Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

ANATOMIA
Docente: verônica Ferreira
Telencéfalo 
 Diencéfalo 
 Cerebelo
Telencéfalo
Diencéfalo 
Cerebelo
TRONCO ENCEFÁLICO
	Estrutura	Localização	Função principal	Principais componentes	Variações anatômicas
	Telencéfalo	Porção superior do encéfalo	Funções superiores (pensar, sentir, agir)	Córtex, lobos, núcleos da base, sistema límbico	Sulcos, giros e assimetria hemisférica
	Diencéfalo	Abaixo do corpo caloso	Integração sensorial e controle hormonal/autonômico	Tálamo, hipotálamo, epitálamo, subtálamo	Tamanho do tálamo, calcificação da pineal
	Cerebelo	Posterior ao tronco encefálico	Coordenação, equilíbrio, tônus muscular	Hemisférios, vermis, arbor vitae, núcleos profundos	Tamanho, número de folia, variação do vermis
SISTEMA URINÁRIO
RINS
Os rins são encontrados em número de dois no nosso corpo, 
Sendo eles os órgãos responsáveis pela produção da urina. 
Estão localizados junto à parede posterior do abdômen, abaixo do diafragma
Órgãos que filtram o sangue, são essenciais para a filtragem do sangue.
Dois órgãos em forma de feijão localizados na região lombar, responsáveis pela filtração e produção da urina. 
NEFRONS
ESTRUTURA RENAL
Unidade funcional básica do rim, responsável pela formação da urina.
Cada rim humano possui aproximadamente 1.200.000 néfrons.
A função do néfron é filtrar os elementos do plasma sanguíneo e eliminar através da urina as excretas indesejadas.
O néfron é constituído pelas seguintes partes:
Corpúsculo renal: em uma das extremidades do néfron, localiza-se a cápsula renal ou glomerular, onde em seu interior encontra-se o glomérulo capilar.
 Cápsula renal é uma camada de células epiteliais que envolve o glomérulo. O glomérulo capilar é um novelo de capilares sanguíneos. O conjunto da cápsula renal e glomérulo formam o corpúsculo renal.
Túbulo néfrico: a cápsula renal liga-se ao tubo néfrico. Este apresenta três regiões distintas: o túbulo contorcido proximal, a alça néfrica ou de Henle e o túbulo contorcido distal, que desemborca no ducto coletor.
Ducto Coletor: responsável por conduzir a urina produzida até o ureter.
CORPUSCULOS RENAL
CORPUSCULOS RENAL
É o aparelho de filtração do néfron e uma parte fundamental do sistema urinário, responsável por filtrar o sangue e remover resíduos para formar a urina. 
Ele é composto por duas estruturas principais: o glomérulo, que é um tufo de capilares sanguíneos, e a cápsula de Bowman, que envolve o glomérulo. 
PÉLVIS FEMININA
PÉLVIS FEMININA
O sistema urinário feminino é composto por:
Rins – localizados na cavidade abdominal, produzem a urina.
Ureteres – conduzem a urina dos rins até a bexiga.
Bexiga urinária – órgão muscular que armazena a urina.
Uretra feminina – canal que elimina a urina para o meio externo.
Na pelve feminina, encontramos as porções terminais dos ureteres, a bexiga e a uretra.
PÉLVIS FEMININA
PÉLVIS MASCULINA
PÉLVIS MASCULINA
 O sistema urinário consiste em rins, ureteres, bexiga e uretra . A uretra masculina tem o formato de um "S".
 O comprimento da uretra é de aproximadamente 15 a 20 cm.
 A próstata está localizada logo abaixo da bexiga e passa pela próstata.
 A próstata produz as secreções nas quais os espermatozoides nadam e também contém o antígeno prostático específico, PSA. 
Os homens têm dois esfíncteres musculares (válvulas): o esfíncter interno (músculo liso), que impede a entrada do sêmen na bexiga, e o esfíncter externo (músculo estriado), que pode ser controlado voluntariamente para evitar a micção.
SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO
SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO
Os órgãos que compõem o sistema reprodutor masculino são: uretra, pênis, vesícula seminal, próstata, canais deferentes, epidídimo e testículos.
TESTICULOS
Os testículos são duas glândulas em formato oval, que estão situadas na bolsa escrotal. Na estrutura de cada testículo encontram-se tubos finos e enovelados chamados "tubos seminíferos".
Nos testículos são produzidos os espermatozoides (células reprodutoras masculinas) e alguns hormônios.
O processo de formação dos espermatozoides é denominado de espermatogênese.
O principal hormônio é a testosterona, responsável pelo aparecimento das características sexuais secundárias masculinas, como os pelos, modificações da voz, etc.
EPIDIDIMO
Os epidídimos são canais alongados que se enrolam e recobrem posteriormente a superfície de cada testículo. Corresponde ao local onde os espermatozoides são armazenados, após serem produzidos.
CANAL DEFERENTE
O canal deferente é um tubo fino e longo que sai de cada epidídimo. Ele passa pelas pregas ínguas (virilha) através dos canais inguinais, segue sua trajetória pela cavidade abdominal, circunda a base da bexiga e alarga-se formando uma ampola.
Recebe o líquido seminal originado da vesícula seminal. Estes canais atravessam a próstata, para receber o líquido prostático, e desemborcam na uretra.
O conjunto dos espermatozoides, do líquido seminal e do líquido prostático, constitui o “esperma” ou “sêmen”.
CANAL DEFERENTE
VESICULA SEMINAL
A vesícula seminal é formada por duas pequenas bolsas localizadas atrás da bexiga. Sua função é produzir o "líquido seminal".
