Buscar

Distúrbios circulatórios( trombos)


Continue navegando


Prévia do material em texto

Distúrbios circulatórios
	Trombo é uma coagulação de sangue no interior do vaso sanguíneo, ocorre devido a agregação plaquetária.
	Quando tem um desequilíbrio da homeostasia, parede vascular, plaquetas e proteínas de coagulação ocorrem os trombos
	Disturbios circulatórios: Isquemia, hiperemia, extaser, hemorragia, trombose e embolia
	Isquemia: quando o sangue não consegue chegar a determinado tecido, e o tecido afetado denomina-se isquêmico. Quando esta isquemia for completa, haverá necrose.
	Hiperemia: quando ocorre uma lesão e muito sangue é transportado para uma determinada área
	Hemorragia é caracterizada por uma intensa perda de sangue por algum orifício, ou corte, para dentro ou para fora do corpo.
	Trombose: quando temos sangue coagulado nos vasos sanguíneos, e o coágulo sólido chama-se trombo.
	Embolia: quando temos estruturas sólidas, líquidas ou gasosas circulando pelo sangue.
	Embolo: é um fragmento do trombo que se soltou e está na circulação
	Coagulo: É uma massa de sangue fora do vaso
	Cascata de coagulação: Quando ocorre uma lesão vascular, as plaquetas se aderem a parede do vaso no local lesionado, elas se unem ao fibrinogênio que atrairá os fatores de coagulação, fibrinogênio é transformado em Fibrina, as moléculas de plasmina são atraídas pelas fibrinas, plasminas destroem a redede fibrina, e quando ocorre um desequilíbrio em qualquer fase desse processo ocorre os trombos.
	Embolos sépticos: é formado a partir de microrganismos (bactérias) que cai na corrente sanguínea e pode obstruir um vaso, e volta a se multiplicar.
Ex. Endocardite causado pela placa bacteriana forma embolos sépticos que param no endocárdio pode causar insuficiência cardíaca ou gerar novos embolos. Macroscopicamente: massa proeminente, friável, de coloração pálida ou avermelhada, de superfície irregular aderida á válvula cardíaca.
 
	Embolo Séptico: Onfaloflebite é a inflamação do cordão umbilical, é comum esse êmbolos parar nas articulações causando poliartrite, está associado a falha no manejo na cicatrização umbilical.
	infecção se alojará na veia umbilical que foi rompida no nascimento (ONFALOFLEBITE). E a partir daí que as bactérias encontram o caminho livre para chegarem até o fígado e se disseminarem pela corrente sanguínea e se alojarem nas articulações causando o edema.
	Embolos metastáticos: são células oriundas de uma neoplasia maligna, que se soltam e vão pra corrente sanguínea são chamadas de metástase
	Embolo Parasitário: Picada do mosquito Dirofilaria immits, que na forma adulta se aloja no coração causado insuficiência cardíaca, quando o parasita morre sai do coração vai para a corrente sanguínea obstruindo o vaso. A melhor opção é dar vermectina antes de expor o animal á áreas propícias a ter o parasita (litoral)
	Embolia gordurosa: causada por fragmentos de gordura que vão pra corrente sanguínea e causa obstrução do vaso. Ocorre em fraturas de ossos longos libera muita gordura obstrui o vaso causando Embolia Pulmonar.
	Hiperemia: è o acumulo de sangue dentr do vaso