- Ásia Central
4- Sul da Ásia
5- Sudeste Asiático
6- Extremo Oriente
Ásia Central
Situada na região central da Ásia, esta área não possui ligação com nenhum oceano, portando essa fator condiciona esses países a um grande limite exportador e menores chances de se classificarem como países exportadores da Ásia, até porque suas economias são instáveis e relativamente as mais fracas deste continente. Problemas políticos, econômicos e culturais fizeram desta região da Ásia uma área muito isolada do mundo. Fazem parte desta região o Cazaquistão, Usbequistão, Turcomênia, Quirguízia, Tadjiquistão e Afeganistão. Mas, este último país fez com que o mundo norteasse sua atenção para o território afegão, em virtude dos ataques terroristasiniciados no dia 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos. A partir deste momento o mundo quis saber que nações formavam esta região inóspita da Ásia e de que maneira poderia se chegar até o Afeganistão para contra-atacar os terroristas que se escondem e dominavam o Afeganistão. Em consequência, estes países ganharam grande importância para o mundo ocidental, tornando essa região uma importante área geoestratégica.
Extremo Oriente
Composto por países com grande semelhança cultural, China, Coréias (Coréia do Sul e Coréia do Norte) e Japão formam o Extremo Oriente asiático. Estabelecido como uma das regiões mais ricas do mundo, em função do Japão ser a segunda maior potência econômica mundial, esses países estão passando por profundas modificações. A China está fazendo a grande abertura do seu mercado interno, que possui a maior população do planeta (consumidores) que é de 1 bilhão e 300 milhões de habitantes. 
As Coréias (Coréia do Sul e do Norte) palestinos e judeus na Cisjordânia, Faixa de Gaza e Colinas de Golã (áreas israelitas contestadas). Com uma história de mais de 3 mil anos, o Oriente Médio sempre foi palco e centro de interesse dos povos em diversas épocas, seja por interesses religiosos (culturais) ou econômicos (petróleo), pois esta região é o berço de três grandes religiões do mundo (cristianismo, islamismo e judaísmo) e é o maior produtor de petróleo e gás natural do globo.
Sudeste Asiático
Localizado na península da Indochina e nas milhares de centenas de ilhas que formam diversos arquipélagos, essa região é caracterizada por apresentar grandes diferenças sócio-econômicas ao longo de seu território. O Sudeste Asiático é composto pelos países: Mianma, Tailândia, Laos, Vietnã, Camboja, Malásia, Cingapura, Filipinas, Indonésia e Brunei. Muitas nações provêm de governos ditatoriais e por consequência disto estão atrasados em sua economia. Por outro lado, observar-se países em processo de desenvolvimento econômico, como é o caso da Cingapura, Malásia e Tailândia, sendo chamados de Tigres Asiáticos, mas ainda possuem inúmeros problemas sociais. Esses países também são conhecidos por terem mão-de-obra barata, o que levou a estas nações muitas empresas multinacionais estabelecerem filiais de produção.
Sul da Ásia
Formada pela Índia, Paquistão, Maldivas, Nepal, Butão, Bangladesh e Sri Lanka o Sul da Ásia é caracterizada por grandes problemas sociais, onde sua população sofre por diversas consequências da economia local e pela má distribuição de renda nestes países. A numerosa e crescente população do Sul da Ásia condiz a esta realidade, a Índia, por estão em fase de reunificação territorial, econômica e cultural, depois de décadas separadas. E o Japão está numa grave crise econômica para um país desenvolvido economicamente, onde gera recessões em seu mercado interno e nas suas exportações. Esta região ocupa uma grande área da Ásia e é caracterizada por apresentar desde desertos, como o de Gobi (China), até vulcões, como o Fuji (Japão).
Norte da Ásia
Com a maior área territorial das regiões asitáticas, o Norte da Ásia é composta por dois países apenas: a Rússia (parte asiática) e Mongólia. A primeira nação é amplamente conhecida no mundo todo, principalmente depois da 2ª Guerra Mundial, quando seu nome era URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Atualmente a Federação Russa ou Rússia representa como grande nação do mundo, em todos os sentidos, pois já fez frente com os Estados Unidos na questão econômica e militar. Enquanto que a Mongólia é um país muito desconhecido do mundo, pois não apresenta grande importância econômica para o globo.