Trata-se de uma secreção espessa e leitosa, que neutraliza a ação da urina, protege e auxilia os espermatozoides no caminho para a uretra.
O líquido seminal neutraliza a acidez da vagina durante a relação sexual, evitando que os espermatozoides morram no caminho até os óvulos.
VESICULA SEMINAL
PRÓSTATA
A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga que produz o "líquido prostático", uma secreção clara e fluida que compõe o esperma.
URETRA
A uretra é um canal que, nos homens, serve ao sistema urinário e ao sistema reprodutor. Começa na bexiga, atravessa a próstata e o pênis (sua maior porção) até a ponta da glande, onde há uma abertura. Por esta abertura que são liberados o sêmen e a urina.
É importante destacar que a urina e o esperma não são liberados juntos. Isso porque existe uma musculatura na bexiga, onde começa a uretra, que impede o processo.
URETRA
PÊNIS
O pênis é um órgão cilíndrico externo, que possui dois tipos de tecidos: cavernoso e esponjoso. Através do pênis são eliminados a urina (função excretora) e o sêmen (função reprodutora).
O tecido esponjoso envolve e protege a uretra, enquanto o tecido cavernoso, ao se encher de sangue, faz o pênis ficar ereto (rígido). Dessa forma acontece o ato sexual e, após estímulos, acontece a ejaculação.
A ereção, no entanto, não ocorre apenas como preparação para uma atividade sexual. Ela pode acontecer por diversos estímulos fisiológicos, por exemplo, quando a bexiga está cheia ou quando o homem tem um sonho à noite
PÊNIS
SISTEMA REPRODUTOR FEMININO
O sistema reprodutor feminino é formado por órgãos reprodutores internos e externos. Os órgãos internos consistem nos óvários, tubas uterinas, útero e vagina, 
Os órgãos externos são a vulva e o clitóris. 
OVARIOS
. Os ovários são pequenas estruturas com formato de amêndoas, nas quais os óvulos se desenvolvem e os hormônios sexuais femininos são produzidos.
Os ovários são envoltos externamente por uma camada de epitélio cúbico escamoso simples conhecida como mesotélio ovariano (uma extensão do peritônio), exceto no ponto de inserção do mesovário, que suspende o órgão. O ovário propriamente dito é revestido por uma espessa cápsula de tecido conjuntivo denso, a túnica albugínea, revestida por epitélio de superfície.
A maior parte do ovário é formado pelo córtex, onde os folículos ovarianos podem ser encontrados. A parte mais interna do ovário é uma camada altamente vascular conhecida como medula ovariana.
TUBA UTERINA
As tubas uterinas, também conhecidos como ovidutos ou trompas de Falópio, são um par de estruturas tubulares unidas ao útero que se estendem em direção aos ovários.
ÚTERO
Apresenta o formato de uma pera, sendo possível distinguir três porções: o corpo do útero, o fundo do útero e o colo do útero, também chamado de cérvice.O corpo do útero é a porção dilatada do órgão; a região superior é chamada de fundo do útero; e a porção que se abre na vagina é denominada colo uterino.
VAGINA
 é um canal tubular muscular e elástico que possui entre 10 e 15 centímetros de comprimento. Ela está localizada entre a bexiga e o reto, e atua como órgão feminino para a cópula sendo o local onde o sêmen é depositado. A vagina é também o canal pelo qual o bebê passa durante o parto normal.
CLÍTORIS
É formado por tecido erétil e destaca-se por ser uma região altamente sensível à estimulação devido à grande presença de terminações nervosas.
PEQUENOS LÁBIOS
Também chamados de lábios menores, são duas dobras sem pelos que apresentam um revestimento intermediário entre pele e mucosa. Eles delimitam a região onde está localizada a abertura da vagina e da uretra
VESTÍBULO
 é a fenda localizada entre os pequenos lábios, onde está a abertura da vagina e da uretra. No vestíbulo é possível observar as chamadas glândulas vestibulares, que secretam muco.
GRANDES LÁBIOS
Grandes lábios: também chamados de lábios maiores, são duas dobras de pele que recobrem uma grande quantidade de tecido adiposo. 
A superfície externa apresenta pelos. 
Eles circundam e garantem proteção ao restante da vulva.
ORGÃOS EXTERNOS
SISTEMA RESPIRATÓRIO
Laringe
 é um órgão em forma de cone, localizado no pescoço, que funciona como a "caixa de voz" e protege as vias aéreas. Suas principais funções incluem garantir a passagem de ar para a respiração, impedir que alimentos e líquidos entrem nos pulmões durante a deglutição e possibilitar a produção da voz através das cordas vocais. 
Suas principais funções incluem garantir a passagem de ar para a respiração, impedir que alimentos e líquidos entrem nos pulmões durante a deglutição e possibilitar a produção da voz através das cordas vocais. 
REFERÊNCIAS
NETTER, F. H. Atlas de Anatomia Humana. 8ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2022.
MOORE, K. L.; DALLEY, A. F.; AGUR, A. M. R. Anatomia Orientada para a Clínica. 9ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2023.
SOBOTTA, J. Atlas de Anatomia Humana. 26ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2021.
image2.png
image3.png
image4.png
image5.png
image6.png
image7.png
image8.png
image9.png
image10.png
image11.png
image12.png
image13.png
image14.png
image15.png
image16.png
image17.png
image18.png
image19.png
image20.png
image21.png
image22.png
image23.png
image24.png
image25.png
image26.png
image27.png
image28.png
image29.png
image30.png
image31.png
image32.png
image33.png
image34.png
image35.png
image36.png
image37.png
image38.png

Mais conteúdos dessa disciplina