Buscar

Ética e Legislação Trabalhista e Empresarial pronto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ética e Legislação Trabalhista e Empresarial
A expressão “ética” vem do grego ethos que significa costume, ética e a ciência dos costumes, que tem como objetivo a moral. Moral vem do latim mores que tem a mesma definição de costumes, apesar de ser considerada como uma ciência. Podem-se concluir que apesar da identidade parecida entre ética e moral, ética e uma ciência e a moral e o objeto dessa ciência.
Ao falar sobre a ética, abordamos termos como o mal, o bem, o errado, o certo, o proibido, o permitido, o vício, a virtude, e outros mais. A grande questão e a seguinte: os valores morais de um grupo, de uma organização, enfim, de uma sociedade, devem ser definidos claramente para os indivíduos através de regras de conduta que mostra o que e ser ético para si e para os outros. De acordo com Saldanha (2002, p.5): valor é o conjunto de qualidade, utilidade, finalidade, propriedades de diferentes ordens como funcional, emocional, social, física, associados a uma realidade, situação ou condição de ordem coletiva ou pessoal.
Temos como campo de atuação da ética os problemas que são relacionados ao comportamento humano, tendo como meta diminuir o nível de conflito de interesses dentro de um grupo ou sociedade, a partir daí, ou seja, a partir da existência do comportamento humano, surge o que chamamos de dilemas morais.
Segundo Valle (2003, p.19): os dilemas morais estão ligados ao dia, dia de cada sociedade, o que nos permite dizer que um mesmo comportamento pode ser visto por sociedade como desprovido de moral, enquanto aos de outra sociedade pode ser considerado moralmente aceito.
Princípios da ética uma a responsabilidade o indivíduo deve ter um critério livre e imparcial na sua vida pessoal e profissional, não participando de conflitos de interesses, de discriminação, de situações injustas e desleais, a outra e o respeito, a cordialidade, a educação e o excelente relacionamento com as pessoas e ponto principal para que sejamos éticos e a lealdade, o ser humano necessita usar como aspecto a lealdade em qualquer das situações pessoais e profissionais, os conflitos, as discussões que possam prejudicar o seu comportamento.
Do mesmo jeito que a ética fixa as leis que determinam a conduta moral da vida pessoal e coletiva, a ética empresarial determina a conduta moral de uma empresa, seja ela privada ou pública. A ética empresarial da força a uma empresa. Aprimorando a sua reputação e tendo também um impacto positivo nos seus resultados, uma empresa que segue determinados padrões éticos vai crescer, e vai favorecer a sociedade, os seus clientes, fornecedores, sócios e funcionário até mesmo o governo. A ética empresarial e uma pratica de grande importância de uma empresa, como a responsabilidade social e responsabilidade socioambiental.
Um dos maiores ganhos da ética empresarial é que ela é valorizada e reconhecida pelo cliente, sendo criada uma relação de confiança, essa relação baseada no contentamento do cliente, vai aumentar os lucros para a empresa ajudando a que ela chegue aos seus objetivos, portanto, o credito com o cliente e uma coisa que demora bastante tempo para conseguir e pode se perder com um erro cometido a nível empresarial.
A ética empresarial e o motivo de ser de uma empresa, e as empresas que não trabalham de maneira ética, por exemplo, tentando lucrar com dinheiro fácil ludibriando os clientes, estão condenadas a falência. As empresas de sucesso e em fase de crescimento são empresas que tem um grande conhecimento de responsabilidade social realizando vários programas para essa área.
A responsabilidade social e um ganho do comportamento ético e mostra que a empresa se incomoda, que é solidaria e que não tem receio de se responsabilizar com causas sociais, assim a ética e responsabilidade social várias vezes andam lado a lado, e é uma grande estratégia de expansão de negócios.
A importância da Legislação Trabalhista e que: ela visa garantir os direitos dos trabalhadores para que não tenha abuso por parte do Empregador. Ex: carga horaria, horas extras com adicional, decimo terceiro salário, FGTS, registro de emprego, acidente de trabalho, aposentadoria e também em alguns casos participação nos lucros, uso obrigatório de EPI (Equipamento de Proteção Individual). A legislação garantes as empresas quanto aos empregados negligentes, aqueles que praticam faltas graves administrativas, podendo assim ser demitido por justa causa. 
Os direitos e deveres dos empregadores e empregados está em vigor na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), as convenções coletivas de trabalho, acordos e em várias leis especificas. Para melhor conduzir as conciliações, deve aprofundar no conhecimento da legislação trabalhista especialmente no contrato de trabalho e suas formas e tipos de rescisão.
O contrato de trabalho e o acordo tácito ou claro, celebrado entre o empregador e o empregado, com relação ao emprego não possui obrigatoriamente uma forma para ser concluído pode ser verbalmente ou por escrito. O contrato de trabalho deve ter as seguintes exigências: subordinação, onerosidade, pessoalidade, alteridade e continuidade. A subordinação do empregado ao empregador, o empregado deve acatar as ordens e ser subordinado economicamente, mediante remuneração.
A onerosidade relaciona –se com a contraprestação pecuniária cedida pelo empregador ao empregado em devido ao contrato de trabalho. Pessoalidade é um requisito que não depende do contrato de trabalho, é personalíssimo, ou seja, o empregado não pode ser substituído por outra pessoa. A continuidade, é a não ausência do serviço, ou seja, o empregado deve comparecer a empresa frequentemente por força de contrato de trabalho. 
Por fim, o vínculo empregatício para ser definido deve ter alteridade, o que consiste na prestação de serviço por conta e risco do empregador, trata-se de uma proteção ao empregado, assim podendo até participar dos lucros da empresa, no entanto não pode participar dos prejuízos.
Contrato por prazo determinado: considera-se por prazo determinado, o contrato cuja vigência dependa de termo prefixado ou da execução de serviço especificados, só será valido em se tratando de serviço cuja a natureza ou transitoriedade justifique a predeterminação do prazo de atividades empresariais de caráter transitório de contrato de experiência, não poderá ser estipulado por um por mais de dois anos, o contrato de experiência não poderá ultrapassar o prazo de 90 dias se for prorrogado mais de uma vez passará a vigorar sem determinação de prazo.
Considera-se por prazo indeterminado todo contrato que suceder, dentro de seis meses a outro contrato por prazo determinado, salvo se a expiração desse deste dependeu da execução de serviços especializados ou da realização de certos acontecimentos. 
 
 
 
http://www.significados.com.br/etica-empresarial
http://unipvirtual.com.br/material
https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090913201052AAIi

Outros materiais