Buscar

2 - Linfócitos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

02 - LINFÓCITOS
1) Quais as células que possuem uma interface de atuação tanto no sistema imune inato quanto no adaptativo?
Seriam as células NK. Elas tem a função de fagocitose de células infectadas principalmente por vírus e de promover a ativação de macrófagos. Além delas, os Linfócitos T gama-delta também tem participação nas duas imunidades.
2) Quais as subpopulações linfocitárias e suas principais funções?
	Linfócitos TCD4+
	Diferenciação de L. B e Ativação de macrófagos
	Linfócitos TCD8+
	Fagocitose e eliminação de células infectadas por de micróbios
	Células T reg
	Controlam a proliferação linfocitária (autolimitação e homeostase)
	Linfócitos T gama-delta
	Funções auxiliares e citotóxicas
	Linfócitos B (plasmócitos)
	Produção de anticorpos
	Células Natural Killer
	Destruição de células infectadas por vírus ou danificadas/injuriadas
	Células NKT
	 Suprimir ou ativar respostas imunes e adaptativas
3) Como se caracteriza a conexão Linfócito T CD4+ com a célula apresentadora de antígeno (APC)?
Antes de qualquer coisa, faz-se necessário lembrar que os linfócitos T atuam na resposta à antígenos intracelulares. Além disso, estes não conseguem, por si só, reconhecer o antígeno. Para isso, precisam das células apresentadoras de antígeno (APC), que podem ser macrófagos, linfócitos B e células dendríticas. Essas ligações entre a APC e os linf. TCD4+ se dão da seguinte forma:
Na periferia dos Linf TCD4+ há receptores de células T (TCR). Para que seja ativado, o TCD4+ precisa ligar o TCR ao complexo molecular de histocompatibilidade (MHC classe II) presente no APC. Esta ligação por si só não é suficiente. Faz-se necessária uma ligação co-estimuladora, a ligação B7, do APC, com o CD28, presente no Linf TCD4+.
4) Onde são produzidos os linfócitos?
Entre os órgãos linfoides geradores nos mamíferos encontram-se a medula óssea, que dá origem a todos os linfócitos e onde os linfócitos B amadurecem, e o Timo, onde as células T se desenvolvem e atingem um estado de competência funcional. Os linfócitos T no Timo são chamados de timócitos, que seriam linfócitos em vários estados de maturação. 
Em geral as células mais imaturas das linhagens T entram no Córtex da glândula pelos vasos sanguíneos. O desenvolvimento começa no córtex e, conforme os timócitos vão se desenvolvendo eles migram para a Medula do Timo, onde se encontram principalmente células T desenvolvidas.
5) Defina seleção positiva e negativa.
	Este tipo de seleção faz parte do processo de maturação dos linfócitos T no Timo. A Seleção Positiva promove a sobrevivência e a expansão seletiva de células T capazes de reconhecer e diferenciar antígenos próprios de não próprios, os chamados self de não-self. A Seleção Negativa induz a morte celular cujos receptores não diferenciam os antígenos próprios dos não próprios.
6) Defina Anergia Celular.
	Anergia celular é caracterizada pela ausência de uma resposta imunitária humoral e celular. É causada por uma falha na ativação dos linfócitos que vão atuar na resposta imune adaptativa, seja pela falha na ligação deste com a célula apresentadora de antígeno (TCR-MHC), seja pela falha na co-estimulação, permeado pela ligação CD28-B7.
7) Explique o processo de expansão clonal.
	Antes de entrarem em contato com um antígeno pela primeira vez os linfócitos são chamados de naïve. Os linfócitos naÏve encontram-se em fase G0 com relação ao ciclo celular e, portanto, não se dividem. Durante uma infecção, clones específicos para o antígeno são ativados. Ao serem ativados, estes linfócitos saem da fase G0 do ciclo celular e iniciam uma intensa proliferação e aumento da expansão de seus receptores. Este acontecimento permite ao sistema imune uma resposta adequada para cada à intensa proliferação do patógeno. 
8) O que são superantígenos? Cite exemplos.
	Os superantígenos são proteínas que exercem potente efeito no sistema imune. Como moléculas bifuncionais, eles permitem uma interação entre as moléculas de MHC-II dos APCs e a região VB do receptor TCR de linfócitos, levando a uma intensa ativação de células. Tal ativação pode promover diferentes consequências, como proliferação, deleção ou indução de anergia celular. Eles podem ser expressos por bactérias, vírus e alguns micoplasmas. 
	Os superantígenos bacterianos mais conhecidos são as exotoxinas pirogênicas produzidas pelo Staphylococus aureus e Streptococus pyogenes.

Outros materiais