Buscar

Atividade 1 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões de múltipla escolha. Há apenas uma alternativa correta. Cada questão vale 0.5 na AV1. Para responder as questões, utilize material do AVA e a bibliografia básica indicada.
A ideia de um novo pensamento econômico que retira a ênfase do processo de acumulação de capital pautado na exploração de metais preciosos e tem na terra, a partir da agricultura a fonte de riqueza, e que tudo o que ocorre depois deriva desta, sendo que as classes sociais que não estivessem envolvidas na agricultura são consideradas estéreis, é uma concepção:
Marxista
Fisiocrata
Liberal
Mercantilista
I. Para Smith, como o empresário deve enfrentar a concorrência, o montante de investimento que emprega no capital é fundamental para determinar o excedente de sua produção, ou seja, sua taxa de lucro. 
II. Para Smith, o trabalho é a fonte e medida de valor de todas as mercadorias. Apenas ele, o trabalho, é que determina o preço de todas as mercadorias ou a fonte do valor de troca.
III. O valor das mercadorias, para Smith é resultado da soma dos salários, renda da terra e do lucro.
Assinale a alternativa correta:
I e II
Apenas a II
Apenas a I e II
Apenas a I e III
I, II, III
Para Ricardo pode-se afirmar que:
I. Há uma tendência de uniformização da taxa de lucro entre os diversos capitalistas, já que o mercado altamente concorrencial limita a expansão das lucratividades individuais.
II. A maior taxa de lucratividade decorre da maior intensificação do trabalho e consequente redução de salários.
III. A lucratividade está sujeita apenas ao montante do capital investido e do seu tempo de maturação.
Assinale a alternativa correta:
I, II, III
Apenas a I e III
Apenas a I e II
Apenas a II e III
Para Marx:
Apesar dos preços das mercadorias serem reguladas pelo preço do trabalho, os preços das diversas mercadorias dependem do valor de troca no mercado. 
Apesar dos preços das mercadorias serem reguladas pelo preço do trabalho, os preços das diversas mercadorias não dependem do valor de troca no mercado. 
Apesar dos preços das mercadorias não serem reguladas pelo preço do trabalho, os preços das diversas mercadorias dependem do valor de troca no mercado. 
Os preços das mercadorias não são regulados pelo preço do trabalho e os preços das diversas mercadorias não dependem do valor de troca no mercado. 
A ideia de que o trabalho passou a ser subordinado pelo capitalismo e que o trabalho se converte em mercadoria ao ser submetido à exploração pelo capital ao apropriar da geração de valor gerada pelo trabalho é uma concepção de: 
Marx
Adam Smith
Ricardo
Malthus
ORIENTAÇÃO PARA O ENVIO DAS RESPOSTAS: NÃO ENVIE ARQUIVO ANEXO COM AS QUESTÕES RESPONDIDAS. ENVIAR APENAS O GABARITO ABAIXO COM AS LETRAS CORRESPONDENTES DAS RESPOSTAS PELO CAMPO DE RESPOSTAS DA ATIVIDADE NA PLATAFORMA. Após o término do prazo da atividade será encaminhado a resolução desta atividade com as respostas corretas pelo fórum.
GABARITO
1.
2.
3.
4.
5.

Outros materiais