Buscar

exercicio de parasito resumo v1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

De acordo com NEVES (2005) como pode ser conceituado Epidemiologia? 
Epidemiologia é a ciência que estuda a distribuição de doenças ou enfermidades, assim como a de seus determinantes na população humana.
Objeto de estudo:além das enfermidades, as características fisiológicas e as doenças sociais.
Qual o objetivo principal da Epidemiologia?
O objetivo principal da epidemiologia é a promoção da saúde através da prevenção de doenças, em grupos populacionais
Baseado na Tabela 3.1 (pg. 15 do Capítulo 3) explique de forma dissertativa, as principais diferenças entre Epidemiologia e Medicina Clínica.
A medicina clínica tem como objeto de atenção o indivíduo doente, diagnosticando com intuído de realizar o tratamento necessário que leve a cura,				
A epidemiologia estuda o estado de saúde de uma população realizando um planejamento de saúde, avaliando as ações e programas realizados com intuito de prevenir as doenças.
A Epidemiologia procura responder alguns questionamentos com relação à distribuição de doenças em uma população através de perguntas como: (a). Por que certas pessoas adoecem e outra não? (b). Porque algumas doenças só ocorrem em determinadas áreas geográficas?(c) Porque a ocorrência de determinada doença varia com o tempo? Ao responder a estas perguntas, está implícito que a premissa básica e fundamental em Epidemiologia é a de que as doenças não se distribuem ao acaso ou de forma aleatória na população, mas existem fatores de risco que determinam esta distribuição. Deste modo responda as questões (a), (b) e (c).
(a). Por que certas pessoas adoecem e outra não? Com relação à pessoa, a pergunta a ser formulada tem o objetivo de identificar quais. Como e porque as características das pessoas enfermas diferem das pessoas não-enfermas, as características demográficas (sexo, idade, grupo étnico etc.), as biológicas (níveis de anticorpos, hormônios, pressão sanguínea), as sociais e econômicas (nível socioeconômico, escolaridade, ocupação etc.).
(b). Porque algumas doenças só ocorrem em determinadas áreas geográficas? No que se refere ao lugar o objetivo é determinar por que, em uma área geográfica, uma enfermidade ou um grupo de enfermidades ocorre com maior freqüência quando comparada com outras &as geográficas
(c) Porque a ocorrência de determinada doença varia com o tempo? Com relação ao tempo, o interesse maior é determinar se ocorreram mudanças (aumento ou decréscimo) na freqüência de determinada doença através do tempo, bem como compreender os mecanismos desta variação.
As informações obtidas em estudos epidemiológicos são utilizadas com as de outras áreas de conhecimento com o objetivo de:
Identificar a etiologia ou a causa das enfermidades.
Estudar a história natural das enfermidades
Avaliar as intervenções ou programas de saúde.
Explique a Tríade Epidemiológica de Doenças- É importante considerar que a doença não é determinada exclusivamente pela presença de um vetor, mas sim pela interação entre um agente (causador da doença) o hospedeiro (homem) e o meio ambiente.  Estes três elementos fundamentais constituem a Tríade Epidemiológica. A ocorrência de qualquer modificação em um lado irá resultar na modificação dos demais, gerando o processo de doença.
Os agentes podem ser: biológicos, químicos e físicos.
Os hospedeiros se relacionam com o estado nutricional, espécie, idade, sexo e raça.
O meio ambiente apresenta fatores que estão relacionados com o clima, a água, o solo, a presença de insetos, etc.
Descreva o conceito epidemiológico de Doenças. 
É todo um estudo das características epidemiológicas da doença, que praticamente se enquadram em 6 aspectos: 
a)Forma de disseminação, b) Ciclos evolutivos dos agentes; c) Período de incubação (intervalo entre o contato com o agente ate o aparecimento da enfermidade); d) Avaliação da doença quanto aos sintomáticas (clínica) ou assintomáticas ou inaparente (pré-clínica, subclínica ou latente); e) Dinâmica da distribuição das doenças na população, quanto aos períodos (epidêmicos, inter endêmicos ou esporádico e endêmicos), endemia,epidemia e pandemia.
f) medidas preventivas ( prevenção primária, secundária e terciária).
Quais as principais Formas de Disseminação? 
VEÍCULO COMUM: O agente etiológico pode ser transferido por fonte única, como a água, os alimentos, o ar. Pode ser resultante de exposição simples ao agente ou exposições continuadas por um determinado período de tempo. As infecções alimentares e a cólera (transmissão pela água) são exemplos de doenças transmitidas por veículo comum.
PROPAGAÇÃO ENTRE PESSOAS, a disseminação do agente entre indivíduos pode ser por via respiratória (sarampo),oral-anal 9HIV) ou por vetores(Leishmaniose,malária, doença de Chagas);
PORTA DE ENTRADA - trato respiratório (tuberculose), gastrointestinal (cólera), genitália (HIV) ou cutâneo(Leishmaniose,doença de Chagas); 
RESERVATÓRIOS DOS AGENTES – Antroponose, o homem como único reservatório (sarampo, filariose) ou zoonose(Leishmaniose,malária, doença de Chagas).
Explique o que são Doenças Clínicas e Subclínicas? 
Doença subclínica é representada por iIndivíduos infectados sem sinais ou sintomas clínicos.
Doenças clínicas são representadas por indivíduos que apresentam sintomas
 
