Buscar

projeto genoma, transcriptoma e proteoma

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

projeto genoma, transcriptoma e proteoma
Clecia Nogueira 
O que é? Finalidade?
 O Projeto Genoma Humano reuniu vários cientistas de diversas nacionalidades e especialidades com o intuito de decifrar a seqüência de nucleotídeos do DNA humano, e assim desvendar os mistérios do código genético. Com isso seria possível entender principalmente as mutações, que são eventos que até hoje a ciência não encontrou uma explicação consistente.
Proteoma” e nada mais é do que um conjunto de proteínas (compostos orgânicos formados por aminoácidos mais abundantes na matéria viva da célula) que são expressas a partir do genoma. Porém, diferentemente do genoma, o proteoma muda constantemente, pois há variações nas reações do organismo aos diversos estímulos.
Enquanto o genoma de um organismo permanece relativamente estável ao longo da vida, o proteoma é extremamente dinâmico e variável. 
A análise proteômica permite saber se um gene esta sendo expresso, a concentração relativa desse produto e, por fim, as modificações que podem ocorrer nessas proteínas após a sua tradução. 
A análise proteômica pode mostrar também como esses processos metabólicos, regulatórios e de sinalização se tornam disfuncionais nos estados patológicos e como podem ser manipulados, mediante, por exemplo, a administração de medicamentos ou a terapia gênica.
Embora o Genoma e o Proteoma sejam os mais conhecidos, há também um projeto de estudo que mesmo não sendo tão grande, é de muita importância: o estudo dos transcriptomas, ou seja, conjunto de mRNAs.
A análise dos transcriptomas é um novo caminho para se chegar ao proteoma, pois, como o mRNA é sintetizado com base em uma molécula de DNA por meio da transcrição e antes da tradução, se o transcriptoma for estudado e conhecido com detalhes, conseqüentemente também seriam conhecidas as proteínas que são produzidas por ele.
POS E CONTRAS:
As vantagens desse trabalho estão no fato da identificação da cura e da causa de muitas doenças. Certas doenças poderiam ser diagnosticadas com mais rapidez, antes mesmo do aparecimento dos primeiros sintomas; auxiliaria na indústria farmacêutica, pois essas doenças teriam tratamentos mais específicos e eficazes; nas ciências agrárias, seria possível o melhoramento genético de plantas para que tenham mais resistência a certos herbicidas, por exemplo. São inúmeras as aplicações e vantagens de se conhecer a fundo o código genético humano, mas por enquanto o projeto ainda está dando seus primeiros passos.
Mas por outro lado, existem desvantagem (éticas e morais), pois o uso indevido do Projeto pode fazer com que as pessoas percam sua individualidade tornem-se vulneráveis e propícias a um descarte numa entrevista de trabalho, por exemplo, devido ao fato de que por um simples exame possa-se detectar uma má reprodução da célula e um futuro câncer, que dificultará sua admissão no emprego.
Panoramas:
 No Brasil, o Projeto Genoma está focalizado no estudo de plantas, principalmente as nativas. Esses estudos são realizados nas diversas universidades federais do país, como a USP e a UNICAMP, que já mapearam o código genético da bactéria que causa o “amarelinho” em alguns vegetais.
Referencias: 
https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=projeto%20genoma%2C%20transcriptoma%20e%20proteoma
https://www.algosobre.com.br/biologia/projeto-genoma.html
http://www.boasaude.com.br/artigos-de-saude/3629/-1/proteoma-o-proximo-passo-depois-do-projeto-genoma.html

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando