Buscar

RELATORIO DE MAQUINAS - SEMEADORAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
 FACULDADE DE AGRONOMIA E MEDICINA VETERINÁRIA
CURSO DE AGRONOMIA
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA – SEMEADORAS DE PRECISÃO E FLUXO CONTÍNUO
Professor: Walter Boller
Acadêmico: Diego Luis Palharini
Passo Fundo, novembro de 2009.
No dia 23 de novembro de 2009 foi realizada na disciplina de Máquinas e Mecanização Agrícola sob comando do Profº. Walter Boller no campo experimental da Universidade de Passo Fundo, aula pratica sobre regulagens e características de semeadoras de fluxo contínuo e semeadoras de precisão.
Começamos a aula pratica, analisando uma Semeadora de Fluxo Contínuo para plantio da safra de inverno, porém com adaptações ela pode semear plantas de verão também. No modelo apresentado em aula, algumas características especiais foram examinadas como: o rodado articulado, com pressão constante por mola, em qualquer posição, mantendo a precisão na distribuição, pois os pneus estão sempre em contato com o solo, reduzindo a patinagem. A construção e fabricação do chassi são por três tubos, sendo dois dianteiros (um superior e outro inferior) soldado nas laterais e uma na parte de trás, móvel, com fixação nas laterais da máquina por parafusos. A presença de um cilindro hidráulico responsável pelo acionamento do tubo, para levantar ou abaixar as linhas. As sementes e o adubo são conduzidos ao solo através de condutores telescópicos que acompanham o movimento das linhas. Realizamos então uma pratica simples de regulagem e verificação para sabermos que quantidade de sementes por metro linear a semeadora estava regulada. Medimos o perímetro da roda (2,33m) e com a semeadora levantada giramos a roda 12 vezes que vezes o perímetro da roda significaria uma distancia de 28 metros e contamos quantas sementes caiam nessa distancia. Após contagem foi determinada que a semeadora estava regulada para semear 37,60 sementes/metro o que daria um baixo estande de plantas, muito longe do ideal. Foi então regulada novamente a semeadora, com o ajuste no rotor acalanado helicoidal dando mais abertura para o mesmo. Assim, após ajuste, refizemos o processo, girando 10 voltas a roda percorrendo uma distância de 23,33 metros onde caíram 1412 sementes, então dividindo o número de sementes pela distância, deu-se uma regulagem de 60,33 sementes por metro, um ajuste conforme o desejado, dando um bom estande de plantas. 
Dando prosseguimento a aula prática analisou-se uma semeadora de precisão para grãos graúdos ideal para semeadura de culturas de verão. O modelo apresentado possuí 7 linhas com espaçamento de 45 cm entre linhas. A distribuição das sementes é feita através de discos alveolados de diferentes tamanhos, que efetua a correta deposição do adubo e semente nas diferentes condições de solo e sistemas de plantio. Para sabermos que regulagem a semeadora apresentava para plantio de milho, com a semeadora engatada e funcionando perfeitamente, medimos quantas sementes caiam em metro linear e foi constatado que estavam caindo 4 sementes por metro. Um bom estande porém não o desejado para o plantio.

Continue navegando