Buscar

Corpus Juris Civilis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Corpus Juris Civilis
Após a divisão do Império Romano, a invasão dos bárbaros destruiu o Império Romano do Ocidente. Os romanos do Oriente formaram o Império Bizantino, cujo principal imperador foi Justiniano. Este, por sua vez, agrupou e selecionou o que de mais importante havia sobre o Direito, como Constituições e pareceres dos principais jurisconsultos da época (como Gaio, Ulpiano), realizando uma compilação nomeada Corpus Iuris Civilis. 
O Corpus Juris Civile é a reunião das compilações de Justiniano (Código Velho, Digesto,Institutas, Codigo Novo e Novelas. Inicialmente deominado Corpus Juris, recebeu a nova denominação para diferenciá-lo do Corpus Jus Canoni. 
O Corpus Juris Civilis ( Corpo do Direito Civil) é formado pela reuniao dos seguintes livros: Codigo Antigo, Digesto, Institutas, Codigo Novo e as Novelas.. 
O Corpus Iuris Civilis (Corpo de direito civil) é uma obra jurídica fundamental, publicada entre 529 e 534 por ordens do imperador bizantino Justiniano I. Em 527 d.C., sobe ao trono em Constantinopla, Justiniano, que inicia ampla obra militar e legislativa 
Segundo Cretella Junior- Curso de Direito Romano, 30ª ed. - O periodo bizantino começa após a morte de Justiniano, 565dC, e vai até, 1453 dC, a "queda de Constantinopla". Justiniano II viveu sob o periodo bizantino; mas não foi ele que tratou de "encomendar" o corpus juris civilis.

Outros materiais