Buscar

O associacionismo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Associacionismo
Associacionismo
É uma corrente filosófica antiga, inspirada no empirismo e no positivismo;
Atribuiu exclusivamente ao ambiente a constituição das características humanas e privilegia a experiência como fonte do conhecimento e de formação de hábitos de comportamento
Associacionismo
A aprendizagem acontece à partir da associação de ideias, das mais simples às mais complexas
Edward Thorndike foi o primeiro a criar uma teoria da aprendizagem baseada no associacionismo - Conexionismo
Edward Thorndike
Thorndike: a lei do efeito
Todo e qualquer ato que, numa dada situação, produz satisfação, associa-se a essa situação, de modo que, quando a situação se reprodução, a probabilidade de uma repetição do ato é maior que antes.
Inversamente, todo e qualquer ato que, numa dada situação, produz desagrado, dissocia-se da situação, de modo que, quando a situação reaparece, a probabilidade de repetição do ato é menor que antes.
Caixa de Thorndike
Caixa de Thorndike
Ao ser colocado pela primeira vez na caixa, o gato mostrava sinais evidentes de desconforto e um impulso para escapar, tentando se espremer através de qualquer abertura, mordendo as barras e os fios. Depois de um algum tempo, geralmente dez minutos, o animal acabava acidentalmente puxando o fio e baixando a alavanca que abria a porta. Ao fazer isso, o gato conseguia sair e encontrava um prato repleto de comida a sua espera.
Caixa de Thorndike
Ao analisar os dados de centenas de experimentos, Thorndike descobriu que as ações mal sucedidas eram esquecidas, enquanto que o comportamento particular que levou o gato a abrir a caixa continuava a ser lembrado. Assim, Thorndike supôs que a aprendizagem acontecia em resposta às recompensas que o gato recebia por ter executado um ato específico, neste caso, acionar uma alavanca, ou puxar um fio, e abrir a porta.
Caixa de Thorndike
Thorndike observou que não havia uma “inteligência prévia” que fazia com que o gato analisasse o problema e chegasse a uma conclusão.  
Ao contrário, o gato fazia de tudo para escapar e quando “algo dava certo”, ele se lembrava desse comportamento específico. 
Caixa de Thorndike
O pesquisador comprovou isso ao colocar gatos que já haviam saído de uma caixa, que para abri-la era necessário puxar um fio, em caixas diferentes, onde o gato deveria acionar uma alavanca. 
A aprendizagem acontecia de modo sequencial,  o gato que já havia aprendido a sair de uma caixa acionada por fios e de outra por alavancas, conseguia sair rapidamente de uma terceira caixa que tivesse os mesmos mecanismos, mas não de uma com um dispositivo diferente.
Associacionismo
Aprendizagem por tentativa e erro: aquela baseada na repetição das tendências de respostas que levam ao êxito.
Lei do efeito: os atos que produzem satisfação em determinada situação tornam-se associados a ela; quando a situação se repete, o ato tende a ocorrer.
Lei do Exercício: quanto mais um comportamento é realizado em uma situação, mais forte se torna a associação entre comportamento e situação.
Ivan Pavlov
Condicionamento reflexo
Comportamento reflexo
São eventos desencadeados por eventos que imediatamente o antecedem. 
O evento que provoca o respondente é denominado de estimulo eliciador. Por exemplo, a luz forte (estímulo eliciador) faz as pupilas se contraírem (comportamento respondente). 
Os respondentes são os movimentos musculares, as reações emocionais imediatas e outras respostas controladas pelo sistema nervoso autônomo (respiração, digestão, etc). 
Caracterizam-se por: surgir involuntariamente, controlados pelos eventos que precedem e não são aprendidos (universais).
Condicionamento Respondente
O condicionamento respondente consiste na transferência de um comportamento respondente para uma outra situação. 
Para ocorrer a transferência, alguns elementos estão envolvidos: estímulo incondicionado (EI), resposta incondicionada (RI), estimulo neutro (EM) e a resposta condicionada (RC) mais o estimulo condicionado (EC).
Condicionamento Respondente
O estimulo incondicionado é o eliciador que provoca o respondente. 
A resposta incondicionada é a ação do respondente ocorrida automaticamente. 
No estímulo neutro temos qualquer evento a ser emparelhado ao estimulo incondicionado. 
A resposta condicionada é a ação ocorrida durante o processo de associação entre uma resposta incondicionada e um estímulo neutro.
 Após o condicionamento, o mesmo se chamará estímulo condicionado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais