Buscar

Trabalho pronto

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Centro Universitário Internacional
Uninter
INFLUÊNCIAS ÉTICAS E FILOSOFICAS DE CAÇAPAVA
Juliana Lopes Batista RU: 1253393
Thays de Azevedo RU: 1229006
Turma: 2015\06 GD HISTÓRIA
  
 UTA – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
 FASE II Relatório de Portfólio da UTA
 Fundamentos da Educação - FASE II
Curso: Licenciatura em História
Tutor Local: SONIA 
Centro Associado: PAP TAUBATÉ - SP
  
Introdução
	A Caçapava de hoje surgiu em 1842, ano em que foi construída uma capela dedicada a São João Batista. 
Caçapava, foi criada para ser um descanso de tropeiros, e continua sendo um descanso para os viajantes e moradores da região, separando as grandes cidades do Vale do Paraíba: Taubaté e São José dos Campos. A cidade passou pelo ciclo cafeeiro como suas vizinhas mas, ao contrário das mesmas, não evoluiu junto com a Via Dutra. Conservou seu jeito pequeno e o clima rural que tanto agrada aos que moram em Caçapava.
	Essa gente que, por sinal, é o maior bem de Caçapava. Com a sua calma e alegria contagiantes, os caçapavenses fazem da cidade o descanso e a paz em meio a loucura das cidades grandes, recebendo seus visitantes com o calor típico dos pousos de tropeiros do antigo Vale.
Desenvolvimento
Origem
Demografia
Economia
Política
Cultura
Pontos Turísticos
Origem
	Em 1705, o fazendeiro paulista Jorge Dias Velho, casado com Sebastiana de Unhate, construiu a capela de louvor a Nossa Senhora da Ajuda no local denominado "cassapaba" (do tupi caassa = mato e paba = clareira, vereda).
	O nome foi dado devido à grande fenda natural que existe na serra do Mar nessa região e que é responsável pelos densos nevoeiros vindos do oceano Atlântico no período de inverno.
	Hoje esse lugar é conhecido como Caçapava Velha - considerada a Célula Mater da organização social, política, religiosa e cultural da futura cidade de Caçapava.
	Em torno da capela fixaram outros moradores, formando um povoado que, em 1814, foi elevada à freguesia subordinada a Taubaté. Do povoado partiram desbravadores e fundadores de outras cidades. 
	Dois dos mais conhecidos são: Francisco Barreto Leme do Prado, fundador de Campinas, e capitão Tomé Portes D'el Rei, fundador de São João D'el Rei, em Minas Gerais. Disputas políticas no povoado culminaram, em 1842, com deslocamento de um grupo contrário à situação para outro sítio alguns quilômetros distantes de Caçapava Velha, em terras doadas pelo fazendeiro coronel João Dias da Cruz Guimarães, onde foi construída uma capela em homenagem a São João Batista. 
	Em 1855 o novo arraial foi elevado à categoria de Vila, elevada à cidade em 1875, tornando-se município em 14 de abril de 1855.
	Então foi surgido um novo povoamento, deram impulso ao desenvolvimento de Caçapava
Demografia
Dados do Censo - 2010
População total: 84.752
Urbana: 72.517
Rural: 12.235
Homens: 41.996
Mulheres: 42.756
Densidade demográfica(hab./km²): 229,66
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 8,50
Expectativa de vida (anos): 74,88
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,01
Taxa de Alfabetização 95,84%
Economia
	
	Depois do café no final do século XIX, seguiu-se um período de estagnação econômica. A recuperação só ocorreu em meados do século XX com o cultivo do arroz e a introdução da pecuária de leite e acelerou-se na década de 1970 com a expansão das atividades industriais no município. Que por sua vez é até nos dias de hoje a maior atividade da cidade.
	
	Essas são algumas das indústrias de Caçapava: ADEZAN Ind Com Embalagens e Serviços Ltda, ALAMBIQUE do Antenor, BLUETECH, BRASQUÍMICA Produtos Asfalticos Ltd , CABLETECH Ind. Com. de Condutores Elétricos, CEA – Centro Empresarial Aeroespacial, CEBRACE Cristal Plano Ltda, Cerâmica BRUMATTI Ltda, CORTESIA Serviços de Concretagem Ltda, CPW Brasil Ltda, DVR Power Centers, FERNANDO D. Perez Belart, FLC Ind e Com Plásticos Ltda, Graúna Usinagem, Grupo Antolim (Intertrim, Iramec, Trimtec), HUBNER Sanfonas Industriais Ltda, INTRIERI Ind Com Ltda, IPA (TI Automotives), ITALSPEED Automotive, LEAR do Brasil Ind e Com de Interiores Automotivos, Mecânica Caçapava Ltda, Metal G Industrial, MWL Brasil Rodas & Eixos Ltda, N. PADOVANI Gomes & Cia Ltda, NESTLÉ Brasil Ltda, e outras.
Política
Zito Miranda (1988/1992)
Adilson Natali (1992/1996)
Paulo Roitberg (1997/2000)
Adilson Natali (2001/2004)
Carlos Vilela (2005/2012)
Henrique Rinco(2013/Atual)
Cultura
	