Oriente Médio
Esta região é muito marcada pelos conflitos entre mulçumanos e judeus, principalmente em Israel, mas também possui conflitos entre os próprios mulçumanos (sunitas contra xiitas). Todos os países desta região são da cultura islâmica, com exceção de Israel (Estado judeu) e isso levou ao fato de ocorrer inúmeros conflitos e guerras. Arábia Saudita, Iêmen, Omã, Emirados Árabes Unidos, Qatar, Bahrain, Kuwait, Iraque, Irã, Turquia, Síria, Chipre, Líbano, Jordânia e Israel são os países que compõem esta região. Os últimos conflitos mais intensos são entre os exemplo, será daqui alguns anos o país mais populoso do mundo, pois seu ritmo de crescimento vegetativo não para de 
aumentar. Dentre todas as nações desta região, a Índia é a que possui maior volume em sua economia, enquanto que as outras nações estão mergulhadas em grandes crises sócio-econômicas. A região também é atingida pelo efeito atmosférico natural chamado Monções, que transforma a área do sul da Índia e Bangladesh durante o inverno (seco) e verão (úmido), causando nesta última estação inúmeras enchentes. O Sul da Ásia também é amplamente conhecido em todo o mundo por possuir uma das maiores e mais impressionantes cordilheira do globo, o Himalaia. Nesta cadeia de montanhas localiza-se o pico Everest, com 8.848 mil metros de altitude, o ponto mais alto do mundo.
Divisão Climática
A Ásia, por ser um continente extenso de oeste a leste e por apresentar influencia no clima, possui diversos climas. São eles:
-Equatorial 
-Monções
-Temperado
-Desértico
-Ártico ou Polar
-Mediterrâneo
Clima equatorial: é aquele que ocorre a baixas latitudes (ou seja, na região próxima a Linha do Equador) com a Amazônia, a Ásia e a África.
As principais características das regiões de clima equatorial são a alta temperatura e umidade durante o ano todo, esta última, resultado dos altos índices de evaporação provocados pela temperatura que fica em torno de 26°C o ano todo, com muito pouca variação. O clima equatorial pertence à categoria dos climas quentes assim como os climas tropical úmido, tropical seco e desértico.
Monções: são um fenômeno típico da região sul e sudeste da Ásia, onde o clima é condicionado por massas de ar que ora viajam do interior do continente para a costa, monção continental, ora da costa para o continente, monção marítima. Devido às diferenças de temperatura e pressão das massas de ar sobre o continente e o mar o clima de países como a Índia e o Paquistão é inteiramente afetado pelo regime das monções.
Durante o verão, que vai de junho a agosto, o calor aquece rapidamente terra do continente que absorve calor bem mais rápido do que o oceano (a terra pode chegar a 45ºC).
Clima temperado: ocorre em latitudes que variam de 25º a 30° e podem ser divididos em três tipos diferentes: o clima temperado mediterrâneo, o clima temperado continental e o clima temperado oceânico.
O clima temperado mediterrâneo é característico da região que lhe dá nome (a costa do Mar Mediterrâneo, embora algumas fontes atribuam este clima a regiões como a costa da Califórnia nos Estados Unidos), em países como a Grécia e a Itália. Como característica principal ele apresenta uma estação do ano mais seca, geralmente o verão que também é mais longo, e onde as temperaturas são mais altas, embora a amplitude térmica anual seja muito pequena. No inverno as temperaturas são mais amenas e o clima é mais úmido, porém as temperaturas nunca ficam abaixo de 8ºC. 
Clima desértico: geralmente ocorre em latitudes entre 15° e 30º e é caracterizado pela baixa pluviosidade que dá aos locais de clima desértico sua fisionomia característica, com solo árido e flora esparsa e seca. O clima desértico pode ser divido em duas categorias diferentes de acordo com a amplitude térmica e a localização que conferem características diferentes aos dois climas: o clima desértico quente e o clima desértico frio.
