Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Quando um lote de sementes entra no armazém, apresenta um nível de qualidade inicial que deverá ser mantido no armazenamento. Explique como as condições do ambiente de armazenamento podem influenciar sobre a conservação das sementes. 
As condições ambientais tem grande influência na qualidade de um lote de sementes armazenado. As principais variáveis que devem ser levadas em consideração são a temperatura, umidade relativa do ar, pragas e fundos. Estudos comprovam que a temperatura e a umidade relativa tem relação direta com a qualidade das sementes, pois influenciam nos processos de respiração das sementes, depreciando sua qualidade. A literatura recomenda, portanto, que a umidade seja de até 13%, pois com essa umidade controlada, o lote pode sofrer pequenas variações de temperatura sem deteriorar a semente. Outro fator importante são as pragas, principalmente coleópteros e lepdopteros que são pragas de armazenamento, podendo ser primárias, quando atacam as sementes inteiras como o gorgulho, o caruncho e as traças; ou secundária quando já atacam as sementes danificadas. Além dos insetos tem os fungos, que podem se desenvolver no lote, sobretudo, em altas umidades. Doenças e pragas podem provocar perda de peso, redução da pureza física e da qualidade fisiológica da semente, sobretudo reduzindo os teores de germinação e vigor do lote.
A) Cite: 1) Objetivos do beneficiamento: separar de forma completa as impurezas, sementes de outras espécies ou cultivar, em frações mais uniformes, com o mínimo de perda de sementes e de maneira eficiente; melhorar; Melhorar ou aprimorar características de um lote de sementes com eliminação dos materiais indesejáveis. 2) Objetivos do teste de germinação: avaliar o potencial máximo de germinação de um lote de sementes para comparar lotes e estimar valor para semeadura. 3) Objetivos da amostragem de lotes: obter uma amostra de tamanho adequado que permita a realização de vários testes e que tenha os componentes do lote na mesma proporção. 4) Bases de separação do beneficiamento de sementes: são as propriedades físicas da semente: largura, espessura, comprimento, peso, forma, textura superficial, cor, condutividade elétrica, afinidade por líquidos.
B) Defina: 1) Longevidade: Período de tempo e que as sementes podem permanecer viáveis. Geneticamente determinada variando entre espécies e entre variedades de uma mesma espécie. 2) Sementes recalcitrantes: intolerantes à dessecação; perdem a viabilidade rapidamente quando secadas abaixo de um nível de umidade elevado; não toleram armazenamento a baixas temperaturas. (Sementes ortodoxas: exatamente o inverso). 3) Sementes puras: Todas as sementes da espécie em exame, indicado pelo remetente. Além da semente inteiras madura e não danificadas das espécies e cultivares em exame devem ser incluída como puras. Sementes inteiras menores que o normal, enrugadas, imaturas, trincadas, no início de germinação, desde que identificadas como sendo da espécie em exame. Semente quebradas maiores do que a metade do seu tamanho normal. Sementes levemente atacadas por moléstias desde que identificadas com precisão, como sendo da espécie em exame. 3) Semente nociva: semente de espécie que por ser de difícil erradicação no campo ou remoção no beneficiamento, é prejudicial à cultura. Semente nociva tolerada: cuja presença na amostra é permitida dentro de limites máximos específicos e globais estabelecidos por lei. Semente nociva proibida: cuja presença na amostra é não permitida nos lotes de sementes, sendo sua presença na amostra suficiente para recusa do lote. 4) Amostra de trabalho: Obtida no LASO por homogeneização e redução de área media até o peso mínimo requerido, nunca inferior ao estabelecido nas RAS; amostra obtida no laboratório por homogeneização e redução da amostra média até os pesos mínimos e nunca inferiores aos estabelecidos para cada cultura pelo RAS (Regras para Análise de sementes).
Suponha que você seja designado para realizar a análise de pureza de uma amostra de trabalho 152g, retirada de um lote de uma determinada espécie. Obtendo os dados abaixo, calcule a porcentagem de pureza física, porcentagem de outras sementes e do material inerte do lote de sementes e do material inerte do lote de sementes. Deve lembrar que a diferença entre o peso inicial e o peso final da amostra de trabalho não deve exceder a 3% do peso inicial.
	
	Peso (g)
	%
	Peso inicial
	152
	-
	Sementes puras
	149
	98,02
	Outros sementes
	0,4
	0,26
	Material inerte
	1,0
	0,65
	Peso final
	150,4
	100
	Tolerância (3%)
	DENTRO DO TOLERADO (1,06%)
	-
Obs: Comente sobre os resultados desta análise de pureza.
Com base nos resultados obtidos na tabela acima conclui-se que não houve perda excessiva de peso durante a análise, sendo está de 1,06% e o valor tolerado de 3%. A porcentagem de sementes puras foi de 98,02% e a de outras sementes e material inertes foram 0,26% e 0,65%, respectivamente. Portanto, o lote está dentro do padrão mínimo de pureza física exigido pela entidade certificadora do Brasil, o MAPA. 
A) Qual a importância prática das operações de separação e classificação que são realizadas durante o beneficiamento de sementes? Vantagens: confere melhor aspecto ao lote, pela uniformidade em forma e tamanho; facilita e torna mais eficiente o tratamento químico; facilita a semeadura. B) Quais são as principais responsabilidades do amostrador de sementes junto ao Ministério da Agricultura (MAPA)?
A) Quais as características de uma plântula normal de dicotiledônea? B) Quais os substratos prescritos pelas Regras para Análise de Sementes (BRASIL, 2009)?
Como se calcula o número de sementes por metro linear?

Mais conteúdos dessa disciplina