	Caçapava tem a tradição das festas religiosas, com destaque para as festas juninas, com danças culturais, quadrilhas e comidas típicas da região.
	
	Algumas delas: Festa de São Sebastião, Carnaval de blocos e marchinhas, Aniversário da cidade, Aniversário de Fornovo de Taro, Corpus Christi, Festa de São José Operário, Festa do Divino, Festa N. S. Boa Esperança, Festa de São Benedito, Festa São João de Caçapava, Festa do Balaio, Festa do Senhor Bom Jesus, Festa N. S. D’ajuda, Semana do Folclore, Festa da Primavera, Festa de N. S. da Piedade, Festa N. S. Aparecida, Festa de Finados, Comemorações de Natal.
	
	Essa cidade tem um doce peculiar que é bem famoso, a Taiada. Que é um doce feito a partir da Garapa (caldo da cana), com farinha de mandioca e gengibre que proporciona uma textura esfarelada e realça o sabor acentuado da especiaria. 
	A produção da Taiada é artesanal e uma tradição familiar passada de pai para filho principalmente nas áreas rurais de Caçapava no interior de São Paulo. Como o doce é feito com ingredientes de altos valores nutritivos, calóricos e de fácil transporte, ele era levado pelos trabalhadores rurais nas lavouras e por soldados do exército nas marchas para ser utilizado como fonte de energia durante o trabalho e o esforço, também para adoçar bebidas como café com leite. 
	
	O nome Taiada é uma corruptela de Talhada, nome verdadeiro do doce, mas ele carinhosamente ganhou sotaque caipira, ficando popularmente conhecido como "taiada.” "O caipira dizia o doce taiou”. Ninguém na cidade utiliza o nome correto bem como passou esse nome a definir quem nasce ou mora na cidade.
	
	Caçapava tem como símbolo sentimental um Jequitibá, uma grande e imponente árvore que acompanhou o desenvolvimento da cidade, mas não resistiu a ação do tempo e tombou em 1941. O clube Jequitibá e o jardim Jequitibá são homenagens a esse símbolo.
Pontos Turísticos
 
Parque Ecológico da Moçota
Localizado na Vila Menino Jesus, às margens do Rio Paraíba do Sul, foi inaugurado em 2000 e se caracteriza como um espaço de convívio com o meio ambiente para a população. É uma área verde municipalmente reconhecido por seu patrimônio histórico e natural.
 Museu de Armas e Troféus da Força Expedicionária Brasileira
No Museu do Exército Brasileiro de Caçapava encontram-se memórias da 2ª Guerra Mundial e lembranças
das lutas travadas pelos nossos soldados.
 Fazenda Modelo de Extração Mecânica de Leite
A cidade preserva o ar de antigamente, com suas propriedades rurais, como as fazendas cafeeiras que mantêm a tradição histórica, além de matas nativas, águas cristalinas e cachoeiras. 
Fundação Nacional do Tropeirismo
Igreja Matriz
Praça da Bandeira
Casa Kolbe
Museu Ipiranga
Museu Histórico e Pedagógico "Ministro José de Moura Resende"
Pousada dos Bandeirantes
Vila Caçapava Velha
.
Imagens
Igreja Matriz
Praça da Bandeira
Museu de Armas e Troféus da Força Expedicionária Brasileira
Conclusão
 	A cidade de Caçapava não mudou muito no decorrer desses anos, ela continua sendo uma cidade bem do interior. Mantendo algumas de suas tradições, costumes e cultura. E de braços sempre aberta para receber novos habitantes e indústrias. Mantendo o seu apelido de “cidade simpatia”.
Bibliografia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Caçapava
www.cacapava.sp.gov.br/portal/index.php/cidade/historia
www.portalvale.com.br/cidades/cacapava/historiadecacapava.php
www.explorevale.com.br/cidades/cacapava

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando