Buscar

aula 2 Plasticos e Vidrarias

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Plásticos e Vidro: Utilização no Laboratório
*
O que são plásticos?
Os plásticos são polímeros flexíveis, isto é, podem ser manipulados e moldados com facilidade. Uma vez que os plásticos são mais facilmente moldados e manipulados quando aquecidos e fundidos, também são chamados de termoplásticos.
*
Polímeros
Um polímero é uma grande molécula, freqüentemente contendo vários milhares de pequenas moléculas ligadas quimicamente entre si formado uma macromolécula.
Os átomos que constituem a cadeia principal de um polímero estão organizados em um arranjo regular e esse arranjo se repete indefinidamente ao longo de toda a cadeia polimérica.
*
Dentre os polímeros empregados como plásticos, encontram-se: 
Polietileno - PE
Polipropileno - PP
Poliestireno - PS
Poliésteres 
Policarbonato 
PVC 
Nylon 
*
Os recipientes de plástico são úteis no laboratório porque são resistentes a impactos e à corrosão. O plástico não libera íons como certos tipos de vidros, mas pode fixar e lixiviar solutos. Os plásticos não são afetados pela maioria das soluções aquosas. 
Dois tipos de plásticos comuns que são usados para fazer os artigos de laboratório são o polietileno, que é barato e usualmente descartável, e o polipropileno, que é esterilizável.
*
Polietileno
O polietileno é provavelmente o polímero que mais se observa na vida diária. É o plástico mais popular do mundo. Este é o polímero que compõe as sacolas de supermercado, os frascos de xampu, os brinquedos de crianças, e inclusive coletes à prova de balas. Por ser um material tão versátil, tem uma estrutura muito simples, a mais simples de todos os polímeros comerciais. 
O polietileno é um polímero vinílico, feito a partir do monômero etileno. 
*
Uma molécula de polietileno não é nada mais do que uma cadeia longa de átomos de carbono, com dois átomos de hidrogênio unidos a cada átomo de carbono: 
*
Poliestireno
O poliestireno é um plástico econômico e resistente, e provavelmente só o polietileno seja mais comum em nossa vida diária. O poliestireno, além de sua forma normal, também se apresenta em forma de espuma para envoltórios e como isolante.
*
Fluropolímeros (Teflon®) 
PTFE ou politetrafluoroetileno;
São química e biologicamente inertes. Resistem a altas temperaturas (até 300°C). São não-molháveis, ou seja, anti-aderentes;
Desvantagem: alto custo.
*
*
O Vidro
Substância inorgânica, amorfa e fisicamente homogênea, obtida por resfriamento de uma massa em fusão, que endurece pelo aumento contínuo de viscosidade.
Industrialmente, pode-se restringir o conceito de vidro aos produtos resultantes da fusão, pelo calor, de óxidos ou de seus derivados e misturas, tendo em geral como constituinte principal a sílica ou o óxido de silício (SiO2), que, pelo resfriamento, endurecem sem cristalizar.
*
*
Composição do vidro
Na formulação das composições dos vidros se juntam à sílica outros óxidos, para:
facilitar a fabricação, ao diminuir a temperatura de fusão necessária para fundi-los e formá-los e; 
regular propriedades, como o coeficiente de expansão térmica, índice de refração, cor, constante dielétrica e estabilidade química. 
*
É necessário enfraquecer a estrutura do vidro de sílica para que ele possa ser fabricado mais economicamente.
A experiência mostra que os óxidos dos metais alcalinos são os agentes mais eficazes para este fim, sendo por isso, os principais fundentes usados na fabricação de vidro.
O de sódio é o mais barato e mais extensamente usado, porém o de potássio e, em alguns casos, o de lítio, que é o fundente mais poderoso, poderão ser usados, apesar de encarecerem bastante a fabricação.
 A viscosidade da sílica líquida é tão alta em seu 	ponto de fusão (1.710°C), que a eliminação das 	bolhas do fundido é quase impossível. 
*
A estrutura do vidro consiste de um retículo irregular de SiO4 tetraédrico conectado por seus átomos de oxigênio. 
= oxigênio
= silício
= cátion
*
O vidro de borossilicato é de alta resistência térmica e não reage com a maioria dos produtos químicos.
Pyrex e Kimax são marcas de vidro borossilicato usualmente empregados na produção da vidraria de laboratório.
*
Devido a sua estrutura irregular, cátions monovalentes, particular-mente o Na+, podem mover-se lentamente pelo retículo de silicato  o vidro é um notório trocador de íons (cátions) com as soluções contendo esses cátions
Por este motivo, soluções fortemente alcalinas como as de NaOH atacam o vidro, e devem ser armazenadas em frascos plásticos
*
Uso do vidro no laboratório
Um grande nº de diferentes tipos de equipamentos feitos de vidro são empregados no laboratório clínico.
A sua utilização correta é parte fundamental de uma análise bem conduzida.
Vidro âmbar X vidro incolor
*
Leitura de volumes
Devido ao fenômeno da tensão superficial, a superfície da maioria dos líquidos dentro dos equipamentos de vidraria não é plana, mas forma um menisco côncavo. 
A leitura correta do volume é feita quando a parte inferior do menisco tangencia o traço indicador de volume do aparelho.
*
*
Quando se lê a altura do líquido dentro de um aparelho, é fundamental que os olhos do operador estejam no mesmo nível do topo do líquido  quando isso não ocorre, a leitura do volume poderá ser inferior ou superior ao valor real  este desvio é chamado de erro de paralaxe.
*
Expansão térmica
As soluções e vidrarias sofrem expansão com o aumento da temperatura.
Artigos de vidraria feitos de Pyrex, Kimax ou outro vidro de baixa expansão podem ser secos com segurança em estufas até no máximo 320°C sem causar dano, embora raramente haja razões para secar um vidro acima de 150°C.
A maioria da vidraria é calibrada para conter (TC) ou transferir (TD) um determinado volume à temperatura ambiente de 20°C.
*
Em trabalhos que requerem extrema exatidão, a concentração das soluções e volumes dos recipientes deverá ser corrigida para mudanças de temperatura
*
Vidraria de uso corrente no laboratório clínico
Equipamentos para medida de volume:
aparelhos para conter um certo volume de líquido  ex.: balões volumétricos, provetas;
aparelhos para dar escoamento a um volume de líquido  ex.: pipetas, buretas;
Equipamentos para misturas e preparo de soluções  ex.: copos de béquer, frascos Erlenmeyer.
*
Materiais usados para medidas de volumes....
Volumétricos
Balão
 volumétrico
Pipeta
 volumétrica
Graduados
Pipeta
 graduada
Proveta
 
