Buscar

plano de aula - BRINCADEIRAS PARA DESENVOLVER COORDENAÇÃO motora

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

BRINCADEIRAS PARA DESENVOLVER COORDENAÇÃO MOTORA
Marcos Dieison Maia Dos Santos¹
(dieison.marcos@gmail.com)
Quanto ao conceito de coordenação motora pode-se destacar HAGEMANN (1991), o autor afirma que coordenação motora é o controle que a criança tem sobre o seu corpo, isto é, a capacidade de realizar movimentos com economia de energia: movimento ser tão coordenado quanto maior seja a economia de energia empregada para executá-lo.
PULAR CORDA (VARIAÇÕES)
1. Pular cobrinha: segure a corda pela ponta e faça ondulações horizontalmente no chão, começando com ondas pequenas e aumentando o tamanho gradativamente, sempre desafiando as crianças a saltar sem deixar que a corda as toque.
2. Aumenta, aumenta: segure com um aluno as extremidades da corda e desafie as crianças a pular. A corda inicialmente estará tocando o chão, mas deverá ser erguida toda vez que o grupo todo conseguir saltá-la.
3. Reloginho: forme uma roda com as crianças e fique no centro segurando a corda pelas duas pontas. Vá girando e arrastando uma das pontas pelo chão como se fosse o ponteiro de um relógio. As crianças devem saltar o ponteiro sem deixar que ele toque seus pés.
4. Zerinho: gire a corda com mais um aluno enquanto as outras crianças devem tentar atravessar para o outro lado passando por baixo da corda correndo, sem saltá-la.
5. Um homem bateu em minha porta: Um homem bateu em minha porta e eu abri. Senhoras e senhores, ponham a mão no chão (a criança que está pulando deve tentar encostar a mão no chão enquanto pula). Senhoras e senhores, pulem de um pé só (a criança que estiver pulando deve tentar pular com apenas um pé). Senhoras e senhores, deem uma rodadinha (a criança roda, ficando do lado oposto). E vão pro meio da rua. (a criança sai para outra entrar na brincadeira e começar tudo de novo).
6. Roda, Valete e Rei: duas crianças seguram a corda e cantam: um, dois, três. Enquanto isso, quem está no meio pula, intercalando os números. Todos continuam cantando: roda, valete, rei, e quem está pulando tem que tomar cuidado para não se enroscar. Prosseguem cantando: quatro, cinco, seis e 
depois o verso roda, valete, rei novamente. Seguem contando os números sempre de três em três intercalando com o verso, até alguém errar.
7. Foguinho: duas crianças devem segurar a corda enquanto uma pula. A brincadeira consiste em acelerar a velocidade quando falam a palavra "foguinho". Duas pessoas giram a corda enquanto as crianças cantam: Salada, saladinha Bem temperadinha Com sal, pimenta, fogo e foguinho!
8. Seu namorado: as crianças entram com a corda em movimento sem tocála e vão cantando as perguntas: Qual a cor do seu namorado (a)? Negro, branco, louro ou moreno? Qual a cor dos olhos dele (a)? Verde, azul, castanho ou preto? Quantos anos ele (a) tem? É dado o início da contagem: um, dois, três etc. até o jogador errar, isto é, tocar a corda em movimento.
9. O padeiro: duas crianças seguram uma corda, cada uma de um lado, enquanto outra pula no meio (se a corda for grande mais crianças podem pular) e começam todos a cantar: Quem é? / É o padeiro. O que quer? / Dinheiro. Pode entrar que eu vou buscar o seu dinheiro, lá debaixo do travesseiro na cama de solteiro. As crianças que estão segurando a corda devem começar a bater mais forte, enquanto contam o número de vezes que giram a corda até alguém errar ou tocar a corda em movimento.
BRINCADEIRAS NA QUADRA
CORRIDA DOS NÚMEROS: Demarque duas linhas ou mais com o giz a uma distancia aproximadamente de 15 metros, divida os participantes em duas equipes, dependendo da quantidade de participantes divida-se em mais equipes com a mesma quantidade das outras equipes. Numere os participantes de cada equipe, eles irão correr uns contra os outros, mas não todos ao mesmo tempo, fazendo com que cada participantes das equipes tenha um numero que também tenha na equipe adversária. Ao comando do professor, aqueles que têm o número mencionando sairão correndo até pegar o objeto no centro da quadra. 
