Buscar

GESTÃO SOCIAL ATIV. 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GESTÃO SOCIAL
ATIVIDADE 3
		Gestão Social é parte integrante da área de Administração, pois recebe o termo gestão antes do social. No entanto, não se limita a gerir alguma coisa especificamente, até porque o conceito de social é amplo e abrange vários atores, ligados a um recorte histórico e cultural. Nessa perspectiva, o adjetivo social qualificando o substantivo gestão é entendido 
	
	
	
	
	
	Como o espaço econômico onde quem tem fala são aqueles que tem poder econômico ou as ONGs que recebem doações de empresas ¿ a fala responsável. 
	
	
	Como o espaço privilegiado de relações políticas e culturais entre os atores que formam a parte mais marginalizada da sociedade. 
	
	
	Como o espaço representativo de ação social entre governo e a sociedade, representada pelas organizações do terceiro setor, sobretudo, as financiadas pelo setor privado ¿ as mais profissionais e responsáveis. 
	
	
	Como o espaço de construção de relacionamento entre governo e o setor privado ¿ os responsáveis pela geração da riqueza. 
	
	
	Como o espaço privilegiado de relações sociais onde todos têm direito a fala, sem nenhum tipo de coação. 
		Por que o processo de implementação da Gestão Social requer uma aprendizagem conjunta, democrática, participativa e contínua dos grupos sociais, na construção de um espaço de relação social e criação de vínculos de relacionamento institucional? 
	
	
	
	
	
	para que possam se pronunciar sobre a concepção e monitoramento da execução das políticas públicas, para que os benefícios sejam efetivos para todos. 
	
	
	para que possam ganhar legitimidade perante às instâncias superiores do poder judiciário. 
	
	
	para que quem está conduzindo o processo, tenha o seu reconhecimento público. 
	
	
	para que a imprensa dê cobertura e repercussão ao episódio, trazendo benefícios políticos de imagem 
	
	
	para que possam receber sinal verde do Ministério Público, que aprecia a participação de todos nos processos de decisão. 
		A Gestão Social pode ser entendida como uma alternativa de intervenção e transformação social, coletiva e sustentável. Assim, assinale a resposta incorreta: 
	
	
	
	
	
	Sendo um processo gerencial dialógico, na Gestão Social a autoridade decisória é centralizada entre os participantes da ação. 
	
	
	O tema gestão social tem sido cada vez mais utilizado nos últimos anos para acentuar a importância das questões sociais para os sistemas-governos (primeiro setor).
	
	
	É importante para um Gestor Social ter conhecimento do novo conceito de cidadania deliberativa, que pressupõe que a legitimidade das decisões deve ser baseada no pluralismo e na igualdade participativa.
	
	
	A Gestão Social tem se mostrado uma forma de relação entre Estado e sociedade no enfrentamento das problemáticas mais contemporâneas.
	
	
	A Gestão Social deve ser um processo gerencial dialógico, onde a autoridade decisória é compartilhada entre os participantes da ação.
		A expressão Gestão Social tem sido usada de modo corrente nos últimos anos, servindo para identificar as mais variadas práticas sociais de diferentes atores não apenas governamentais. Entre eles se destacam: 
	
	
	
	
	
	Fundações, empresas que desenvolvem projetos sociais e iniciativas do governo. 
	
	
	Governo, institutos, templos religiosos, associações e ONGs.
	
	
	Associações, ONGs e empresas comprometidas com o social e o ambiental. 
	
	
	ONGs, associações, fundações e, também, algumas iniciativas partindo mesmo do setor privado. 
	
	
	ONGs, institutos, autarquias. 
		Com exemplo da prática da Gestão Social, pode-se destacar o processo de implantação de determinado projeto que é de interesse público e proposto pelo poder público, mas que tem que passar pelas audiências públicas. Qual a razão para isto?
	
	
	
	
	
	é a maneira como o Supremo Tribunal Federal pede que o Governo, enquanto Poder Executivo, se conduza para prestar conta a sociedade.
	
	
	esse rito é um exemplo de construção de canais democráticos e de participação coletiva para que o projeto tenha a necessária legitimidade. 
	
	
	é a maneira que o Ministério Público Federal exige que o processo se conduza, para que as pessoas possam opinar sobre os projetos. 
	
	
	é onde o governo procura atuar, visando dar legimitidade aos seus desejos em favorecer determinada região, retribuindo o apoio dado nas votações no Congresso Nacional. 
	
	
	essa prática é necessária pois garante para os políticos espaços onde eles exercem o seu poder de representação e de legimitidade.
		A Gestão Social tem se mostrado uma forma de relação entre Estado e sociedade no enfrentamento das problemáticas mais contemporâneas. Nessa direção como pode ser entendido Gestão Social? 
	
	
	
	
	
	como um espaço dedicado aos políticos que eles gostam de usar para dar legimitidade as suas decisões. 
	
	
	como uma alternativa que o governo usa nas audiências públicas para comprometer a todos.
	
	
	como mais uma opção para gerar a tecnocracia impor os seus projetos. 
	
	
	como uma alternativa de intervenção e transformação social, coletiva e sustentável. 
	
	
	como um espaço democrático que bem utilizado leva os agentes a ganharem muito dinheiro.

Outros materiais