Buscar

fichamento Montesquieu

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Biografia 
Charles de Montesquieu foi um importante filósofo iluminista, politico e um escritor francês. Nasceu em 18 de janeiro de 1689 na França. Montesquieu é de uma família nobre francesa sendo assim, estudou numa escola religiosa de oratória, concluindo a educação básica, foi estudar na universidade de Bordeaux e depois em Paris. Nessas instituições teve vários contatos intelectuais, principalmente com aqueles que criticavam a monarquia absolutista. 
Por volta de 1720 e 1740, desenvolveu seus principais trabalhos sobre a politica, criticando o governo absolutista e propondo um novo modelo de governo. Montesquieu era contra o absolutismo (forma de governo que mantem todo o poder concentrado nas mãos do rei) faz varias criticas contra o clero católico, principalmente sobre seu poder e interferência politica, defendia os aspectos democráticos de governo e as leis.
Morreu em 10 de fevereiro de 1755 na cidade de Paris.
Contribuições importantes
A contribuição de Montesquieu foi primordial com a sua obra, o espirito das leis que introduz o conceito de lei cientifica nas ciências humanas, também desenvolveu um caráter precursor na ciência politica, com a teoria dos três poderes que seria eles o poder executivo, legislativo e judiciário, que permanecem ainda nos dias atuais como funcionamento do Estado de Direito.
O filósofo tenta explicar as leis e instituições humanas, sua permanência e modificações, a partir de leis da ciência politica. Além disso, constata as relações das formas de Governo e seus princípios com leis fixas e instituições, na república governa o povo no todo, no despotismo apenas governa a vontade de um só. Trata-se de relações e formas que podem ser atribuídas na sociedade, com diferentes classes de populações. 
Para ele é essencial distinguir a fonte do exercício do poder, por tratar-se de um governo que o poder é do povo, para ele, o povo sabe escolher muito bem, mas é incapaz de governar porque são movidos pela paixão e não pode decidir. São três os princípios do governo, cada um correspondendo em tese a um governo, pois não afirma que toda republica é virtuosa mas sim que deveria ser, para que assim pudesse ser estável.
O principio de governo constitui de três modalidades, o principio da monarquia é a honra, é uma paixão social, para Montesquieu a monarquia apenas pode funcionar se os poderes intermediários e as leis fixas estiverem orientados pelo principio de honra. O principio da república é a virtude, uma paixão propriamente politica, nada mais é do que o espirito cívico é a superioridade absoluta do bem publico sobre os interesses particulares, sendo assim torna-se a virtude o principio da republica. A única diferença é que nos regimes populares, ou seja, na república, o povo é tudo e no despotismo o povo não é nada. No governo republicano o regime depende dos homens, pois os grandes não a querem e o povo não sabe mantê-la. Sendo assim trata-se de um regime frágil, pois repousa na virtude dos homens. A monarquia não necessita de virtude ela apenas repousa em instituições, Montesquieu já conspirava contra o papel politico da nobreza. Trata-se de procurar naquilo que confere estabilidade a monarquia, algo que possa substituir o papel da nobreza. 
Na versão mais divulgada de Montesquieu, a teoria dos três poderes é conhecida como a separação dos poderes. A ideia consiste em que as três funções deveriam ter o mesmo poder, ou seja serem dotadas de igual poder. Porem Montesquieu afirma que há uma interdependência entre os poderes.
A estabilidade do regime ideal está nas forças reais da sociedade, fazendo com quem as mesma possa se expressar nas instituições politicas. Lida dessa forma, a teoria dos poderes de Montesquieu se torna contemporânea, portanto como toda interpretações do pensamento politico clássico.
O que é amor a democracia
Neste texto, Montesquieu nos traz o conceito de amor a democracia. Afirma que o amor a democracia é o amor a igualdade, é a aversão a ambição, transformando-a em um simples e inofensivo desejo. Fala que o amor a democracia é lutar com todas as forcas pela igualdade, e mais é cidadão sentir a felicidade de prestar serviços a pátria. E preconiza também que uma sociedade é o espelho do povo que a compõe, sendo assim, os governantes de uma sociedade tiverem a democracia, tal sociedade terá como princípios a igualdade e a cooperação mutua, mas se os governantes forem individualistas, esta sociedade estará destinada a cair em ruínas.

Outros materiais

Outros materiais