Buscar

Humanização, Educação Permanente e Promoção em Saúde. RESUMO PSS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 1 - Promoção a saúde. Fiz em forma de pergunta para ficar mais fácil de decorar.
O que é promoção em saúde? estratégia promissora para enfrentar os múltiplos problemas de saúde que afetam as populações humanas e seus entornos neste final de século. Partindo de uma concepção ampla do processo saúde - doença e de seus determinantes, propõe a articulação de saberes técnicos e populares, e a mobilização de recursos institucionais e comunitários, públicos e privados, para seu enfrentamento e resolução. Tabalha com a idéia de responsabilização múltipla, seja pelos problemas, seja pelas soluções propostas para os mesmos.
A promoção da saúde consiste nas atividades dirigidas à transformação dos comportamentos dos indivíduos, focando nos seus estilos de vida e localizando-os no seio das famílias e, no máximo, no ambiente das culturas da comunidade em que se encontram. 
Quais os seus valores? (decorar uns 5) 
Qualidade de vida, saúde, solidariedade, equidade, democracia, cidadania, desenvolvimento, participação e parceria, entre outros 
Quais são os temas prioritários da política nacional da atenção básica?
Formação e educação permanente, alimentação adequada e saudável, práticas corporais e atividades físicas, enfrentamento do uso do tabaco e seus derivados, enfrentamento do uso abusivo de álcool e outras drogas, promoção da mobilidade segura, promoção da cultura da paz e de direitos humanos, promoção do desenvolvimento sustentável.
Qual o princípio do sus que contempla a promoção em saúde? É a integralidade
Aula 2 – Educação permanente 
Conceito pedagógico: Efetuar relações entre ensino, ações, serviços, e entre docência e atenção à saúde; utiliza-se da pedagogia da problematização e diálogo.
Objetivo:Transformação das práticas profissionais e da própria organização do trabalho.
A educação permanente tem um caráter ascendente enquanto a educação continuada tem um caráter descendente; a educação continuada visa lecionar conteúdos específicos para públicos específicos, já a educação permanente tem como objetivo mudar as práticas através dos problemas existentes e destina-se a qualquer tipo de público; a educação continuada respeita uma forma hierárquica da transmissão do saber e uma passividade maior dos aprendizes, enquanto que a educação permanente se molda de uma forma em que não há hierarquia de conhecimentos e todos os componentes tem seu grau de protagonismo e autonomia na construção do saber.
Na proposta da Educação Permanente a capacitação das equipes, os conteúdos dos cursos, das tecnologias a serem utilizadas devem ser selecionadas a partir das discussões das questões vivenciadas no dia-a-dia do trabalho; O acúmulo de saberes técnicos é apenas um dos aspectos para a transformação das práticas e não o foco central
Resultados esperados da EDUCAÇÃO PERMANENTE: 
Democratização dos espaços de trabalho;
Desenvolvimento da capacidade de ensinar e aprender de todos os atores sociais envolvidos;
Busca de soluções criativas e contextuais para os problemas encontrados;
Melhoria permanente da qualidade do cuidado prestado;
Humanização do atendimento.
O quadrilátero da educação permanente é composto por: ensino; atenção à saúde; gestão do SUS e participação populacional
Aula 3 - Política Nacional da Humanização:
Por que precisamos de uma PNH? Porque temos trabalhadores pouco qualificados, desvalorização dos trabalhadores de saúde, vinculo frágil, baixo investimento na educação permanente, sistema burocratizado e verticalizado de gestão.
 
O que a PNH entende por humanização? Estabelecimento de vinculo solidário, fomento a grupalidade, participação coletiva nos processos de gestão.
Princípios da PNH? Transversalidade. Indissociabilidade entre atenção e gestão. Protagonismo, co-responsabilidade e autonomia dos sujeitos e dos coletivos.
Diretrizes da PNH: acolhimento, clínica ampliada, autonomia, vinculo, classificação de risco, ambiência, grupalidade, apoio matricial, gestão participativa.
Acolhimento: Processo construtivo das práticas de produção de saúde que implica responsabilização pelo usuário, desde a sua chegada até sua saída
Vinculo: Aproximação do usuário com o trabalhador de saúde, processo que ata ou liga, gerando uma ligação afetiva entre ambos, numa convivência de ajuda e respeito mútuos.
Autonomia: No âmbito da saúde temos que a autonomia Pensar os indivíduos como sujeitos autônomos é considerá-los como protagonistas nos coletivos de que participam, co-responsáveis pela produção de si e do mundo em que vivem
Clinica ampliada: Utiliza como meios de trabalho: a integração da equipe multiprofissional, a adscrição de clientela e a construção de vínculo, a elaboração de projeto terapêutico conforme a vulnerabilidade de cada caso, e a ampliação dos recursos de intervenção sobre o processo saúde-doença.
Ambiência: é o componente afetivo expresso na forma do acolhimento, da atenção dispensada ao usuário, da interação entre os trabalhadores
No que consiste a humanização? Humanizar relações

Continue navegando