Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Passei Direto Aniversário

Quer receber 70% de desconto para assinar o PasseIA?

Questões resolvidas

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Prévia do material em texto

LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO JURÍD
	Teste
	QUESTIONÁRIO PARA ESTUDO - UNIDADE II
	
	
	
	
	
· Pergunta 2
0 em 0 pontos
	
	
	
	Com relação ao uso eficaz de contra-argumentos como estratégia utilizada no Tribunal do Júri, é correto afirmar o seguinte:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. É possível que o sujeito enunciador se sirva de um contra-argumento à sua proposta, tendo em vista ser razoável negociar com seu interlocutor imaginário de modo a buscar a adesão à sua proposta.
	
	
	
Pergunta 4
0 em 0 pontos
	
	
	
	Com relação aos valores, assinale a alternativa correta.
 
I) Na hierarquia a ser constituída no percurso argumentativo do sujeito enunciador, é prioritário o valor da pessoa, no elenco de argumentos, o valor do “outro” enquanto “pessoa” deve ser relevado sempre.
II) Não se pode prescindir do “outro”, na construção do percurso argumentativo, pois ele vai ocupar um lugar primordial em qualquer escala.
III) Nada pior para o ser humano que se perceber inexistente para aquele que a ele se dirige. Tende a reagir com a mesma indiferença.
IV) Quando o interlocutor não se sente valorizado pelo sujeito enunciador, reage contrariamente aos interesses do próprio sujeito enunciador.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. Todas são corretas.
	
	
	
· Pergunta 5
0 em 0 pontos
	
	
	
	Com relação aos valores, assinale a alternativa correta.
 
I) Não é possível se definir uma hierarquia perfeita e ideal válida para todos os tempos e todos os lugares. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. Apenas I.
	
	
	
· Pergunta 6
0 em 0 pontos
	
	
	
	Com relação à marca que caracteriza todo texto argumentativo, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. A conquista da adesão do interlocutor é imprescindível para o texto argumentativo jurídico, assim como é para todos os gêneros discursivos.
	
	
	
· Pergunta 9
0 em 0 pontos
	
	
	
	Considere as assertivas a seguir e assinale a alternativa que contenha apenas as assertivas que são corretas.
 
I) Quando da própria elaboração do texto, seja ele escrito ou oral, o sujeito enunciador já começa a trabalhar os ajustes para conquistar seu interlocutor e, finalmente, obter adesão à tese que defende. Este processo se estende ao longo de todo percurso, incluindo o fechamento do texto.
III) O ato de persuadir precisa trabalhar na direção de fazer o interlocutor desistir da posição assumida anteriormente para aderir à tese que o sujeito enunciador lhe apresenta, o que muito lhe exige devido à complexidade que se apresenta em função de conflitos ideológicos.
IV) O ato de dissuadir, no entanto, revela-se o mais complexo, porque, ao desistir do posicionamento anterior, o interlocutor põe em cheque seus valores ideológicos, conflita com suas formações imaginárias, o que torna muito complexo que venha a aderir à proposta do sujeito enunciador.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. Apenas I, III e IV.
	
	
	
	
LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO JURÍD
	Teste
	QUESTIONÁRIO PARA ESTUDO - UNIDADE II
· Pergunta 1
0 em 0 pontos
	
	
	
	Assinale a alternativa que der a melhor explicação da interação entre sujeito e interlocutor na elaboração do texto.
III) No momento do planejamento, da organização do texto, sujeito enunciador interage com o interlocutor a partir das formações imaginárias e, se necessário, escolhe mecanismos para esclarecer os interlocutores sobre aspectos de difícil compreensão.
IV) No momento do planejamento, da organização do texto, o sujeito enunciador interage com o interlocutor pelo imaginário e, desse modo, encontra mecanismos para refutar possíveis contra-argumentos à tese que defende, pode até mesmo escolher mecanismos que podem ser necessários quanto ao uso de vocabulário específico. 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. Apenas III e IV.
	
	
	
· Pergunta 3
0 em 0 pontos
	
	
	
	Com relação aos atos de convencer, persuadir e dissuadir, assinale a alternativa que apresente coerência com os aspectos teóricos trabalhados.
 
I) Os três atos não se caracterizam por atuarem na direção dos valores constitutivos das formações imaginárias dos interlocutores endereçados.
II) Caracterizam-se por atuarem, tão somente, na direção dos valores constitutivos apenas das formações imaginárias do sujeito enunciador.
III) Caracterizam-se por atuar, tão somente, na direção dos valores constitutivos apenas da memória dos interlocutores endereçados.
IV) Caracterizam-se por atuarem na direção dos valores constitutivos das formações imaginárias e da memória apenas do sujeito enunciador.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. Todas as assertivas são incoerentes com a teoria.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
· Pergunta 7
0 em 0 pontos
	
	
	
	Considerando-se a necessidade de o sujeito enunciador ter de se ajustar à audiência de interlocutores jurados na réplica sobre um crime passional cometido com requintes de crueldade, o sujeito enunciador/promotor deve observar:
 
I) O conhecimento que os interlocutores jurados detêm sobre o caso até o momento da réplica pode não ser suficiente para levá-los a aderir à tese da condenação. O sujeito enunciador/promotor deve preparar os interlocutores/jurados para não apenas condenar, mas, sobretudo, para não absolver.
IV) O conhecimento que os interlocutores/jurados detêm sobre o caso até o momento da réplica pode ser suficiente para levá-los a aderir à tese da condenação. Contudo, na réplica, o sujeito/enunciador/promotor precisa antecipar possíveis movimentos da defesa para que os interlocutores/jurados não venham a cair na sedução da tréplica.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. Apenas a I e a IV são corretas.
	
	
	
	
	
	
	
	
· Pergunta 10
0 em 0 pontos
	
	
	
	Quanto às informações verossímeis, à legitimidade e à transparência das informações para garantia da credibilidade do texto que é objetivo do sujeito enunciador, podemos afirmar que: 
IV) Em uma enunciação formal, como em uma palestra, por exemplo, é preciso que se garanta a harmonia entre sujeito e interlocutores. Deve-se avaliar, ainda, os mecanismos de manutenção de harmonia entre sujeito e interlocutores para que se preserve a urbanidade entre as partes que ocupam aquele lugar de enunciação.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. Apenas IV.

Mais conteúdos dessa disciplina