Buscar

Função Social do Direito e Fatores de Evolução

Prévia do material em texto

INSTITUTO ENSINAR BRASIL
FACULDADES UNIFICADAS DE TEÓFILO OTONI
Franciele Dias
SOCIOLOGIA JURÍDICA
TEÓFILO OTONI - MG
2016
Franciele Dias
SOCIOLOGIA JURÍDICA
Trabalho apresentado em cumprimento às exigências
Da disciplina: SOCIOLOGIA JURÍDICA
Do curso de Direito
Pelo professor (a): CLÁUDIA SOARES
Elaborar um resumo sobre:
Função social do Direito.
A função social do direito é prevenção de conflitos, composição e promover o bem comum. Sendo este, a ordenação daquilo que cada homem pode realizar sem prejuízo do bem alheio, uma posição harmônica do bem de cada um com o bem de todos. É um fator para o avanço social. Além de garantir o homem, favorece o desenvolvimento da ciência, da tecnologia, da produção das riquezas, o progresso das comunicações, a elevação do nível cultural do povo, promovendo ainda a formulação de uma consciência nacional.
Fatores da evolução do Direito.
Os principais fatores da evolução do direito são: econômicos, políticos, culturais e religiosos.
Fatores econômicos
O direito vai se modificando conforme vai se alterando a estrutura econômica da sociedade. A economia e o direito são ciências sócias. Tanto direito, quanto economia se preocupa com a sociedade. A economia se preocupa na locação dos recursos, porque as pessoas têm necessidades. E os recursos são escassos. Já o direito se o culpa da vida da sociedade, como organizar e coloca limites. A economia se relacionar com o direito. A economia passa se uma fonte auxiliar do direito.
Fatores políticos
Direitos políticos são todos aqueles direitos destinados a concretizar a soberania popular, através do direito do político que se encontrar no Art.14 Constituição Federal. Todo poder emanar do povo, que exerce dos seus representantes eleitos ou diretamente dos termos da constituição. Os direitos políticos, são ferramentas que o povo exerce do governo, seja através da escolha dos seus representantes ou diretamente nos termos da constituição. Os principais direitos políticos são: o voto, plebiscito, referendo e a iniciativa popular da lei.
Fatores culturais
Direitos culturais destinam-se os Direitos Culturais — categoria própria das constituições contemporâneas – a regular a ampla e livre circulação de bens culturais na sociedade. No Brasil, o Direito à Cultura é previsto na Constituição de 1988 como um direito fundamental do cidadão. Segundo ela, cabe ao Poder Público possibilitar efetivamente a todos a fruição dos direitos culturais, mediante a adoção de políticas públicas que promovam o acesso aos bens culturais, a proteção ao patrimônio cultural, o reconhecimento e proteção dos direitos de propriedade intelectual bem como o de livre expressão e criação.
Fatores religiosos.
A Constituição Federal consagra como direito fundamental a liberdade de religião, prescrevendo que o Brasil é um país laico. Com essa afirmação queremos dizer que, consoante a vigente Constituição Federal, o Estado deve se preocupar em proporcionar a seus cidadãos um clima de perfeita compreensão religiosa, proscrevendo a intolerância e o fanatismo. Deve existir uma divisão muito acentuada entre o Estado e a Igreja (religiões em geral), não podendo existir nenhuma religião oficial, devendo, porém, o Estado prestar proteção e garantia ao livre exercício de todas as religiões.
Direito como resultado da realidade social.
A conclusão que chegamos, portanto é que não existe sociedade que possa prescindir de regras, de regulação social, essas regras adquirem certo grau de colação, elas, se transformam em regras jurídicas e a isso também podemos denominar de Direito.
O Direito é instrumento de controle social crescente, que está tomando os espaços antes ocupados por outras formas de controle, e o modo de sua aplicação é fundamental para o seu estudo. 
Ao mesmo tempo em que as normas jurídicas funcionam no sentido de proteger, fortalecer e preservar a ordem social que elas regulam, essas normas atuam também no sentido de corrigir a direção necessária das normas ou adaptar todo o complexo de normas existentes a novas realidades sociais, culturais econômicas. Esse conflito aparente das normas jurídicas está sendo mais percebido agora na sociedade globalizada.

Continue navegando

Outros materiais