Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL E GERENCIAL
Sistema de Informação Contábil e ERP
a) Enterprise Resource Planning (ERP) pode ser traduzido como “Planejamento dos Recursos da Empresa”, que nada mais é do que um software de gestão empresarial cujo o objetivo é a automatização dos processos manuais, armazenagem e visualização dos resultados. Como cada departamento da empresa necessita de uma ferramenta para gerar relatórios e executar tarefas rotineiras, o ERP se apresenta como uma ferramenta fundamental, centralizando todo o fluxo de trabalho e alinhando a comunicação entre os departamentos, o que facilita na tomada de decisão da administração.
O principal objetivo do sistema ERP, é organizar todo o volume de informação gerada pela empresa, auxiliando todos os departamentos em diferentes frentes. Essa integração permite que a empresa tenha um fluxo único de informação, processos automatizados, flexibilidade para se adaptar a diferentes negócios e o acompanhamento dos dados em tempo real, o que possibilita decisões mais ágeis.
A maioria dos sistemas ERP atuais trabalham na nuvem, permitindo o armazenamento e compartilhamento seguro e criptografado, em alguns casos ele pode ser instalado em servidores locais. O sistema ERP consegue identificar a troca de dados entre setores em tempo real, além disso consegue facilmente bloquear entradas suspeitas com o uso automatizado de firewalls. Ao contratar um sistema ERP a empresa adquire um software que necessita ser adaptado (moldado) para sua gestão, portanto a escolha do sistema ERP deve ser analisada, buscando um sistema que mais se adapte ao seu segmento.
b) Conforme mencionado anteriormente o sistema ERP precisa ser adaptado para rotina da empresa, isso ocorre também na parte contábil da empresa, principalmente na contabilidade gerencial. Segundo Padoveze (2019) a parametrização deve incluir, taxas de impostos aplicáveis, regras de cálculos, tratamentos fiscais especiais, entre outros. Ele deve permitir que a rastreabilidade das informações para fins de auditoria interna e externas sejam confiáveis e destinadas aos usuários a quem compete a informação. Os relatórios e demonstrações contábeis gerados pelo sistema ERP é fundamental para a avaliação da saúde financeira e desempenho de uma empresa.
REFERÊNCIAS:
PADOVEZE, Clóvis Luís. Sistemas de Informações Contábeis: fundamentos e análise. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2019. 339p.

Mais conteúdos dessa disciplina