Buscar

Prova Tributário II

Prévia do material em texto

O fato gerador do IPI configura-se pela industrialização do produto e sua venda, por estabelecimento industrializador.
O Poder Executivo Estadual, sem convênio aprovado pela CONFAZ, publicou decreto alterando o Regulamento do ICMS, o qual entrou em vigor na data da publicação, revogando a base de cálculo reduzida de 50% que vigia para as vendas de remédios para pessoas de mais de 60 anos. Essa medida foi errada porque não respeitou nem o princípio da legalidade, nem o da anterioridade e muito menos o princípio da reserva constitucional do convênio.
A aplicação da não-cumulatividade do IPI não pode ser admitido crédito fiscal das matérias primas e insumos adquiridos com isenção, não tributados ou com alíquota zero.
A aplicação da não-cumulatividade do ICMS ( exceto serviços de comunicação e energia elétrica), o crédito fiscal pode ser admitido sempre que a mercadoria ingressada no estabelecimento estiver vinculada à atividade da empresa, mesmo que não venha a integrar fisicamente o produto final industrializado.
O fato gerador do ICMS são as operações de circulação de mercadorias e as prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação.
A cláusula seletiva do IPI é constitucionalmente obrigatória, não podendo haver um IPI sem que seja adotada a seletividade segundo a essencialidade dos produtos.
A cláusula seletiva do ICMS será obrigatória se o legislador ordinário estadual adotar.
Na substituição tributária progressiva, no âmbito do ICMS o incidente relativo à substituição deve ser restituído ao contribuinte substituído, se o fato gerador futuro e presumido não se realizar.
Nas relações de circulação de mercadorias em que há concomitante prestação de serviços incide sobre o valor total da operação, mercadorias mais serviços, se estes últimos não estiverem incluídos (branco) e forem fornecidos simultaneamente com mercadorias.
As alíquotas do IPI – tem que respeitar a anterioridade nonagesimal. (Letra C)
Fato Gerador do ISS – Letra B (Resposta mais longa e fala sobre atividade meio- fim)
Alíquota do ISS – 2% a 5% - Exceto para Construção Civil.

Continue navegando