Buscar

Av2 Sociedades Ágrafas e História Antiga

Prévia do material em texto

A mulher na história parece que foi, durante um extenso período, esquecida ou relegada a papéis secundários ou irrelevantes. Pensando as sociedades primitivas, como podemos definir uma sociedade matricêntrica?
Alternativas:
a)
Sociedades matricêntricas são aquelas que têm a figura feminina como centro, ou seja, não era uma dominação da mulher, mas, tudo girava em torno dela.
 Alternativa assinalada
b)
As sociedades primitivas tinham a mulher como a responsável por gerar e cuidar dos filhos e das atividades domésticas, por isso, as mulheres eram consideradas inferiores.
c)
Sociedade matricêntrica é aquela em que a mulher ocupa um papel de destaque e poder, controla as organizações sociais e são responsáveis pelas atividades mais perigosas como a caça e a proteção da aldeia.
d)
As sociedades primitivas tinham como foco apenas a alimentação e a moradia, sendo a mulher um ser de destaque porque cozinhava e alimentava a todos.
2)
Sobre as mulheres e seu papel na história, aparece a figura das Candaces. Quem eram e qual seu papel na sociedade que viviam?
Alternativas:
a)
As candaces eram jovens virgens que eram oferecidas em sacrifício aos deuses, para que as colheitas fossem produtivas.
b)
As candaces eram sacerdotisas que atuavam nos templos gregos, como servas da Deusa e também como meretrizes.
c)
As candaces faziam parte de uma dinastia de rainhas, mulheres lideravam o reino, eram guerreiras, organizavam exércitos.
 Alternativa assinalada
d)
As candaces eram como chamavam as esposas de alguns políticos, que eram responsáveis por zelar da boa imagem dos maridos.
3)
É difícil abordar um único aspecto da figura feminina, posto que existissem, assim como hoje, identidades diversas entre estas mulheres. Sobre a mulher esposa na Grécia Antiga, podemos afirmar:
Alternativas:
a)
A mulher-esposa gozava de certa liberdade, podia administrar o dinheiro do marido e sair sempre que desejasse.
b)
A mulher-esposa é a designada a gerar os filhos, legítimos, os que serão mais tarde cidadãos.
 Alternativa assinalada
c)
A mulher-esposa era aquela que podia participar da rotina política das cidades gregas.
d)
A mulher-esposa desfrutava da liberdade de participar das festas e eventos sociais, mesmo sem a presença do marido.
4)
Sobre as mulheres na Grécia Antiga, considere as afirmativas a seguir:
I. As filhas adolescentes ficavam sobre a guarda de seu pai até o dia de seu casamento, que, aliás, era arranjado por ele, e a partir daí passa a ser controlada pelo esposo.
II. A mulher grega, mais especificamente a ateniense, que vivia nas cidades, principalmente as pertencentes à elite, não tinham uma vida social muito ativa, ficavam a maior parte do tempo dentro de suas casas.
III. Diferente das atenienses, as mulheres espartanas já possuíam um certo destaque na sociedade. A espartana era reconhecidamente importante para a sociedade, pois ela gerava e criava os futuros cidadãos.
Assinale a alternativa que apresenta as proposições corretas:
Alternativas:
a)
I e II.
b)
I e III.
c)
II e III.
d)
I, II e III.
 Alternativa assinalada
5)
Considere a definição a seguir:
Organização social onde o chefe da família, o pai, detém influência sobre os demais membros, mulher e filhos. E também em âmbito geral, sociedade governada por homens descendentes dos fundadores da cidade. De forma mais simples, onde o homem detém o controle sobre as mulheres e sua prole e demais membros da sociedade conforme sua posição social.
Esta definição refere-se à:
Alternativas:
a)
Organização das Póleis.
b)
Sociedade Patriarcal.
 Alternativa assinalada
c)
Organização advinda dos profetas.
d)
Sociedades Primitivas.

Continue navegando