Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI
PRÁTICA PROFISSIONAL 
LEME/SP
ELABORAÇÃO DA PRÁTICA PROFISSIONAL
CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI
MARIA JOSÉ FRANCO DA SILVA
PRÁTICA PEDAGÓGICA 
 PROFISSIONAL – O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS EM SALA DE AULA
Trabalho apresentado a disciplina Prática Profissional, do Centro Universitário FAVENI, no Curso de LICENCIATURA EM LETRAS EAD, como pré-requisito para aprovação.
LEME/SP
2024
1. TÍTULO - O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS EM SALA DE AULA
"A tecnologia é uma poderosa ferramenta que transforma a sala de aula em um universo de possibilidades, onde o conhecimento é amplificado, o aprendizado é potencializado e as fronteiras do conhecimento são constantemente expandidas."
2. APRESENTAÇÃO 
Os recursos tecnológicos são mutáveis e é o sujeito quem decide o que fazer com esses recursos. A nova tecnologia não é um fator isolado. Ela está presente nas transformações da vida, no meio sócio-político e cultural, no mercado de trabalho, nos relacionamentos, nos ideais, esperanças e sonhos. Cabe ao educador fazer escolhas coerentes com relação ao lugar apropriado e metodologia de aplicação da tecnologia. Essas escolhas são fundamentais para que a sociedade possa conquistar, gradativamente, domínio das ferramentas oferecidas pela informática, tendo a sensibilidade ética e social de que as nossas instituições de ensino formam a maioria dos "futuros cidadãos" deste país. 
As tecnologias estão aqui, no tempo presente, e não vão embora. Nossa tarefa como educadores é assegurar que, ao entrar na sala de aula, ela esteja lá por razões políticas, econômicas e educacionalmente criteriosas. Devemos estar conscientes, de que o futuro que a tecnologia promete para nossos estudantes é real, não fictício. Retomando o processo histórico no contexto educacional, facilmente percebe- a se tecnologia presente na atualidade, viabilizando as mudanças educacionais, a forma de lidar com o ensino/aprendizagem principalmente, o papel do professor diante das novas tecnologias.
Em um passado não muito distante, a educação utilizava uma metodologia mecânica, muito autoritária em que professor era apenas o detentor e o transmissor do conhecimento, sem levar consideração a subjetividade de cada um.
Com a chegada da era digital, a educação deu um salto, o acesso conhecimento tornou- ao se algo muito fácil, pois os recursos e ferramentas disponíveis contribuem de forma significativa para o desenvolvimento de novas habilidades. 
A transformação digital possibilita avanços, mas, ao mesmo tempo, exige mudanças que o ser humano precisa estar disposto a fazer para se adaptar aos novos desafios em diversos setores da sociedade, inclusive, no setor educacional. 
A educação é reconhecida como base de sustentação de uma sociedade e, de forma geral, é a grande expectativa da transformação social. Acredita-se que por meio dela o ser humano poderá conquistar o seu espaço e construir um mundo mais favorável.
A educação é o setor que pode oferecer a um país e a toda humanidade o equilíbrio necessário para a implantação de um mundo mais justo. Diante de tal importância, aderir aos avanços tecnológicos na educação significa, para o 
professor, investir em si próprio e possibilitar ao outro o acesso à informação e conhecimento, ao transformando-o e permitindo que ele próprio seja o agente transformador de ambas histórias.
Os recursos tecnológicos da era moderna podem ser considerados pelo professor como um facilitador da aprendizagem, um dispositivo a mais, capaz de despertar o interesse pelas diferentes áreas do conhecimento. 
Apesar de existir quem acredita que a tecnologia representa uma ameaça para o professor, basta enxergar que, recentemente, ouvia- dizer que ele seria substituído pelos recursos se tecnológicos e que deixaria de existir de modo presencial. Mas isso não aconteceu. 
Isso porque o papel do professor diante de novas tecnologias é imprescindível, ele tornou-se o elo entre ensino/aprendizagem, ou melhor, ele facilita a aquisição do conhecimento a partir das ferramentas tecnológicas. 