GUERRA DAS BEXIGAS: Cada participante receberá um pedaço de barbante e uma bexiga, cada um enche a sua bexiga e amarra com o barbante, em seguida amarre no tornozelo, ao comando do professor os participantes deve tentar estourar a bexiga do colega com o pé sem auxilio das mãos, a brincadeira só termina quando alguém ficar por ultimo com a bexiga cheia .
PASSANDO O BAMBOLÊ: Formação de um grande círculo com os alunos de mãos dadas com o bambolê entre os braços de dois alunos que terão de passar o bambolê sobre o corpo sem soltar as mãos.
O professor para dificultar ainda mais, deverá ir colocando aos poucos mais bambolês no espaço livre para que os alunos passem os bambolês sem deixar 
o outro bambolê que vem atrás acumular.
Variação: dividir os alunos em dois ou três grupos com o bambolê nos braços de dois alunos. Os alunos deverão passar o bambolê, sem soltar as mãos até chegar no lugar que ele estava. Vence a equipe que conseguir dar 5 voltas primeiro.
BOLA POR CIMA, BOLA POR BAIXO: Alunos dispostos em duas colunas, sendo o primeiro aluno de cada equipe com uma bola nas mãos.
1)Ao sinal do professor o primeiro aluno de cada fileira deve passar a bola por cima da cabeça com as duas mãos até chegar ao último da fileira que deverá pegar a bola e correr até a frente e dar seqüência a atividade. 
2)Assim que todos os alunos completarem a tarefa, o professor deve pedir para que todos fiquem de pernas afastadas e devem passar a bola por baixo de mão em mão, até que todos completem a tarefa.
3) na terceira etapa, o primeiro aluno da fileira deve passar a bola por cima da cabeça, o segundo aluno deve pegar a bola em cima e passar por baixo, o terceiro deve pegar embaixo e passar por cima e assim sucessivamente até que todos completem a prova.
A RAPOSA E OS PINTINHOS
Professor: Meus pintinhos venham cá,
Alunos: Tenho medo da raposa acordar
Professor: A raposa está dormindo
Alunos: Ela pode acordar,
Professor: Quer chocolate?
Alunos: Não
Professor: Quer sorvete? 
Alunos: Não
Professor: Quer doce?
Alunos: Não
Professor: QUER MILHO?
Alunos: SIM...
Na hora que o professor diz A RAPOSA ESTÁ DORMINDO, o colega que será a raposa deita no chão como se estivesse dormindo. Na hora que o professor falar milho todos os pintinhos sai correndo em direção do professor pra raposa não pegar, se a raposa pegar um pintinho no meio do caminho, o pintinho pego se torna raposa.
RAPOSA E OS PINTINHOS 2: Pique pega. Escolha uma criança pra ser a raposa "pegador" e coloque na linha do meio da quadra o restante que serão os pintinhos na linha de fundo da quadra de futebol de salão. No comando do professor todos sai correndo em direção ao outro lado da quadra. A raposa "pegador" poderá se movimentar apenas lateralmente e dera pegá-los os pintinhos na hora que estiverem passando. Quem for pego se torna também raposa ou então quando um for pego troca a raposa "pegador".
ENTULHO DE TÊNIS: Dividir a turma em dois grupos, sendo que cada grupo deve tirar seus tênis e deixa-los em uma extremidade da quadra. Os alunos ficam perfilados do outro lado da quadra.
Ao sinal do professor "Atenção Já", o primeiro aluno de cada fileira, deverá correr, achar seu tênis que está misturado com os outros e colocar no pé e amarrar os cadarços, voltar correndo e bater na mão do segundo da fileira, este por sua vez deve correr até o entulho de tênis e proceder da mesma forma do anterior. A atividade termina quando todos estiverem de tênis.
Obs: Verificar se todos os alunos sabem calçar e amarra o tênis.
REFERÊNCIAS
GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORES DE DUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL. 
Endereço eletrônico http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/100/artigo220571-1.asp
BLOG DO PROFESSOR THYAGO CHAVES. 
Endereço eletrônico: http://professorthyagochaves.blogspot.com.br/p/brincadeiras-recreativas.html
EDUCAÇÃO FÍSICA	PIBID-2015	IFPR – CÂMPUS PALMAS

Outros materiais