Buscar

Análise de Antigona de sofóles

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Análise de Antigona de sofóles.
Eles acreditavam que o poder dos Deuses, ou seja, as leis divinas estavam acima de qualquer lei já criada pelo homem, estas eram imutáveis, o medo de cair em tragédias sobre sua família por gerações faziam com que eles honrassem pelas leis divinas. Pois ao descumprir a lei que se estabelecia a lei do rei, eles já sabiam das causas que lhe seriam aplicadas, já tinha conhecimento dos deveres que lhe seriam impostos e suas punições, já na lei divina não, portanto a lei divina prevalecia mais no comportamento do homem do que a própria lei do rei, pois ninguém queria que fosse lançada maldição e desgraça sobre sua casa.
A justiça que expressamente esta aplicada no texto e a justiça das leis escritas, conflito de normas entre a lei moral e a lei do estado, onde o rei estabelecia essas normas para que a polis ficasse a seu favor, pois ele acreditava que sem isso poderia conduzi-la ao desequilíbrio social e politico, no caso para se aplicar a ordem. Quando Antígone querendo enterrar seu irmão pelo simples fato de cumprir uma lei social ela vai contra a lei do Estado onde ela e sentenciada a ser enterrada viva por sua desobediência de acordo com a lei, um direito de ter seu irmão às horarias de um funeral justo mesmo sabendo que isso a levaria a morte, o rei a contrariava, pois ele queria punir de acordo com as leis da cidade, deixando de lado a lei dos deuses, conflitando com a polis que achou sua atitude errônea.
Em minha opinião não há uma justiça que prevaleça dentro do texto, pois existe uma busca desequilibrada entre a certeza e a justiça o rei queria impor sua força e Antígone estava só buscando cumprir um direito que para ela era muito mais importante do que a vontade do rei. Para ter feito essa escolha pela obediência ao invés do direito de enterrar um parente qual a lei a ser seguida? A morte de Antígona não pode ser celebrada como uma vitória, se os deuses vão ou não punir o rei isso não a traria de volta, nesse conflito não existe vencidos ou vencedores todos saem prejudicados de alguma forma.
Concluindo faltou ao rei valores sociais aqueles valores onde em todos são admiráveis, ele simplesmente aplica seu poder sem nenhum discernimento, gerando assim ódio e revolta para com todos que vivem na cidade, pois para eles as leis divinas estavam acima de qualquer rei, contudo devemos persistir em nossas atitudes mesmo que isso nos torne injustiçados, nossos valores morais tem que ser aplicados, mesmo se forem contra uma lei vigente, foi isso que motivou Antígone a fazer o correto pela alma de seu irmão.
Aluno: JOÃO PAULO DE OLIVEIRA SANTOS TURMA: 2AM

Continue navegando