Nesse cenário da era digital, é interessante que professores percebam que o mundo evoluiu e que o jeito de fazer educação hoje não é o mesmo de outrora. Diante desta realidade, eles precisam trabalhar em conjunto com a tecnologia, contribuindo de forma significativa com o aprendizado dos alunos. 
Acredita-se que é por meio da educação que a sociedade poderá vencer as desigualdades sociais, preconceitos e injustiças. Enfim, o papel do professor diante das novas tecnologias ganha mais força, uma vez que ele é o mediador e desse processo e não mais detentor do conhecimento.
Sabendo utilizar as ferramentas tecnológicas, transformando a sua postura, quebrando os paradigmas estabelecidos a priori com qualificação profissional e compromisso, não há o que temer, pelo contrário: o seu papel te terá sempre o lugar de destaque.
3. OBJETIVOS 
Gerais: 
· Apresentar como novas tecnologias podem auxiliar o professor sala as em de aula; 
· Benefícios do uso das novas tecnologias salas de aula em sala de aula; 
· Apresentar como Tecnologias educacionais expandem a experiência de aprendizado, tornando o ensino mais dinâmico e interativo para os alunos. 
· A tecnologia pode ser uma grande aliada no desenvolvimento docente, ampliando e aprimorando as competências dos professores, 
· Compreender e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar por meio das diferentes linguagens e mídias, produzir conhecimentos, resolver problemas e desenvolver projeto. 
Específicos 
· Valorizar a leitura como fonte de informação, via de acesso aos mundos criados pela literatura e possibilidade de fruição estética, sendo capazes de recorrer aos materiais escritos em função de diferentes objetivos; 
· Compreender os textos orais e escritos com os quais se defrontam em diferentes situações de participação social, interpretando-os corretamente e inferindo as intenções de quem os produz; 
· Expandir o uso da linguagem em instâncias privadas e utilizá-las com eficácia em instâncias públicas, sabendo assumir a palavra e produzir textos - tanto orais como escritos - coerentes, coesos, adequados a seus destinatários, aos objetivos a que se propõem e aos assuntos tratados; 
· Valer-se da linguagem para melhorar a qualidade de suas relações pessoais, sendo capaz de expressar seus sentimentos, experiências, ideias e opiniões, bem como de acolher, interpretar e considerar tais aspectos relativamente aos outros colegas, contrapondo-os quando necessário, 
· Desenvolver atitude e posturas críticas em relação ao próprio desempenho e ao desempenho de colegas, no que tange a aspectos formativos e informativos de seu rendimento escolar, contribuindo para a sua capacidade de socialização e também para a elevação da própria autoestima.
4. METODOLOGIA 
As ações deste projeto exigirão permanência do aluno na escola, findo o horário regular das aulas, no turno matutino -para o que se faz necessária a adequação logística do ambiente escolar, no sentido de preparar uma infraestrutura que comporte tal permanência, visto que os selecionados para o projeto almoçarão e farão o lanche vespertino nas dependências da escola.
Após o almoço, os alunos terão aula de reforço escolar da língua portuguesa, visando tanto o resgate de conteúdos de séries anteriores quanto, na medida do possível, o acompanhamento das atividades de língua portuguesa da série atual do aluno, sendo que as aulas do reforço compreenderão a carga horária de duas horas semanais.
Após a aula de reforço escola de língua portuguesa, esses alunos ficarão responsáveis por prestar auxílio em algumas das rotinas escolares, de abrangência administrativa e pedagógica, voltadas ao atendimento dos alunos das séries iniciais desta Instituição de Ensino, estando este trabalho sob a orientação da supervisão pedagógica e dosgestores escolares. 
Os componentes curriculares envolvidos no projeto são Língua Portuguesa, Ética e Cidadania. 