(09) As doenças se distribuem nas populações em períodos epidêmicos, em períodos interepidêmicos ou esporádicos e endêmicos. Defina: 
(a) Endemia- É definida como a presença constante de uma doença em uma população de determinada área geográfica; pode também referir-se a prevalência usual de uma doença em um grupo populacional ou em uma área geográfica. As doenças parasitárias, em sua grande maioria, se manifestam como endemias, no Brasil e no mundo.
(b) Epidemia- É conceituada como a ocorrência de uma doença em uma população, que se caracteriza por uma elevação progressiva, inesperada e descontrolada, ultrapassando os valores endêmicos ou esperados. Algumas doenças endêmicas podem, eventualmente, se manifestar em surtos epidêmicos.
(c) Pandemia - São as epidemias que ocorrem ao mesmo tempo em vários países.
(10) Quanto as Medidas Preventivas descreva: 
(a) Prevenção Primária Medidas que procuram impedir que o indivíduo adoeça, controlando os fatores de risco; agem, portanto, na fase prépatogênica ou na fase em que o indivíduo encontra-se sadio ou suscetível. Podem ser primordiais (moradia adequada, saneamento ambiental, incluindo tratamento de água, esgoto e coleta de lixo, educação, alimentação adequada, áreas de lazer) e específicas (imunização, equipamento de segurança, uso de camisinha, proteção contra acidentes). As ações de controle de vetores, por interromperem os ciclos biológicos dos agentes infecciosos na natureza, são medidas de prevenção primária específica (exemplo: uso de inseticida para controle de triatomíneos que são os vetores do Tiypanosoma cruzi, agente etiológico da doença de Chagas).
A prevenção primária pode envolver duas estratégias, ser direcionada para grupos populacionais com o objetivo de uma redução média do risco de adoecer ou dirigida para indivíduos que estejam sujeitos a maior exposição a um fator de risco.
(b) Prevenção Secundária Medidas aplicáveis aos indivíduos que se encontram sob a ação do agente patogênico (fase subclínica ou clínica). Estas medidas procuram impedir que a doença se desenvolva para estágios mais graves, que deixe sequelas ou provoque morte. Entre estas medidas, estão o diagnóstico da infecção ou da doença e o tratamento precoce.
(c) Prevenção Terciária Consiste na prevenção da incapacidade através de medidas destinadas a reabilitação, aplicadas na fase em que esteja ocorrendo ou que já tenha ocorrido a doença. Entendese
como o processo de reeducação e readaptação de pessoas acometidas por acidentes ou que estejam com sequelas em decorrência de alguma doença. Inclui a reabilitação (impedir a incapacidade total), a fisioterapia, a terapia ocupacional, as cirurgias de reparo e a colocação de próteses. O implante de
marcapasso empacientes com doença de Chagas é um exemplo de prevenção terciária. Muitas vezes a prevenção secundária e a terciária são aplicadas em conjunto.
(11) Quais os tipos de Estudos praticados pela Epidemiologia? os estudos de observação e os experimentais.
ESTUDOS DE OBSERVAÇÃO: Estudos em que o investigador observa e analisa a ocorrência de enfermidades em grupos da população humana. Os grupos a serem estudados podem ser elecionados como doente e não-doentes ou expostos e não-expostos a um determinado fator de risco.
ESTUDOS EXPERIMENTAIS: Estudos em que o investigador exerce um controle sobre os grupos populacionais (experimental e controle) que estão sendo estudados, decidindo quais serão expostos a uma possível medida preventiva ou terapêutica ou o fator de risco. Os testes de vacinas e drogas realizados em populações humanas que utilizam o delineamento experimental são conhecidos como ensaios clínicos.
(12) Como medir Doença e Morte em uma População? Explique.
A doença e a morte podem ser expressas através de números absolutos de casos de doenças ou mortes.
A medida ideal para expressar doenças ou mortes em uma população é a taxa, que é caracterizada pelos seguintes componentes: NNUMERADOR (número de eventos) DENOMINADOR (população em risco) E TEMPO (período de tempo definido)

Continue navegando