Clima polar: como o próprio nome já diz, é característico das regiões polares, portanto, em altas latitudes. Neste tipo de clima que abrange toda a Antártida no hemisfério sul e as regiões norte doAlaska, Canadá, Sibéria, Groenlândia e boa parte da Islândia, no hemisfério norte as temperaturas nunca ultrapassam os 10°C. Devido às baixas temperaturas não ocorre evaporação suficiente para provocar a precipitação e quando estas ocorrem, geralmente é em formade neve, por isso, as chuvas são raras.
Clima mediterrâneo: é um tipo de clima temperado que apresenta precipitações mais altas no inverno e no outono, embora no geral elas sejam mais escassas (cerca de 500mm por ano apenas), quando a temperatura pode cair até 5ºC, ao contrário do verão quando as temperaturas são mais altas, em torno de 20°C, e o clima é mais seco.
O clima mediterrâneo recebe esse nome porque sua maior ocorrência, de longe, é a região costeira do Mar Mediterrâneo, sendo o clima característico de regiões como a costa grega e itálica e em todas as ilhas do Mar Mediterrâneo.
Entretanto, o clima mediterrâneo não ocorre somente nesta região, podendo ser encontradas características típicas do clima mediterrâneo em locais como o sul e litoral da Califórnia, o centro doChileAustrália.
Forma de Construção em cada Clima
Ártico
Paredes grossas com Isolamento térmico; devido ao clima frio é importante os materiais ser com isolantes térmicos;
Menor superfície externa por maior volume interno;
Pisos suspensos: para não contato com a neve;
Casas agrupadas: Para evitar a entrada vento;
Telhados escuros: para aproveitar a radiação solar;
Telhados Inclinados com cores fortes: para acúmulo de neve encima da casa.
 
Temperado
Paredes grossas com isolamento térmico: devido ao clima frio é importante os materiais ser com isolantes térmicos;
Pé direito baixo: Como o ar quente sobe o pé direito não deve ser muito alto, para que as pessoas se sintam cômodas nos ambiente.
Telhados escuros;
Casas próximas e Aberturas pequenas: Para evitar a entrada vento;
Uso de madeira;
Lareiras.
Piso: o piso também deve ser muito importante, devemos pensar para que a umidade do solo não resfrie o ambiente.
 
Desértico
Aberturas variadas;
 Presença de agua e vegetação (jardins e fontes) :onde a agua ajuda amenizar a temperatura do ar, auxiliado pelo sombreamento criado pelas arvores e arbustos presentes;
 Malgaf (catador de vento) é uma abertura específica construída no edifício: sempre no sentido do vento mais forte da região, utilizado para conduzir o ar aos ambientes internos, refrigerando-os;
 Badgir (torre de vento) é uma torre alta: utilizada para canalizar o vento e direcioná-lo ao interior da construção, aumentando a ventilação natural.
 
 
Bibliografias:
-https://www.algosobre.com.br/geografia/asia-suas-divisoes-internas.html.
-https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81sia.
-http://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/asia-1-relevo-clima-hidrografia-e-populacao.htm.
-http://www.suapesquisa.com/geografia/asia.htm.
-https://www.academia.edu/9065052/Adequa%C3%A7%C3%A3o_da_Arquitetura_ao_Clima.
-http://continenteasiatico106.blogspot.com.br/2009/06/clima.html?m=1.
-https://3bsetorleste.wordpress.com/2012/04/10/arquitetura-na-asia/.
-http://continenteasiatico106.blogspot.com.br/2009/06/clima.html?m=1.
-http://geografiaetal.blogspot.com.br/2013/10/mapa-com-divisao-regional-da-asia.html.
http://not1.xpg.uol.com.br/sul-da-asia-caracteristicas-diversidade-etnica-religiao-e-economia/.
http://brasilescola.uol.com.br/geografia/extremo-oriente.htm.
http://brainly.com.br/tarefa/1355694.
http://www.suapesquisa.com/pesquisa/formas_de_relevo.htm.
http://aprendizado-escolar.blogspot.com.br/2012/08/tipos-de-clima-da-asia.html.
http://www.infoescola.com/geografia/clima-equatorial/.
https://3bsetorleste.wordpress.com/2012/04/10/arquitetura-na-asia/.

Continue navegando