O público-alvo são os alunos de 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental diagnosticados, com alguma dificuldade cognitiva e/ou disciplinar relacionada às atividades do presente projeto
5. CRONOGRAMA 
O projeto será desenvolvido durante o dia 01 do mês de junho no ano de 2024, compreendendo o atendimento dos alunos selecionados da seguinte forma: sendo uma hora e quinze minutos destinados ao intervalo de almoço, duas horas destinadas ao reforço escolar em língua portuguesa, vinte minutos para o lanche v espertino e apoio nas atividades lúdicas de intervalo a o turno vespertino (séries iniciais) e uma hora destinada à ação "Aprendiz de Educador".
6. RECURSOS NECESSÁRIOS 
O projeto envolve recursos humanos como professor, supervisão pedagógica e direção da escola, além de recursos materiais que englobam a infraestrutura escolar como material pedagógico (quadro branco, pincéis, caderno, lápis, borracha, caneta, cola, tesoura, cartolina, resmas de papel, material de leitura e material de recorte), televisão, aparelho de DVD e/ou datashow.
7. RESULTADOS ESPERADOS 
A avaliação será feita de forma global, processual e contínua, com a participação da equipe de professores, da supervisão pedagógica, da direção escolar e também da família, ao longo do ano letivo, envolvendo a análise das atividades produzidas e o crescimento pessoal de cada aluno, de forma a considerar o grau e a qualidade participação individual dos envolvidos. 
Observações sobre o desenvolvimento e avanços dos alunos serão registradas pela professora individualmente para auxiliá-la no planejamento das intervenções didáticas, possibilitando assim efetuar comparações com resultados futuros e facilitar a construção de relatório descritivo individual, que poderá ser discutido nas coordenações coletivas
8. REFERÊNCIAS 
ALMEIDA, M. E. B. Informática e formação professores. Coleção Informática para a mudança na Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2000. p.12-36. Disponível em: . Acesso em: 21 abr. 2024. 
ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica. São Paulo: Loyola, 1994. 
ALMEIDA, Aline Marques da Silva. A importância do lúdico para o desenvolvimento da criança 13/01/2024. 
ANTUNES, C. Jogos a estimulação das múltiplas Inteligências. Petrópolis. Rio de Janeiro. 1998.FANTACHOLI, Fabiane Das Neves. O Brincar na Educação Infantil: Jogos, Brinquedos e Brincadeiras Olhar Psicopedagógico. 
BARBOSA, Walmir de Albuquerque. A Teoria para compreender a sociedade informatizada. (Ano 1996). Disponível em: .Acesso em: 20 mai. 2024. 
BRASIL, Ministério da Educação. Lei nº 8.069, de 13 /07 /1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do adolescente.BRASIL, 1998, V2. P.22 
DALLABONA, S.R; MENDES, S.M.S. Ludicidade na educação Infantil: Jogar, brincar, uma forma de educar. ICPG, 2018. Disponível em: acesso em:26/05/2019. 
- DO CARMO, C.P.et al. A Ludicidade na Educação infantil: aprendiz agem e dese nvolvimento. UFMS, 2017. 
RELATÓRIO FINAL DO PROJETO DE INTERVENÇÃO
PROJETO DE INTERVENÇÃO: O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS EM SALA DE AULA
Este relatório tem como objetivo apresentar os resultados e conclusões do projeto de intervenção sobre o uso de recursos tecnológicos em sala de aula. O projeto teve como finalidade investigar a forma como esses recursos são utilizados pelos professores e quais as vantagens e desvantagens que eles trazem para o processo de ensino e aprendizagem.
O projeto foi realizado em uma escola de ensino fundamental, com a participação de cinco professores de diferentes disciplinas. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para embasar teoricamente o projeto. Em seguida, foram aplicados questionários aos professores, a fim de identificar como eles utilizam os recursos tecnológicos e como percebem seu impacto na sala de aula. Também foram realizadas observações em sala de aula, a fim de verificar o uso efetivo desses recursos pelos professores.
