Buscar

Aula 01 Direito Penal 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 01- Direito Penal 4
No dia 05 de maio do corrente ano, Jonas B. e Abelardo F, policiais civis, flagraram Lucas M., Marciano L., vulgo Martelão e sua companheira Neide S., mantendo em depósito, de forma livre e consciente, cerca de 35 (trinta e cinco) quilos de cocaína, sem autorização legal ou regulamentar, com vistas à posterior comercialização da citada droga.
Jonas B. e Abelardo F valendo-se da condição de policiais civis, e sempre atuando em comunhão de desígnios, exigiram, para si, vantagem indevida consistente no recebimento da quantia aproximada de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais), em troca da liberdade dos integrantes do grupo criminoso. Para tanto, os policiais civis deixariam de cumprir seu dever de ofício, qual seja, não dariam voz de prisão em flagrante aos agentes.
Sendo certo que os agentes receberam parte da quantia em bens móveis (veículo automotor) e a outra em dinheiro, com base nos estudos realizados sobre os crimes contra a Administração Pública, responda de forma objetiva e fundamentada:
Qual a correta tipificação da conduta de Jonas B. e Abelardo F. ?
Incorrem no crime de concussão, previsto no artigo 316 do CP, pois os policiais exigiram vantagem indevida em razão de sua função, pois os policiais tinham a legitimidade em prender ou soltar os agentes. O crime se consumou na exigência da vantagem indevida.
O recebimento da vantagem indevida é requisito para a consumação do delito?
Não, por se tratar de crime formal, a mera exigência da vantagem indevida já tipifica o crime, resultando o recebimento em mero exaurimento do crime.
c.     Diferencie os delitos de concussão e corrupção passiva.
 
 A diferença fundamental e que na concussão o verbo típico é exigir, enquanto na corrupção passiva o verbo é solicitar. Portanto a diferença entre esses dois crimes está na sua intensidade.
Com base nas informações do caso narrado, assinale a afirmativa correta:
Lucas, funcionário público do tribunal de justiça, e Laura, sua noiva, estudante de direito, resolveram subtrair notbooks de ultima geração.... 
Laura e Lucas devem responder pelo delito de peculato-furto praticado em concurso de agentes.

Continue navegando