Buscar

CICLO DE VIDA DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas – FACET
Curso de Sistemas de Informação – 3º Período
LUIS FERNANDO MACEDO DOS SANTOS
Email: lfmsantos@outlook.com
CICLO DE VIDA DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
Resumo: O ciclo de vida de um software é o processo passo a passo de toda uma estrutura contendo atividades e tarefas envolvidas no desenvolvimento, operação e manutenção de um produto de software que abrange a vida do sistema, desde a definição dos requisitos até o fim do seu uso. No ciclo de vida de um software identificamos três fases: Definição, Desenvolvimento e Operação. Na fase de definição, os requisitos do software são determinados, a sua viabilidade é estudada e o planejamento das atividades é elaborado. Na fase de desenvolvimento, são realizadas as atividades destinadas a produção do software. Ela envolve atividades de concepção, especificação, design da interface, prototipação, design da arquitetura, codificação e verificação, dentre outras. E na fase de operação o sistema deverá efetivamente ser utilizado pelos seus usuários produzindo os resultados desejados. Nesta fase devem ocorrer as atividades de manutenção, seja para que se façam correções, ou seja para a sua evolução, isto é, para que o software satisfaça novos requisitos. O cliente deve ser o responsável pela descontinuação do software, quando ele não satisfazer mais suas demandas e ficar obsoleto.
SISTEMA BIBLIOTECÁRIO
Requisito Não Funcional 01: Sistema deve ter interface para desktop para administradores e android e iOs para usuários.
Requisito Não Funcional 02: Usuário administrador deve ser formado em Biblioteconomia.
Requisito Funcionai 01: O sistema deve ter o cadastro completo do cliente.
	Detalhamento RF01: O cadastro é de extrema importância para que todas as outras funcionalidades tenham um bom funcionamento. O sistema deve apresentar opções de sincronização direta com o cadastro do usuário em redes sociais solicitando apenas a inclusão do CPF para validação. Pode sincronizar com facabook, instagran e email do usuário.
Requisito Funcional 02: O sistema deve possuir o cadastro completo do livro.
	Detalhamento RF02: O cadastro do livro (acervo) deve ser realizado pelo responsável por alimentar o banco de dados com seguintes campos: Nome do livro, nome do autor, prateleira que se encontra, corredor que se encontra e quantidade disponível. 
Requisito Funcional 03: O sistema deve enviar uma mensagem nas redes sociais do usuário ao efetuar transação de empréstimo e devolução do livro.
	Detalhamento RF03: Sempre que o atendente confirmar um empréstimo o usuário receberá instantaneamente em suas redes sociais uma mensagem informando a data do empréstimo, o nome do livro e o prazo para devolução. Da mesma maneira deve ser encaminhada mensagem informando que o livro foi devolvido. Mensagens devem ser salvas em um banco de dados.
Requisito Funcional 04: O sistema deverá enviar notificações diárias nas redes sociais do usuário quando faltar 3 dias para a devolução do livro.
	Detalhamento RF04: Após a confirmação de empréstimo, o sistema deve encaminhar mensagens diárias para o usuário quando faltarem 3 dias para a devolução, informando que o prazo está se esgotando e deixa-lo ciente do valor da multa caso não devolva o livro. 
Montes Claros - 2016

Outros materiais