Os resultados obtidos demonstraram que a maioria dos professores utiliza recursos tecnológicos em suas aulas de forma regular. Esses recursos incluem o uso de computadores, tablets, projetores e internet, por exemplo. No entanto, foi constatado que alguns professores ainda têm dificuldades em utilizar determinados recursos, o que acaba limitando seu uso efetivo em sala de aula.
Os professores destacaram diversos benefícios do uso de recursos tecnológicos em sala de aula, tais como a motivação dos alunos, a possibilidade de acesso a informações atualizadas, a diversificação dos métodos de ensino e a interatividade nas atividades. Além disso, eles ressaltaram a importância de preparar previamente as aulas, a fim de utilizar os recursos de forma adequada e eficiente.
Apesar dos benefícios evidenciados, também foram identificadas algumas dificuldades no uso de recursos tecnológicos em sala de aula. Dentre elas, destacam-se a falta de infraestrutura adequada, como salas de aula equipadas e acesso à internet, e a falta de capacitação dos professores para utilizar os recursos de forma eficiente. Além disso, alguns professores mencionaram a dependência excessiva dos recursos tecnológicos, o que pode limitar a criatividade e autonomia dos alunos.
Com base nos resultados obtidos, conclui-se que o uso de recursos tecnológicos em sala de aula traz inúmeras vantagens para o processo de ensino e aprendizagem. No entanto, é necessário investir em infraestrutura e em capacitação adequada dos professores para que esses recursos sejam utilizados de forma eficiente e sejam realmente significativos para os alunos. É importante também que haja um equilíbrio entre o uso de recursos tecnológicos e outras estratégias pedagógicas, a fim de garantir a diversificação das metodologias e estimular o desenvolvimento das habilidades dos alunos.
Com base nos resultados e discussões realizadas, algumas recomendações podem ser feitas para a melhoria do uso de recursos tecnológicos em sala de aula:
- Investir em infraestrutura, garantindo que todas as salas de aula tenham equipamentos adequados e acesso à internet.
- Promover a capacitação dos professores, oferecendo formações, cursos e workshops sobre o uso eficiente de recursos tecnológicos.
- Estimular o planejamento prévio das aulas, a fim de garantir que os recursos tecnológicos sejam utilizados de forma adequada e alinhados aos objetivos de aprendizagem.
- Incentivar a criação de atividades que promovam a interação entre os alunos e o uso colaborativo dos recursos tecnológicos.
- Estabelecer parcerias com instituições e empresas que possam fornecer suporte técnico e recursos tecnológicos para a escola.
Espero que este relatório possa contribuir para a reflexão e aprimoramento do uso de recursos tecnológicos em sala de aula, visando sempre o aperfeiçoamento da qualidade da educação
CARTA DE APRESENTAÇÃO
Pirassununga, 30 de maio de 2024
Ilmo. (a) Sr. (a) Diretor (a)
SILVIO RIVA JUNIOR
Servimo-nos desta para apresentar o (a) Sr (a). Maria José Franco Da Silva, aluno (a) do (a) Curso de 2ª Licenciatura em Letras - EAD. 
Solicitamos a colaboração de V.Sa. no sentido de que seja autorizada a realização das Atividades Práticas nesta Instituição, em cumprimento das exigências curriculares, facilitando-lhe a oportunidade de vivenciar a realidade educacional, condição imprescindível para futura atuação profissional.
Sem mais para o momento,
DECLARAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO
Declaramos para devido fins que Maria José Franco Da Silva, inscrito (a) no CPF nº 139.568.478-22, portador (a) do RG nº 23. 730. 479 - X, realizou a Prática Pedagógica nos dias (s) 01 à 25 no mês de Junho de 2024 na instituição SRJ CENTRO EDUCACIONAL DE ENSINO LTDA, CNPJ ou Número da portaria 45.899 914.0001/74. 
_______________________________________________________________
	Assinaturapor extenso do (a) responsável da instituição. 
(Diretor (a), Vice-diretor (a) ou Coordenador)
Carimbo do responsável Carimbo oficial da instituição 
image2.png
image3.png
image4.png
image5.png
image50.png
image6.png
image60.png
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina