Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

PLANO DE ATIVIDADE
	AUTOR
Mariane Oliveira Feitosa
	CAMPO DE EXPERIÊNCIA
1O eu, o outro e o nós
2.Corpo, gestos e movimentos
3.Traços, sons, cores e formas
4.Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações
5.Escuta, fala, pensamento e imaginação.
	INDICAR O GRUPO ETÁRIO
 Crianças de 04 a 05 anos
	OBJETIVOS E CÓDIGO DA BASE
(EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm 
diferentes necessidades e maneiras de pensar e agir.
(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
(EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
(EIA3CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
(EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.
(EI03TS03) Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.
(EI03EF02) Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, 
aliterações e ritmos.
	CONTEXTOS PRÉVIOS
É de extrema importante que as crianças tenham contato com instrumentos, os alunos devem escolher que tipos de instrumento querem fazer (deverá ser construídos instrumentos variados. Em uma pesquisa prévia com a escolar e
com os familiares das crianças, conseguimos doações. Pintamos os instrumentos produzidos pelas crianças para enriquecer a atividade realizadas 
pelas crianças.
É essencial fazer uma pesquisa prévia para conhecer um pouco mais sobre os instrumentos musicais e sobre a formação de construção dos instrumentos através disto a intenção de trabalhar com estes recursos, pois a musicalização nessa fase do desenvolvimento infantil estimula o aprendizado das noções básicas para estudar um instrumento como, por exemplo, a noção de ritmo, altura, timbre, entre outros conhecimentos, necessários para a aprendizagem de um instrumento musical. A bandinha também possui alguns instrumentos musicais de fácil acesso a ser tocado e aprendido.
	MATERIAIS
Pedaços de cabos de vassoura,
Tampinhas;
Colheres de plástico
Garrafa pet
Latas vazias
Caixa
Fita adesiva
Tinta
Cola
Detalhes de acabamento: sementes, grãos e pedras 
UNIDADE 3
ATIVIDADE DE APROFUNDAMENTO ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE ATIVIDADE
	ESPAÇOS
Poderá ser a própria sala de atividades ou biblioteca ou em outra sala ampla e até mesmo no pátio, que favoreça o melhor as crianças que os espaços da escola pode proporcionar). Disponha os instrumentos não exatamente em cantos separados, mas espalhados como se fosse a organização de uma banda. Distribuindo os materiais das crianças entre os instrumentos, para que tenham acesso aos materiais que podem estar sobre as mesas ou mesmo ao chão se for possível, providencie algumas estantes ou móveis que permitam a colocação dos materiais (uma alternativa são pendura nas arvores). Organize a proposta no local junto a eles, permitindo a exploração também desse instrumento.
	TEMPO SUGERIDO
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração
aproximada a 30 minutos, durante a toda semana.
	PERGUNTAS PARA GUIAR AS OBSERVAÇÕES DO PROFESSOR
Se seu aluno está mais atento e concentrado, sua percepção auditiva melhorou? Conseguiu desenvolver ritmos? Interage bem com os instrumentos produzidos e com o grupo? Se gostaram de criar seu próprio instrumento? Esses são dados interessantes a serem observados.
	ETAPAS (O QUE FAZER DURANTE A ATIVIDADE)
Produção de instrumentos musicais
1º Momento - Nessa atividade o(a) professor(a) deve incentivar às crianças a
construir instrumentos musicais com sucatas, para desenvolver a habilidade de 
fazer sonorização com esses materiais de acesso cotidiano. Deste modo, 
sugerimos aos professores que solicitem aos pais determinados materiais para 
construir uma banda musical. Exemplo: caixas, latas, cabos de vassouras, 
garrafas de plástico, entre outros. 
 Os materiais são trazidos para roda com a finalidade de as crianças 
experimentarem e tirar som de cada um. Depois vem o planejamento com elas 
e a exploração dos sons produzidos com cada material. Durante a atividade de 
sonorização o(a) professor(a) procurar refletir sobre os sons de cada objeto, 
fazendo algumas questões:
Como é o som da lata? (agudo);
Como é o som da caixa? (Grave) E da garrafa? (grave)
Podemos tocar devagar?
Podemos tocar rápido?
2º Momento: Nesse momento o professor em uma roda de conversa, será explicado as crianças sobre a possibilidade da criação de uma banda, e que os instrumentos utilizados serão todos de sucata, elaborados pelos alunos e pelo professor. Cada criança deverá escolher o instrumento que irá produzir e tocar. Depois deixá-las que explorem as possibilidades dos sons produzidos. Em seguida, os professores orientam as crianças para escolherem músicas para serem cantadas e tocadas por eles. Uma sugestão para essa aula é que ao final aconteça uma apresentação da bandinha para toda a escola.
	FINALIZAÇÃO
Avaliar se as crianças desenvolveram as atividades musicais de acordo com suas possibilidades pessoais, mediante as seguintes ações: organizaram as suas atividades conforme a orientação construída; deram sentido aos movimentos corporais, criando movimentos e sons; aperceberam a possibilidade de produzir sons com o próprio corpo e com os instrumentos construídos com sucata, criando diversos sons. É o momento de sinalizar às crianças que vão brincar mais um pouquinho e depois cada uma vai para junto de seu professor (se a atividade for realizada com a participação de outras turmas da escola). Enquanto se organizam e se deslocam para a sala, observe os movimentos, as reações e escute suas falas e expressões, buscando sentir o quanto esta experiência sonora os afetou e percebendo indícios para novas intervenções, em outros momentos de brincar nas instalações sonoras.

Mais conteúdos dessa disciplina