Bureta
 
*
*
Vidraria Graduada
Volume variável;
Boa exatidão;
*
Vidraria Volumétrica
Volume único;
Excelente exatidão;
*
Copos de béquer
usados para dissolver substâncias, conter líquidos, efetuar reações e aquecer líquidos sobre tela de amianto
têm múltiplas funções no laboratório, mas só devem ser usados para medidas estimativas
*
Frascos Erlenmeyer
utilizados para soluções que devem ser aquecidas ou que precisam de agitação (ex.: titulações)  sua boca estreita impede a perda de líquido
*
Balão de fundo chato (Florence)
empregado no aquecimento de líquidos puros ou soluções
*
Balões volumétricos
Usados para medir com precisão um volume determinado, único e fixo, que vem descrito no balão  usados para medidas críticas, que requerem exatidão.
Possuem colo longo, com um traço de aferição situado no gargalo, sendo usados para o preparo de soluções.
*
Provetas
são cilindros graduados usados em medições precisas de volume de líquidos, em geral superiores a 10 ml.
*
Buretas
São equipamentos calibrados para medidas precisas de volume de líquidos. Permitem o escoamento controlado do líquido através da torneira. Muito utilizadas em titulações.
*
Pipetas
São usadas para medir e transferir volumes conhecidos de líquidos. 
Os dois tipos básicos de pipetas são a volumétrica ou de transferência e a graduada ou pipeta de medidas.
*
Pipetas volumétricas
Possuem um bulbo oval ou redondo na parte central.
São calibradas para transferir volumes fixos com alta exatidão
Usualmente são rotuladas com TD, o que indica que são calibradas para dispensar um determinado volume de líquido em um determinado tempo
*
Pipetas graduadas
Calibradas para transferir volumes variados, que se determinam pela diferença entre os volumes indicados antes e depois da transferência.
*
Como usar as pipetas
Aspirar o líquido até acima da marca de aferição, utilizando sempre uma pêra de borracha ou pipetador;
Limpar o excesso de líquido da parte externa da pipeta;
Ajustar o menisco para que tangencie a marca de aferição;
Escoar o líquido para o recipiente desejado, mantendo a ponta da pipeta encostada na parede do recipiente e a pipeta sempre na posição vertical;
*
Depois que a pipeta terminar de escoar, mantenha-a encostada na parede do recipiente por alguns segundos para se certificar que todo o líquido escoou;
Não sopre a última gota, a menos que a pipeta tenha uma banda colorida dupla na parte superior;
*
Cuidados e limpeza da vidraria
Vidraria lascada ou quebrada  não utilizar. 
Aquecimento da vidraria  vidro termorresistente  todo o material usado para medidas de volumes exatos deve secar espontaneamente ou no máximo a 37°C.
Limpeza da vidraria:
resíduos de detergentes ou produtos químicos podem interferir nos resultados dos testes;
*
resíduos de gordura prejudicam o escoamento dos líquidos em pipetas e buretas, levando a erros  deve-se lavar com Extran ou uma solução de KOH  essas soluções têm efeito corrosivo sobre a pele, devendo, portanto, ser manuseadas com cuidado;
toda vidraria deve ser enxaguada com água destilada no final do processo de limpeza;
não deixar soluções secarem dentro das pipetas, pois podem se formar cristais de difícil remoção  nestes casos, pode ser necessário o uso das soluções sulfocrômica ou nitrocrômica, que são altamente corrosivas;
*
Bibliografia utilizada:
BARKER, Katty. Na bancada: manual de iniciação científica em laboratórios de pesquisas biomédicas. Porto Alegre, RS: Artmed, 2002. 
BURTIS, Carl A.; ASHWOOD, Edward R. (Ed.).TIETZ: fundamentos de química clínica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, c1998. 
HENRY, John Bernard. Diagnósticos clínicos e tratamento por métodos laboratoriais. São Paulo, SP: Manole, [2000]. 
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando