Buscar

AVALIAÇÃO FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201507084856)
	Pontos: 0,3  / 1,5
	Quando entendemos que o conhecimento é descoberta de algo que se acha fora do sujeito (não resulta de uma construção) e que o ensino busca a mudança de comportamento do aluno mediante treinamento; nossos pressupostos pedagógicos estão amparados em qual tendência pedagógica? Justifique:
		
	
Resposta: 
	
Gabarito:
Em perspectivas tradicionais, tecnicista de ensino em que o conhecimento é transmitido hierarquicamente, de cima para baixo, de fora para dentro, passado como verdade absoluta (cultura erudita passada de geração por geração) mecânica e reprodutiva e linearmente do professor para o aluno, como se essa relação de causa e efeito (S_R) baseada na teoria comportamental, behaviorismo de Skinner fosse verdadeira, ao contrário, generaliza, é abstrata do tipo que se aplica a todos e a ninguém ao mesmo tempo, pois, nem sempre ensino gerará aprendizado, ficando evidente, também, a influência do positivismo.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Em perspectivas tradicionais, tecnicista de ensino em que o conhecimento é transmitido hierarquicamente, de cima para baixo, de fora para dentro, passado como verdade absoluta (cultura erudita passada de geração por geração) mecânica e reprodutiva e linearmente do professor para o aluno, como se essa relação de causa e efeito (S_R) baseada na teoria comportamental, behaviorismo de Skinner fosse verdadeira, ao contrário, generaliza, é abstrata do tipo que se aplica a todos e a ninguém ao mesmo tempo, pois, nem sempre ensino gerará aprendizado, ficando evidente, também, a influência do positivismo.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201507309280)
	Pontos: 0,6  / 1,5
	Para Bourdieu e Passeron o sistema de ENSINO é um mecanismo fundamental para mascarar as relações de poder, ou seja, trata-se da questão da VIOLÊNCIA SIMBÓLICA. Nesse sentido, explique porque na visão destes autores a escola se constitui um instrumento de violência simbólica.
		
	
Resposta: 
	
Gabarito: Porque reproduz os privilégios existentes na sociedade, beneficiando os já socialmente favorecidos.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Porque reproduz os privilégios existentes na sociedade, beneficiando os já socialmente favorecidos.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201507216821)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Resulta da tradição cultural de um povo, não é datado, não tem autoria, não se justifica, não se fundamenta e não se coloca ao questionamento. Portanto, este tipo de conhecimento pressupõe a adesão e a aceitação por parte do indivíduo por resulta de uma intuição da realidade e por dispensar argumentos e fundamentações. Essas características, referem-se ao:
		
	
	Conhecimento artístico.
	
	Conhecimento filosófico.
	
	Conhecimento científico.
	 
	Conhecimento espontâneo.
	 
	Conhecimento mítico.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201507290480)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Os conceitos "natureza" e "cultura" são fundamentais para o desenvolvimento de qualquer reflexão filosófica a respeito da prática pedagógica. Nesse sentido, marque entre as opções abaixo aquela que melhor apresenta a relação entre esses conceitos considerada ideal para uma prática pedagógica crítica e construtivista.
		
	 
	A prática pedagógica precisa levar sempre em conta os comportamentos dos pais dos alunos porque alguns comportamentos podem ser vistos como herança genética. Nesse sentido, existem alguns aspectos da natureza do aluno que não podem ser modificados pela prática pedagógica.
	
	O comportamento humano é movido por pulsões instintivas, o que limita toda prática pedagógica já que uma vez sendo instintivamente violento, o sujeito não pode ser transformado pela intervenção formativa.
	
	Não cabe a prática pedagógica refletir sobre a relação entre a natureza e a cultura; a sua função é reproduzir os conteúdos definidos como curriculares.
	 
	O comportamento humano não movido pela natureza, mas sim por valores construídos socialmente. Portanto, é o objetivo da prática pedagógica formar o sujeito, consciente e inconscientemente, para o convívio social, já que ele não é naturalmente apto a isso.
	
	A prática pedagógica não precisa se preocupar com os instintos já que ela é a única ação formatica que o sujeito trava contato ao longo da sua vida.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201507066997)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	É papel da Filosofia da Educação permitir a realização de um trabalho integrador, mediante o desenvolvimento de uma reflexão sistemática, metódica, rigorosa e crítica sobre as várias dimensões em que se desdobra a existência dos sujeitos/educandos. Portanto, esse trabalho começa:
I. Na análise dos problemas que atingem o ser humano;
II. Na indagação de que ser humano se quer formar;
III. Na reflexão sobre as relações de poder entre os cidadãos;
IV. Na avaliação das formas de regimes políticos;
Assinale a alternativa correta:
		
