Buscar

Exercício Introdutório - Sist. Nervoso Central

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Anatomia Humana
Líquido cerebrospinhal
O sistema ventricular, junto com os espaços subaracnóideos craniano e espinhal, contém o líquido cerebrospinhal. Ele é produzido pelo plexo corióide, que está localizado nos ventrículos laterais, terceiro e quarto ventrículo.
A obstrução do líquido cerebrospinhal no sistema ventricular, por exemplo por um tumor ou no espaço subaracnóideo por aderências conseqüentes a um trauma craniano ou à meningite, leva ao aumento da pressão do fluído, causando aumento dos ventrículos (hidrocefalia).
Os efeitos clínicos desta patologia, são similares aqueles de um tumor cerebral e consistem de cefaléias, desequilíbrio e diminuição da capacidade mental. O aumento dos discos ópticos (edema de papila) é visto pela oftalmoscopia. A descompressão dos ventrículos dilatados é conseguida pela inserção de um desvio conectando os ventrículos à veia jugular ou ao peritônio abdominal.
Cerca de 120 a 180 ml de líquido cerebrospinal é produzido diariamente, sendo que esta quantia é substituída três vezes por dia. Pergunta-se: Por onde este líquido circula e é reabsorvido?
Para responder esta questão, o acadêmico deve freqüentar a Biblioteca da USC e buscar orientações no capítulo de Sistema Nervoso da bibliografia indicada pelo professor.
Bibliografia:
DANGELO, J. C. & FATTINI, C. A. Anatomia humana básica. 2ª edição, Atheneu. Rio de Janeiro, 2005.
R: A circulação se dá entre ventrículos através dos fôrames e no espaço subaracnóide, por todo o Sistema Nervoso, e é renovado a cada 08 horas, sendo eliminado pelo seio sagital superior.
Se as vias de drenagem do líquor forem obstruídas em algum ponto ou se não forem adequadamente absorvidas (eliminidas) pelo seio sagital, haverá o acúmulo desse líquor dentro dos ventrículos.

Outros materiais