Buscar

Exercicios de Sistemas de Informações Gerenciais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que você entende por “Comportamento caótico” no sentido amplo da questão?
R: A Teoria do Caos enfoca o comportamento dos sistemas dinâmicos que são inerentemente instáveis. Esses não manifestam comportamentos fixos, preditíveis. Seu comportamento é mais exatamente não linear e aperiódico. Sugere-se que a Teoria do Caos tem aplicação em sistemas de informação, nos casos de um sistema de informação em que os efeitos dentro da organização são frequentemente impreditíveis e não intencionais. Quatro temas são derivados de um estudo sobre Teoria do Caos: A importância do comportamento emergente; A influência de um corpo de conhecimento essencialmente a-racional em tomada de decisão e desenvolvimento de sistemas de informação; A significância da escolha e seleção e A significância da Teoria do Caos para a previsão dos efeitos dos sistemas de informação. A Teoria do Caos provê um meio de estender nossas descrições de sistemas de informação e de sensibilizar os profissionais para alguns dos problemas em sistemas de informação.
Num sistema de informação gerencial, há uma deficiência de dados a serem processados o que acontece nesse caso, se o executivo depender dessas “SIGs” para dar prosseguimento em outras informações?
R: Quando se tem sistemas compostos por banco de dados que não possuem integração entre si, diversos problemas empresarias podem surgir, como por exemplo o retrabalho que consiste em lançar ou atualizar um mesmo dado em mais de um sistema. Tem como uma de suas consequências mais graves a perda de produtividade por parte dos usuários dos sistemas, pois estes, ao invés de centralizarem seus esforços em atividades que agregam valor, ocupam-se em digitar dados repetidos.
Que tipo de “SIG” um sistema de gestão necessita se o mesmo procura novas oportunidades de negócios para a empresa?
R: SAD (Sistema de Apoio as Decisões), é amplamente utilizado pela alta administração para a tomada de decisões projetados para incorporar dados externos como leis e novos concorrentes, mercados, produtos novos ou reinvenção dos existentes; enfim quando usada corretamente poderá fornecer informações uteis e relevantes para o projeto e execução dos planos de negócios empresariais. Adquirem-se informações dos SIGs operacional e tático a fim de obter informações resumidas e úteis aos executivos. Utiliza-se textos, gráficos projetados para solucionar problemas específicos que se alteram seguidamente através de modelos menos analíticos; ele é formado por estações de trabalho, menus gráficos, dados históricos e de concorrentes, bancos de dados externos e possui fácil comunicação e interface.
O que o Executivo necessita para desenvolver um SIG ofensivo e também interativo?
R: Sig ofensivo: É orientado para a identificação de oportunidades de negócios para a empresa; SIG interativo: É orientado para a geração de oportunidades de negócios para a empresa. O desenvolvimento de um SIG deve ser bem administrado, desta forma, deve ser planejado, organizado, dirigido e controlado. Para planejar o sistema de informação gerencial em uma empresa, deve-se buscar uma estrutura de sistemas que proporcione o maior benefício à empresa, ajudando a operá-la de maneira eficaz. Para planejar um SIG é preciso transformar um conjunto de estratégia e um conjunto de ações para sistemas de informações gerenciais de uma empresa; deve focar as áreas e fatores críticos para atingir o sucesso.
Defina o que é circuito.
R: Circuito é a trajetória percorrida entre um ponto a outro, normalmente tendo como objetivo final o ponto de partida. A palavra circuito está associada com o que é cíclico (em forma de ciclo); o que contorna; circunferência; que acontece em movimentos periódicos. Circuito no ponto de vista da organização, tem o mesmo sentido de sistema empresarial e com sistema tem-se por definição: Um conjunto de elementos interdependentes e interagentes que conjuntamente forma um todo organizado possibilitando a entrada e saída de insumos e interação com o ambiente externo para possibilitar uma adequada realimentação.
O que significa a palavra irrelevância em termos de gestão?
R: Dentro do processo de Sistema de Informação Gerencial deve-se ter em mente a finalidade da informação e seu custo para obtê-la, a tempestividade e a integralidade de modo que nem todas as informações são úteis nem mesmo viáveis. O termo irrelevância dentro da organização se encaixaria no entendimento dos gestores da área, que ao analisar a situação pode-se decidir quais dados serão obtidos para os tornar informações úteis na tomada de decisões.

Outros materiais