	
	Somente o enunciado I está correto
	
	Somente os enunciados I e II estão corretos
	
	Somente os enunciados III e IV estão corretos
	 
	Todos os enunciados estão corretos
	
	Somente o enunciado II e III estão corretos
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201507067017)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O nacionalismo é uma tese e em sentido estrito, seria um sentimento de valorização marcado pela aproximação e identificação com uma nação, mais precisamente com o ponto de vista ideológico. Decorre desses problemas a ideologia do nacionalismo.
Sobre a ideologia do Nacionalismo é CORRETO afirmar que:
I. desenvolve no cidadão o sentimento de pertencimento à nação
II. defende o patriotismo pela preferência marcante por tudo quanto é próprio da nação
III. cria uma unidade aparente de uma sociedade dividida em classes sociais.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	Somente as opções I e II estão corretas
	 
	Todas as opções estão corretas
	
	Somente a opção I está correta
	 
	Somente a II está correta
	
	Somente a opção III está correta
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201507216811)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A Pedagogia é a ciência que tem por finalidade a reflexão, a ordenação, a sistematização e a crítica do processo educativo na sua forma e no seu conteúdo. Na cultura ocidental foram quatro as perspectivas que se construíram desde a antiguidade até a atualidade. São elas: Pedagogia Essencialista, Pedagogia Existencialista, Pedagogia Cientificista e Pedagogia Dialética. Sendo assim, qual dos enunciados abaixo, corresponde a Pedagogia Existencialista?
		
	
	Visa garantir a cientificidade do pensamento e da prática pedagógica com a finalidade de aumentar a produtividade no campo educacional.
	
	Tem por finalidade a autonomia intelectual visando a organização da classe trabalhadora e o fim da divisão social de classes.
	 
	Reflete criticamente as contradições do processo de ensino-aprendizagem a partir dos contextos históricos e sociais em que são produzidos a fim de possibilitar a superação das relações de poder e dominação, como também, promover a emancipação do homem em seu conjunto.
	 
	Baseia-se no princípio universal de que os homens são essencialmente diferentes, fazendo uma defesa em torno das diferenças individuais.
	
	Baseia-se em modelos universais do ser humanos, como por exemplo os homens são essencialmente iguais.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201507226185)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	"Não há atividade humana da qual se possa excluir toda intervenção intelectual, não se pode separar o "homo faber" do "homo sapiens" enquanto, independentemente de sua profissão específica, cada um é a seu modo "um filósofo", um artista, um homem de gosto, participa de uma concepção de mundo, tem uma consciente linha moral".
Este princípio filosófico foi defendido por:
		
	
	3. Augusto Comte
	 
	2. Karl Marx
	
	5. Paulo Freire
	
	1. Louis Althusser4. Antonio Gramsci
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201507224578)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Gramsci aponta para a necessidade de se criar uma cultura própria dos trabalhadores. Para tanto, é fundamental uma educação que permita o surgimento de intelectuais que partilhem as paixões das massas trabalhadoras. Para ele, a educação tem um papel central na construção do consenso, das formas de pensar e de agir nas culturas ocidentais, ou seja, um instrumento de transformação social que possa conduzir as massas à revolução cultural.
Preocupado em romper com os modelos de escolas vigentes em sua época, Gramsci propõe uma escola unitária contendo duas direções:
		
	
	4. Trabalhar a formação científica visando atender o mundo globalizado e; promover um processo educativo centrado no aluno e em seu sucesso pessoal.
	
	1. Qualificar o trabalhador para que ele possa se realizar como indivíduo e; trabalhar a dimensão política da sociedade onde todos tivessem o direito real à mesma cultura independente de sua origem social.
	
	5. Formação física para a formação de um exército qualificado para defender os interesses da nação e; uma formação científica que garanta o domínio do conhecimento de forma descontextualizada.
	 
	3. Eliminar a dicotomia entre trabalho intelectual e trabalho manual através de um currículo que privilegiasse tanto as matérias escolares clássicas (língua nacional, matemática, ciências, história, geografia e etc.) quanto os conteúdos ligados à preparação para o mundo do trabalho e; trabalhar a dimensão política da sociedade onde todos tivessem o direito real à mesma cultura independente de sua origem social.
	
	2. Promover a dicotomia entre trabalho intelectual e trabalho manual visando uma formação específica para o mercado de trabalho e; trabalhar a formação científica de forma neutra e objetiva onde todos tivesse o direito de dominar o conhecimento sistematizado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201507290596)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	As discussões, na década de oitenta, acerca das propostas que viessem direcionar uma nova política educacional do Brasil, acabavam explicitando o embate entre duas propostas distintas: Educação para a cidadania versus educação para a competitividade QUESTÃO: Escolha a alternativa CORRETA, que caracteriza a Educação para a cidadania:
		
	 
	Ênfase na competitividade, eficiência e produtividade
	
	Manutenção do sistema dualista
	
	Difusão de propostas na ótica do capital
	 
	Romper com o viés histórico de uma escola excludente
	
	Ênfase nas áreas de formação profissional

Continue navegando