Buscar

O IMPRESSIONISMO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O IMPRESSIONISMO
Uma tendência da arte
INTRODUÇÃO
O termo ‘Impressionismo’ foi criado por um crítico de arte, pelo pintor e escritor Louis Leroy, em 1874, ao comentar o quadro Impressão: Nascer do Sol, de Claude Monet. Definir este movimento não é fácil, mas o artista Eugéne Boudin o resumiu como um movimento que leva a pintura à pesquisa da luz total do espaço exterior.
Pode-se dizer que o Impressionismo foi uma tendência da arte, principalmente francesa, que dominou o fim do século passado. Investido de um realismo mais objetivo, foi uma reação ao romantismo da época. De certa forma, preparou o caminho para futuras manifestações artísticas. Revelou nomes importantes como Manet, Monet, Renoir, Pissarro, Van Gogh e outros, na área da pintura.
Características do Impressionismo
-Inspiração realista, pinta somente o que vê;
-Caráter eminentemente visual, não se interessa pelos valores subjetivos, psicológicos ou intelectuais, o impressionista é considerado um artista alienado dos problemas sociais;
- Natureza científica resultante de simples intuição artística, a princípio é comprovado por investigação no campo da física e química.
- Concepção dinâmica do Universo pelo constante fluir de luzes e cores, dinâmica do universo sob incessantes transformações. Para o impressionista nada existe na realidade de permanente estático.
Preferência pelos pintores em representar uma natureza morta do que um objeto.
Como trabalha um Impressionista ?
O pintor impressionista não está, a rigor, interessado no modelo como ser humano, isto é, no seu delicado complexo contexto de realidades materiais e espirituais. Suas intenções artísticas diante de uma pessoa, serão praticamente as mesmas diante de uma árvore, de um lago, de uma praia, porque sua preocupação exclusiva será observar e fixar as constantes e sutis modificações que a luz do sol produz nas cores da natureza. Coloca seu atelier ao ar livre, numa varanda, num terraço, num jardim, para que se possa receber diretamente a luz do sol. Esses pintores são os chamados PLEIN AIR, ao ar livre. Inovaram no modo de pintar, desenhar e pincelar. Chocam, naturalmente, a sensibilidade conservadora de outros artistas, da crítica e do público parisiense.
Princípios da pintura Impressionista
 A cor não é uma qualidade permanente na natureza, porque suas tonalidades estão constantemente mudando, sob a ação da luz solar.
 A linha não existe na natureza, é uma abstração criada pelo espírito do homem para representar suas imagens visuais;
 As sombras não são pretas nem escuras como foram convencionalmente representadas no passado, mas luminosas e coloridas;
 A aplicação dos contrastes das cores, com reflexos luminosos, segundo a lei das complementares;
A dissociação ou mistura ótica das cores em substituição à mistura das tintas na paleta .
Obras Impressionistas
 “As cores são minha obsessão, meu divertimento e meu tormento de todos os dias.”
Claudio Monet
Alfred Sisley, Le Pont à Villeneuve-la-Garenne, 1872 (A Ponte em Villeneuve-la-Garenne)
Alfred Sisley pintou a ponte e as margens do Rio Sena, no verão, que margeia a cidade de Villeneuve-la-Garenne. 
Camille Pissarro, Gelée blanche, ancienne route d'Ennery, Pontoise, 1873 (Geada Branca, antiga estrada de Ennery, Pontoise)
Pissarro escolheu pintar uma natureza simples, um campo coberto de geada no momento em que o sol nasce, e no qual um camponês caminha, carregando um feixe de lenha.
Claude Monet- Impression, soleil levant, 1872. (Impressão, nascer do sol).
Claudio Monet,
 Representou o nascer da manhã no porto de Havre, com uma névoa cerrada sobre o estaleiro e os barcos e as chaminés ao fundo da composição.
Pierre-Auguste Renoir, La Grenouillère, 1869 (A Grenouillère)
Esta tela representa a Grenouillère, restaurante às margens do Rio Sena e bastante frequentado pela fina sociedade da época. Este lugar foi escolhido como o preferido para se banhar e fazer passeios de barco no verão.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais