Buscar

Respostas Prova Economia

Prévia do material em texto

CAP22 -Aponte algumas razões que justifiquem a privatização. Qual, em seu entender teria sido a razão fundamental?
O fim do estado produtor é a marca mais evidente para um grande motivo para as privatizações. Este status de estado produtor vinha da responsabilidade do estado no investimento e manutenção de infra- estrutura em setores muito importantes como a mineração por exemplo.
Outro grande motivo foram as crises econômicas de grandes dimensões cuja raiz para muitos está no próprio Estado, e no seu descontrole fiscal. Duas caracteríscas lineares que comprovam este fato é que;
1º tentativas de racionalização do controle financeiro e administrativo, e o inicio das privatizações de empresas públicas.
 2º As privatizações também tiravam do governo a responsabilidade do controle de preços, que passou a ser regulamentado por um ambiente concorrencial na economia nacional.
Mais alguns motivos são;
- Ineficiência das empresas públicas, por baixa qualidade em produtos e serviços
		-Crescente deterioração dos ativos, causada por inadequada manutenção
		- Desbalanceamento entre oferta e demanda, agravado por um viés preferencial por novos investimentos
Diminuição de grandes investimentos de longo prazo, no que diz respeito à manutenção e investimento em tecnologia das empresas até então estatais, num momento econômico desfavorável onde a dívida pública era crescente.
Necessidade de geração de receita para abatimento da elevada dívida estatal
Ao meu entender, o principal motivo foi a crescente dívida pública, que foi agravada não só pelas crises mas pela mas gestão das contas públicas, então vejo até certo ponto como tentativa desesperada de colocar a casa em ordem.
Diz-se que os planos de estabilização econômica das décadas de 80 e 90 continham medidas ortodoxas e heterodoxas no combate à inflação. Fale sobre as características das correntes ortodoxas e heterodoxas.
As medidas heterodoxas começava com o destaque em pacote fiscal que visava ampliar arrecadação e a vinculação de alguns preços controlados. A hetorodoxia acreditava que a inflação não decorria de excesso de demana provocada pela emissão monetária, isso era decorrência e não ausa. Assim ela combatia sem o apelo de controle de demanda, não haveria necessidade de política recessiva. O congelamento de preços e salários é um tipo de medida característica

Continue navegando