Buscar

O PODER DE POLÍCIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
 O PODER DE POLÍCIA
I – CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES:
II – ETIMOLOGIA DA PALAVRA POLÍCIA:
Termo grego politéia – polis – cidade
 Politeia –ação ou arte pela qual se ordenavam os atos dentro da cidade, no sentido de manter a ordem e a segurança. Administração da cidade.
2. Funções da Politeia: 
Política que é a arte de bem administrar e de bem dirigir os interesses da coletividade e do bem comum. Função administrativa
Polícia- Que é a função fiscalizadora de fazer com que, cada cidadão fosse respeitado em seu campo de ação.
 Polícia em sentido amplo, no sentido de função que o Estado tem de vigiar a conduta de todos para a manutenção da ordem em qualquer setor.
III – CONCEITO DE PODER DE POLÍCIA: É aquele poder que o Estado tem de, dentro dos limites necessários e,previamente estabelecidos em lei,
*
*
*
Investigar ou fiscalizar a conduta individual. É um poder de coerção direta.
IV – ELEMENTOS COMPONENTES DO PODER DE POLÍCIA:
1. Elemento de natureza subjetiva: A polícia provém do estado. Não se pode conceber, em momento algum, o Estado sem a função de polícia.
2. Elemento Teleológico ou Finalístico: É aquele que diz respeito ao fim, à meta, ao objetivo a ser atingido em algum fato estudado. O objetivo da polícia é manter a ordem e a segurança de qualquer setor social.
3. Elemento Objetivo: É a limitação da liberdade de cada um.
V- A atividade policial é aquela exercida pelo estado para assegurar a ordem pública através da limitação da liberdade coletiva ou da liberdade individual.
VI – O poder de polícia é discricionário, isto é, o Estado é livre para exercer o poder de polícia dentro dos limites da lei. A lei estabelece os limites e,d entro daqueles parâmetros, o Estado pode fazer tudo o que for necessário para manter a ordem. Quando o estado extrapola seus limites de legalidade e começa extrapolar os limites legais ele torná-se arbitrário.
O ato discricionário é sempre legal e legítimo
O ato arbitrário é sempre ilegal e ilegítimo.
*
*
*
VII – TIPOS DE PODER DE POLÍCIA:
Preventiva ou Administrativa: É aquele poder de policial que atua no sentido de evitar a ocorrência do delito.. É um ato, puramente, administrativo.
Repressiva ou Judiciária: É aquela polícia que tenta restaurar, por meio de atos processuais, o equilíbrio social abalado pelo crime.
VIII – PRINCÍPIOS QUE REGEM O PODER DE POLÍCIA:
Indisponibilidade
Segredo
Verdade Real ou Material
Da Prevalência da Parte
IX – SISTEMA QUE REGE O PODER DE POLÍCIA:
 o Sistema Inquisitorial porque não tem a função de garantir a plenitude de defesa e exerce a coerção direta como auxiliar da justiça.
X – A Cadeira de Direito Processual Penal se interessa no estudo da polícia repressiva ou judiciária que é aquela que vai atuar com o objetivo de apurar a infração penal cometida

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais