Buscar

trabalho Sociologia 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões (a partir do texto e de sua pesquisa)
 
1. Pesquise e responda: Qual o objeto de estudo da sociologia jurídica?
Esse campo de estudo conhecido como Sociologia Jurídica, ou Sociologia do Direito dedica-se a busca pela compreensão da organização e desenvolvimento de instituições, as formas de controle social empregadas, estudos de legislação, a interação entre culturas jurídicas diferentes, a construção social e debate de questões de cunho jurídico, as carreiras jurídicas e principalmente a relação entre direito e mudanças sociais, observando aplicabilidade, eficiência e obsolescência das leis. Embora sejam estes os principais alvos de análises dos estudiosos dessa área, não se pode limitar somente a isso sua atuação e suas temáticas.  Os objetos de pesquisa da Sociologia Jurídica mostram-se, na verdade, quase tão diversos quanto seus próprios pesquisadores que muitas vezes se originam das mais diversas áreas. Assim, uma forma de analisar se se trata de fato de uma pesquisa relacionada à Sociologia Jurídica é observar se os questionamentos direcionam-se a pensar a eficácia do direito na sociedade.
2. Defina investigações zetéticas do fenômeno jurídico.
O campo das investigações zetéticas do fenômeno jurídico é bastante amplo. Zetéticas são, por exemplo, as investigações que têm por objeto o direito no âmbito da Sociologia, da Antropologia, da Psicologia, da História, da Filosofia, da Ciência Política etc. Nenhuma dessas disciplinas é especialmente jurídica. Todas elas são disciplinas gerais, que admitem, no âmbito de suas preocupações, um espaço para o fenômeno jurídico.
3. Como explicar a presença da Sociologia num curso de Direito?
Partindo do principio que não existe um conceito univoco para o direito, mas sim diferentes concepções sobre o mesmo. escolas como a Exegese, Historica, Jusnaturalista, Positivista, Teologica, Sociologica, dentre outras denotam uma forma de ver e analisar o fenomeno jurídico, sob a pespectiva da sociologia o direito é um fato social (teoria criada pelo pai da sociologia Emile Durkheim), logo o direito se faz presente e inerente a toda e qualquer sociedade, quando se faz um nexo com o Direito Constitucional que se trata do conjunto de normas e princípios que cuidam da formação, organização, admnistração do Estado, buscando a tutela e salva guarda do direito individuais e coletivos, nota-se a integração desse ramo do direito sob a ótica da sociologia mostrando, que as constituições são o reflexo do dinamismo das relações sociais inerentes a uma da sociedade, o que leva a perceber que a sociologia permite fazer com que quem estuda o direito não se limite as leis, mas tenha uma visão holista e lexibilizada do fenomeno jurídico, causando assim uma forte influencia em conciliar as diferentes relações sociasi, políticas, economicas e culturais com o direito
4. Como se constituem estudos de criminologia, penalogia e teoria da legislação?
se constituem estudos de criminologia, penalogia e teoria da legislação? -A Criminologia consiste no estudo pluridisciplinar do fenómeno criminal, constituindo-se no cruzamento dos saberes sobre o crime, a desviância e os sistemas de controlo social. Trata-se, pois, de articular os conhecimentos de diferentes áreas científicas, bem como os seus métodos, para conhecer o crime, o delinquente, a vítima, a criminalidade e a reação social ao crime. - A Penalogia é parte da ciência criminal que estuda detalhada-mente as diversas escolas penais, os problemas filosóficos, religiosos e jurídicos referentes ao fundamento e aplicação da pena, como meio de repressão ou defesa da sociedade. 
5. Explique a diversidade jurídica no espaço geográfico e no tempo cultural por meio de uma  investigação zetética do fenômeno jurídico? Que conclusões esta análise evidenciou sobre o fenômeno jurídico na sociedade?
Em sociedade o homem não pode viver sem a observância de normas de conduta que regulem sua convivência com os demais. E já que a vida em sociedade foi empiricamente determinada como a mais eficiente forma de vida para o ser humano (o homem é um animal político, i.e., social), o indivíduo que não observa os preceitos destas tais normas de conduta simplesmente não pode viver em sociedade (generalização; o correto seria dizer não pode viver naquela uma sociedade.Agora, o que nos é dado fazer com essa proposição, que se tornou simplória a ponto de se integrar ao senso comum do homem médio? A princípio, pode-se tirar daí a ilação de que a norma é criada pelo grupo e destina-se a ser cumprida pelo indivíduo. E também, que a norma é que, a final, dá sustentação ao grupo social organizado, pelo seu papel de modelo de condutas humanas. Sendo o Estado uma das formas de grupamento humano possíveis – e, mesmo, a mais sofisticada forma de grupamento humano – pode-se concluir desta maneira que a observância da norma por cada indivíduo é a base de sustentação do Estado de Direito.O exame das conseqüências decorrentes das transformações sociais no âmbito da organização dos grupamentos humanos (transformações estas que se sucedem em velocidade vertiginosa) notadamente no âmbito do estado juridicamente organizado, encaradas sob o ângulo do conjunto normativo que dá sustentação a esses grupamentos é o objetivo final a que nos propomos nas linhas que seguem.  Para isso faz-se um exame da natureza jurídico-antropológica da norma de conduta, sua origem e destinação, para a final propor que sua aplicação se faça visando a fazer frente às tensões resultantes das oscilações de equilíbrio originadas por tais transformações, minimizando-as.

Outros materiais

Outros materiais