Buscar

Émile Durkheim

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Émile Durkheim – Solidariedade Mecânica e Solidariedade Orgânica
1) Qual a relação entre independência dos indivíduos e a divisão do trabalho social?
A divisão do trabalho ultrapassa o âmbito dos interesses econômicos, porque ela consiste no estabelecimento de uma ordem social e moral. Os indivíduos são ligados uns aos outros, de tal forma que, sem isso, seriam independentes; em vez de se desenvolverem separadamente, eles ajustam seus esforços; eles são solidários, por meio de uma solidariedade que não age somente nos curtos períodos em que se trocam serviços, mas que se estende muito além.
2) O que é solidariedade e qual o seu papel social?
Solidariedade liga o indivíduo com a sociedade; não consiste somente numa ligação geral e indeterminada do indivíduo ao grupo, mas torna também harmônicos os pormenores dessa conexão. Como os objetos coletivos são sempre os mesmos, sempre têm os mesmos efeitos. Sua função é manter intacta a coesão social, ao manter a consciência coletiva em toda a sua vitalidade. Se negada, perderia sua força se uma reação emocional da comunidade não vier compensar essa parte, ocorre o relaxamento da solidariedade social.
3) O que é solidariedade mecânica?
A solidariedade mecânica considera mais importante a consciência coletiva superior à consciência individual, suprimindo – por assim dizer – a personalidade do indivíduo. Ou seja, o indivíduo é uma coisa da sociedade e a consciência individual é uma simples dependência do tipo coletivo e todos os indivíduos são parecidos. Necessidade de um conjunto de crenças e sentimentos comuns a todos os membros mais ou menos organizados.
4) Onde encontramos a solidariedade mecânica?
Sociedades em que não há divisão do trabalho, ou seja, sociedades consideradas primitivas ou pré-capitalistas, como clãs e tribos.
5) Explique se a solidariedade diminui ou cresce conforme aumenta o excedente produtivo de uma dada sociedade.
Quando há o excedente produtivo, a sociedade começa a dividir o trabalho, levando de uma solidariedade mecânica a uma solidariedade orgânica, o que é uma redução do poder coercitiva a consciência coletiva, o que leva ao próprio interesse das sociedades capitalistas. O que leva, a uma aproximação com a solidariedade proposta por Durkheim.
6) O que é solidariedade orgânica?
Sociedade que possui divisão de trabalho, mais desenvolvida se comparada à solidariedade mecânica; indivíduos diferentes, possibilidade de cada um possuir sua própria personalidade e esfera de ação, com a consciência coletiva deixando espaço para a consciência individual. A  coesão resultante dessa solidariedade é mais forte. É dependente da sociedade, porque é dependente das partes que a compõem.
Em resumo, as diferenças entre as solidariedades orgânica e mecânica:
 
7) Explique a divisão do trabalho social.
A Divisão do trabalho social para Durkheim era uma forma de livrar a sociedade da anomia e aproximá-la de uma sociedade cujas funções sociais fossem o mais próximo possível das funções dos órgãos num organismo vivo, existindo assim uma solidariedade orgânica, sem que haja somente a repetição das consciências coletivas e sim um desenvolvimento maior do indivíduo em prol da sociedade. Pelas palavras de Durkheim: “É a esse estado de anomia que devem ser atribuídos, como mostraremos, os conflitos incessantemente renascentes e as desordens de todo tipo de que o mundo econômico nos dá o triste espetáculo. Porque, como nada contém as forças em presença e não lhes atribui limites que sejam obrigados a respeitar elas tendem a se desenvolver sem termos e acabem se entrechocando, para se reprimirem e se reduzirem mutuamente.(…) As paixões humanas só se detêm diante de uma força moral que elas respeitam. Se qualquer autoridade desse gênero inexiste, é a lei do mais forte que reina e. latente ou agudo, o estado de guerra é necessariamente crônico.” (DURKHEIM, VII: 2004)
8) Por que ocorre a preponderância progressiva da solidariedade orgânica?
O progressivo crescimento da solidariedade orgânica está ligado a diversidade de valores sociais, a consciência coletiva perde espaço quando os indivíduos expressam interesses diferentes. À medida que a consciência coletiva se afrouxa, os indivíduos passam a não compartilharem dos mesmos valores e crenças sociais,dando espaço à consciência individual que expressa o que temos de pessoal e distinto. Esse crescimento é evidenciado nas sociedades modernas, em especial nas sociedades complexas capitalistas.
9) O que é anomia social?
O significado de anomia está presente a ideia da falta ou abandono das normas sociais de comportamento. Assim sendo, pode-se afirmar que a anomia indica desvio de comportamento, que pode ocorrer por ausência de lei, conflito de normas, ou ainda desorganização pessoal.
10) Para Durkheim, quando ocorre uma situação de anomia social?
a) A sociedade moderna, para poder atingir os seus fins, inclusive de produção e sobrevivência, precisa organizar-se;
b) Organização impõe divisão de trabalho ou tarefas;
c) A divisão de tarefas produz especialização;
d) A especialização ocasiona isolamento dentro do grupo, motivando, por sua vez, um enfraquecimento do espírito de solidariedade do grupo global;
e) O enfraquecimento desse espírito de solidariedade acarreta uma influência dissolvente e, por via de consequência, o comportamento de desvio.

Outros materiais